Transformar loja virtual em loja física é o sonho de muitos empreendedores que começaram os seus negócios somente na internet. Mas como fazer isso? Neste texto vamos te dar dicas para fazer essa remodelagem em seu negócio. Confira!
Você vai ler:
- Algumas formas de vender online
- Porque transformar loja virtual em loja física
- Integrando a loja virtual com a loja física
- Escolha um ponto estratégico
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⇒ Como montar uma loja de roupas: 5 dicas!
⇒ As melhores dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro
1. Algumas formas de vender online
Quem tem uma loja e está pensando em transformar loja virtual em loja física, possivelmente já conhece algumas das formas de vender online. Mas se você ainda não vende online, vamos lembrar algumas formas de fazer isso. Confira!
A) E-commerces Próprios
Em 1988, a internet chega ao Brasil. Mas, demorou muitos anos para chegar aos moldes que é atualmente. Mais tempo demorou ainda para chegarmos aos e-commerces, que são os sites em que se é possível realizar todo o processo de compra. Um e-commerce próprio é o site oficial da empresa em que se pode realizar todo o processo de compra de produtos.
Alguns empreendedores não têm um e-commerce propriamente estruturado, mas usam as redes sociais e outros sites para vender online. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas outras opções.
B) Facebook
Hoje é possível iniciar o processo de venda até pelas redes sociais. O facebook por exemplo possui um marketplace. Com esse recurso os usuários podem postar os seus produtos e serviços e alcançar diversas pessoas, sem precisar tê-las como amigas na rede social.
No Brasil ainda não é possível realizar o pagamento diretamente pelo marketplace do facebook. Normalmente o vendedor e o comprador combinam uma forma de pagamento e de entrega do produto.
Não é necessário ter uma empresa, qualquer pessoa pode anunciar. Mas para quem tem uma empresa e tem uma página, é possível montar uma loja virtual diretamente no facebook, mas também ainda não há a opção de pagamento pela plataforma.
C) Instagram
O instagram é uma importante ferramenta de marketing digital. Dependendo do seu negócio, podemos dizer que é essencial ter uma conta nessa rede social, principalmente para quem tem negócios de moda. Muitos empreendedores vendem no instagram, sem precisar de ter e-commerce.
Outra funcionalidade importante que o instagram tem é o botão “comprar agora”. Com esse botão é possível acrescentar mais informações sobre os produtos e direcionar o usuário ao seu site. Também ainda não é possível realizar toda a transação final de compra pelo instagram.
D) OLX e Mercado Livre
Além das redes sociais e dos sites próprios das empresas é possível vender em outros sites de terceiros que possuem marketplace. Atualmente o OLX e o Mercado Livre estão entre os mais conhecidos no Brasil.
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OLX
O OLX é um site bem popular no Brasil usado para vender e comprar os mais diversos produtos e serviços. Apesar do foco inicial da plataforma ser em produtos usados, é possível inserir itens na categoria de produtos novos. Também não é necessário ter uma empresa para anunciar produtos ou montar uma loja na OLX. A partir de 5 itens já é possível ter uma loja no site. Mas, assim como nos outros exemplos, não é possível realizar toda a transação de compra pela plataforma.
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Mercado Livre
O mercado livre é o site de e-commerce mais acessado do Brasil. Fundado em 1999, hoje a plataforma está presente em 18 países. Diferentemente das outras opções citadas, no Mercado Livre é possível realizar toda a transação de compra no site, incluindo o pagamento e o recebimento dos produtos em casa. O site também é destinado tanto para empresas quanto para pessoas comuns.
2. Por que transformar loja virtual em loja física?
Agora que já relembramos algumas formas de vender online, vamos falar de alguns motivos que mostram o porquê é importante ter uma loja física ou porquê de transformar loja virtual em loja física.
Com a chegada da internet e as opções de vender por ela, alguns empreendedores pensam que é dispensável ter uma loja física. Mas, já parou para pensar quantas pessoas irão passar na porta da sua loja se você tem um estabelecimento comercial localizado em um ponto estratégico?
Além disso, não são todos os consumidores que tem preferência por comprar na internet. Os motivos são diversos. Abaixo vamos citar alguns deles:
A) Alto custo do frete
Pagar frete é um dos empecilhos que alguns consumidores encontram no momento de fazer as suas compras na internet. Dependendo da localização do fornecedor que o consumidor for adquirir os seus produtos, o frete pode encarecer bastante a compra. Além disso, o peso do produto pode influenciar também o preço do frete.
Segundo uma pesquisa divulgada pela EBC, 49% das pessoas que participaram da pesquisa, disseram que consideram o frete como algo negativo na hora das compras. Por esse motivo pode ser uma boa alternativa transformar loja virtual em loja física.
B) Medo de fraudes
O medo de cair em fraudes na internet é um dos motivos que faz com que os consumidores deixem de comprar na internet.
