Você olha para o lado e vê que o companheiro de trabalho vendeu praticamente o dobro este mês. O que há de errado? Será que é um dom saber vender? Ou é algo que se pode aprender? Não desanime, é possível incrementar essa habilidade. Todo mundo pode aprender a ser um vendedor de sucesso. Confira alguns princípios que podem ajudar:
Seja um vendedor de sucesso: domine as técnicas de vendas
Em todas as épocas do ano, seja em qual data comemorativa for, é preciso dominar as técnicas de vendas. Você já deve ter lido aqui em nosso site algumas dicas de como ser um bom vendedor, principalmente nos últimos tempos em que o mercado tem passado por uma crise e para continuar tendo sucesso é necessário se destacar.
Crie um laço com o cliente
Vender bem não é só ter persuasão e insistência. Aliás, até para estas duas circunstâncias é preciso ter jogo de cintura e saber como dominar bem cada situação.
Antes de tudo, é importante ter paciência e dedicação pois nunca se sabe quem entrará na loja, qual o humor do cliente, seu comportamento, quais desafios ele tem passado e as batalhas que tem travado consigo mesmo. Caso ele não demonstre muito interesse, insistir nem sempre é uma boa opção. Pelo contrário, você pode simplesmente tentar entender as necessidades dele e como seu produto pode ser útil.
O tratamento pessoal é a melhor forma de se aproximar. Pergunte o nome e encontre algo em comum entre vocês. Faça uma análise rápida do que ele está usando, seus acessórios. Assim você não vai errar ao sugerir uma roupa ou cor que não lhe agrada.
Bajulação e ser atencioso são coisas bem diferentes! Querer se mostrar íntimo demais do cliente em um primeiro contato pode prejudicar a venda, melhor dizendo, apelidos, diminutivos de nome ou características podem ser deixados de lado.
Passe segurança para o consumidor, assim ele dará credibilidade a sua loja e vai confiar em suas sugestões. Mostre a ele as tendências em seu segmento, mas também compreenda as preferências dele.
Apresente e valorize seu produto
A melhor forma de construir uma clientela fixa é pela qualidade do produto. Se o consumidor notar que a mercadoria oferecida em sua loja é diferenciada, ele vai sempre recordar sua marca, seja pela durabilidade, atendimento ou referência dos produtos.
Assim é bem mais simples ser reconhecido em seu segmento e fortalecer sua empresa. Depois disso, você pode observar que ele vai retornar a sua loja para comprar outros itens independentemente do valor.
Por isso, estude o que você está vendendo. Esse acessório ou roupa se diferenciam das outras por qual motivo? Se o vendedor não valoriza o produto com eficácia, mostrando o que ele tem de diferente, pode soar falso. É preciso ter conteúdo na fase de convencimento do cliente.
Seja honesto e aprenda com os seus erros e acertos
Aquele famoso ditado de que “cliente sempre tem razão”, algumas vezes pode ser verdade. Por isso é necessário entender todas as colocações do seu público e caso sejam consistentes e verídicas, busque solucionar. Seja através de uma troca, de novos modelos, cores, estrutura da loja, etc.
A maioria dos clientes são espertos o suficiente para saber quando alguém está sendo honesto com ele. Isso é valorizado e traz confiança. Não exagere nas qualidades de um produto se isso não é verdade. Se o cliente perguntar algo, tenha certeza do que vai dizer. Se for preciso pergunte a outro vendedor ou ao gerente. Em outras palavras, passe informações relevantes.
Tenha em mente que aprender a ser um vendedor de sucesso, é um processo contínuo, pois os grandes vendedores são estudantes de comportamentos. Veja o que funciona e o que não funciona com cada perfil de cliente. Trate cada um como uma oportunidade de aprender e busque maneiras de melhorar.
Seja flexível e ágil
Grandes vendedores conseguem identificar a personalidade dos clientes e fazer ajustes na técnica de vendas com base em suas percepções. E esta é a grande sacada: mudar a estratégia conforme o perfil da pessoa que está sendo atendida naquele momento.
Se você espera montar um script de vendas e segui-lo à risca todas as vezes que alguém entrar em sua loja, você está indo pelo caminho errado. É preciso inovação e criatividade, mostrar que ele é único e que você deseja atendê-lo da melhor maneira. Clientes introvertidos vão precisar de uma abordagem de venda diferente daqueles que são mais extrovertidos.
Tome nota de como os vários tipos de pessoas reagem de forma diferente às suas abordagens e faça adaptações.
Não importa o quanto você quiser fechar uma venda, não se aproxime com muita sede ao pote. Lembre-se de sorrir e ser simpático acima de tudo. A experiência do cliente deve ser a melhor possível e isso vai fazer com que ele volte e te procure.
Confie nos diferenciais da sua marca
A falta de confiança pode ser um fator determinante na baixa das vendas. Você pode ter produtos ótimos, mas se não acreditar neles e no potencial de sua marca, você com certeza vai transmitir isso ao público de alguma forma. É aquela velha história: “se você não acredita em você mesmo, quem vai acreditar”?
Acredite em si mesmo e demonstre o quanto é bom no que faz, isso vale para todas as profissões. Portanto, mesmo que você tenha enfrentado alguns obstáculos nesta venda, não é o fim! Acredite no que diz e que você é capaz de criar uma percepção positiva do cliente sobre aquele produto.
Se identificar com o produto que está vendendo ou ao menos saber como ele funciona pode te ajudar a driblar as dificuldades e mostrar ao cliente como o seu produto tem sido essencial na vida de outras pessoas.
Existem várias técnicas e maneiras para aperfeiçoar a profissão e se tornar um vendedor de sucesso. Pratique diariamente essas dicas e certamente vai conseguir aumentar seu lucro.
E você, como lida com as suas habilidades de vendas? Tem alguma outra dica para adicionar? Conte para gente e fique de olho no blog!