Um dos principais medos dos clientes é ter os dados bancários ou de cartões de crédito roubados. Para eliminar esse problema, alguns optam por fazer boletos.
Vale lembrar que o público mais receoso em fazer compras na internet ainda são os mais velhos, pois eles são também os menos conectados. Então, se o seu público tem uma faixa etária mais avançada, possivelmente você terá problemas para vender na internet.
C) Impossibilidade de ver o produto
Você já passou pela situação de comprar pela internet e receber um produto bem diferente do que você imaginava?
Essa situação é mais comum do que você imagina. Segundo a mesma pesquisa divulgada pela EBC, 39% dos entrevistados que compram na internet sentem falta de poder tocar ou sentir o cheiro daquilo que estão comprando.
Apesar disso, se você já tem uma loja virtual e ela lhe traz lucros, não recomendamos que você deixe de tê-la repentinamente. A nossa recomendação é integra-la com uma loja física. Leia o próximo tópico, que falaremos um pouco mais sobre isso.
3. Integrando a loja virtual com a loja física
Antes de você tomar os passos iniciais para transformar loja virtual em loja física recomendamos que você não exclua a sua plataforma de vendas da internet.
Mas, por que não fazer essa mudança de forma abrupta?
Dependendo do seu modelo de negócio, a sua loja física precisará de alguns meses para se estabelecer, ficar conhecida entre o público e consequentemente gerar um faturamento maior. A melhor opção é integrar o online e o off-line, ou seja, a loja virtual e a loja física.
Ter uma loja virtual integrada com a loja física ajuda a fomentar ainda mais o seu negócio. Ter uma loja física como por exemplo, Maganize Luiza, O Boticário, Casas Bahia e outras grandes marcas, ajuda a dar mais credibilidade para a sua loja virtual.
Por isso, a nossa recomendação de integrar as duas formas de vendas antes de transformar loja virtual em loja física. A seguir vamos te dar as principais dicas para fazer essa integração:
A) Integrando (ou montando) um estoque
Vamos supor que você possui uma pequena empresa e ainda não trabalha com softwares avançados para gerir o seu estoque. Usando uma planilha de excel é possível fazer um controle de estoque da sua loja virtual e da sua loja física.
A verdade é que muitos empreendedores que só fazem vendas online não tem uma planilha ou qualquer controle de estoque. Se você se enquadra nesse hábito e quer transformar loja virtual em loja física terá que começar a fazer um controle de estoque. Acompanhe os passos abaixo:
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Como montar o meu primeiro estoque para a loja física?
A melhor forma de começar a montar um estoque é trabalhando com estoque mínimo, já que você não sabe ainda como serão as suas vendas. O cálculo do estoque mínimo funciona da seguinte forma:
Se você tem uma blusa que vende cerca de 5 peças por dia e o tempo de entrega depois do pedido ao fornecedor são 7 dias, o cálculo é o seguinte: 5×7 = 35. Isso significa que você deverá ter 35 blusas para manter o estoque mínimo.
Mas se você ainda não tem uma loja física, possivelmente vai ser difícil imaginar o número de vendas diário. Uma boa alternativa para você conseguir fazer este cálculo é pesquisando entre lojas do mesmo segmento e que fiquem próximas as suas.
Registre todas as compras que você fizer e todas as vendas em uma planilha.
B) Calculando os preços
Para integrar ou transformar loja virtual em loja física você precisa ficar atento a precificação dos produtos. Você já deve ter observado que os preços praticados em lojas virtuais são diferentes dos preços de lojas físicas.
Mas, porque isso acontece?
Primeiramente, vamos lembrar como calcular os preços de produtos para revenda.
Acompanhe o infográfico abaixo:
Como você percebeu, para precificar os produtos é necessário levar em consideração as despesas, lucro e custos. Possivelmente ao colocar essa conta no papel, você verá que o resultado será diferente se você for vender online e se você for ter uma loja física, por esse motivo o valor final repassado ao consumidor também muda.
C) Organização de espaço
Quem já tem uma loja virtual sabe o quanto é importante boas fotos para vender mais. Ao transformar loja virtual em loja física você precisa ter esse mesmo cuidado estético.
Com uma loja física, a sua preocupação será com vitrines, mobiliário, disposição das peças, dentre outros.
Leia algumas dicas para organizar bem o seu espaço:
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Lugar de estoque é no estoque!
Algumas lojas insistem em manter os seus estoques a vista do consumidor, mantendo um amontoado de produtos desorganizados juntos ao espaço de circulação. Isso não é nada positivo!
Deixe a vista somente as peças que estão organizadas em araras, cabides, prateleiras e outras forma de exposição. Além de contribuir para uma aparência de desorganização, deixar o estoque no espaço da loja atrapalha a circulação. Por isso, reserve uma sala interna para guardar os produtos do estoque.
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Vitrine com as principais tendências
Ao montar uma vitrine, alguns empreendedores tendem a colocar as peças que estão encalhadas no estoque. Mas isso pode ser um erro!
A vitrine é como se fosse uma pequena amostra do que o consumidor vai encontrar em sua loja. Se você coloca produtos de verão na vitrine, sendo que a estação da época é inverno, pode ser que os consumidores passem direto e não entrem no seu estabelecimento. Pense sempre em atender a necessidade dos seus clientes.
Ao organizar a vitrine, além de colocar os produtos que estão sendo mais buscados, é importante que você preze por uma harmonia. Se você tem uma loja de roupas, combine as cores dos looks que você irá colocar, escolhendo uma paleta de cores única.
Clique aqui e leia mais sobre a influência das cores na hora das vendas
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Ofereça um ambiente agradável
Ao transformar loja virtual em loja física é importante oferecer um espaço aconchegante aos seus clientes. Você pode estar pensando que pode ser que oferecer um espaço agradável aumente os seus gastos no final do mês, mas é possível oferecer um ambiente interessante sem gastar muito. Confira algumas alternativas:
– Papel de parede: Uma boa alternativa para deixar a parede da sua loja com a sua cara é colocar um papel de parede com as cores da sua marca. Você pode simular texturas, dar sensação de profundidade, passar uma mensagem e muito mais.
Mas lembre-se de escolher um papel de parede que seja agradável aos olhos, se você coloca cores muito contrastantes ou fortes pode incomodar os seus clientes, fazendo com que eles fiquem menos tempo em sua loja. Escolha algo que se pareça com a sua marca e cause uma boa sensação.
– Puffs: Já pensou que aconchegante ter alguns puffs em sua loja? É uma boa forma de deixar os clientes confortáveis e ainda direcionar quem está esperando atendimento.
Além disso, o custo de um puff é bem baixo. Organize-os em locais estratégicos para que seus clientes se acomodem.
– Temperatura ambiente: Para manter o ambiente agradável é necessário preocupar-se também com a temperatura da sua loja. Nos dias mais quentes, mantenha sempre o ar condicionado ligado em uma temperatura ambiente. Nada de deixar o ar condicionado muito gelado também, isso poderá afastar os clientes. Segundo a Anvisa, a temperatura ambiente ideal é entre 23ºc e 26ºc.
– Trilha sonora: Uma boa música pode ser um ótimo atrativo para animar as compras. Mas, a música não pode atrapalhar o funcionamento da sua loja. Por isso, deixe em um volume mais baixo, de forma que soe como um som de fundo.
Mas, qual estilo musical escolher?
Isso vai depender muito do seu público. Se os seus clientes são mais jovens, a playlist pode ser mais jovial, por exemplo. Escolha de acordo com o perfil de clientes.
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Placas de sinalização
Engana-se quem pensa que a única placa de sinalização é a da fachada da loja. É preciso ficar atento às etiquetas de preço, placas de sinalização interna, dentre outros.
Para essas placas de sinalização, você precisa lembrar-se de manter uma única identidade visual. Se você já tinha a logo da sua loja virtual, siga uma identidade visual semelhante para criar as demais placas. Tudo deve estar alinhado com as placas de sinalização: cartão de visita, sacolas e peças gráficas em geral, inclusive as que serão usadas na internet.
4. Escolha um ponto estratégico
Agora que você já sabe algumas dicas para transformar loja virtual em loja física, vamos partir para um item muito importante: localização.
Para quem vende na internet e está habituado a fazer entregas pelos correios ou transportadoras, a localização entre loja e consumidor não era um fator limitante, mas era necessário contar com o custo do frete. Para quem faz entregas pessoalmente, a localização é importante e para quem tem loja física, ainda mais.
Ao escolher a localização da sua loja você precisa atentar-se aos hábitos dos seus clientes. Se você já vende online, possivelmente já consegue identificar alguns costumes das pessoas que consomem seus produtos. Avaliei os locais que essas pessoas frequentam, se elas compram em locais distantes ou próximos de suas residências… Etc.
Escolha um local que te ofereça visibilidade e facilidade.
Os centros comerciais, além de apresentar essas duas características, são seguros, possuem planos de locação personalizada e ainda trabalham com o serviço de assessoria, dando a você a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre diversos assuntos! Além disso, os centros comerciais fizeram previamente estudos de viabilidade da localização e normalmente já possuem a expertise para escolher bons locais, isso irá te poupar trabalho e você terá mais chance de ser assertivo em sua escolha.
Gostou das dicas?
Se você ficou com dúvidas sobre como transformar loja virtual em loja física, deixe um comentário.
Postado em 1 de julho de 2019 | Atualizado em 31 de julho de 2019
1 comentário
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Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar mais,
volto mais vezes.