Antes de escolher qual o segmento da sua loja, é preciso saber que um dos públicos em que podem ser vendidas muitas opções de mercadoria, é o público feminino. As mulheres compram muito e compram de tudo, pois são as principais responsáveis por comprar para os cônjuges e filhos, além de definirem o que será comprado para a casa. Vale ressaltar, que as consumidoras estão cada vez mais exigentes.
Qual o segmento ideal para minha loja?
Hoje, elas não querem apenas produtos, elas buscam qualidade, valor agregado, itens-tendência, além da possibilidade de comprar sonhos. Isso significa que as empresas, grandes ou pequenas, não devem se perguntar somente sobre o que as mulheres querem, mas também sobre o que elas pensam, sentem e precisam. Se você já decidiu que vai comercializar produtos para mulheres, mas ainda não sabe o que vender, veja as opções promissoras que preparamos para você!
Loja de Moda
No topo da lista estão as roupas. Toda mulher gosta de comprar calças, shorts, blusas e vestidos para o dia a dia e, o bacana desse tipo de negócio, é que ele sempre é movimentado, afinal, a moda é dinâmica e a cada temporada surgem novas tendências. Dentro do mercado da moda, surgem alguns outros setores:
Moda infantil
O setor de venda de roupas infantis exige muita determinação e perspicácia para conseguir se destacar. A concorrência é muito grande e, por isso, é bom sempre apresentar novidades, estar atento ao que querem os clientes e, se possível, investir em uma segmentação de mercado. Se a sua cidade é fria, não adianta colocar tantas roupinhas de calor nas vitrines. Conheça seus clientes e quais as demandas na sua área de atuação. Tente descobrir o que vende mais e o que vende menos de acordo com a época do ano. Isso vai ajudar muito a montar seu estoque. Por outro lado, é importante ter uma certa variedade de produtos, mesmo que não estejam em destaque. Os clientes precisam saber que ao ir na loja vão encontrar o que querem, sempre.
Moda feminina
Se você tem uma loja de roupas femininas, apostou em um mercado altamente lucrativo e em constante crescimento! Afinal, que mulher não gosta de comprar roupas ou de ganhá-las como presente? Exatamente por isso, ao escolher qual o segmento, percebe-se que esse faz sucesso com variados públicos, destaque para as mulheres, que estão sempre em busca das novidades do mundo da moda! Contudo, exatamente por ser um mercado tão promissor, a concorrência acaba sendo bem acirrada, não é mesmo? E como em qualquer mercado com grande competição é preciso se diferenciar! Para isso, delimite seu público e conheça mais sobre ele. Para isso, pesquise sobre a preferência dos modelos e tecidos, o estilo que é a preferência da maioria dos clientes e o que mais agrega valor para seus consumidores.
Moda Masculina
Enquanto em um passado bem próximo os homens não davam muita bola para isso, hoje em dia já notamos uma preocupação muito maior com a criação de um estilo próprio e uma atenção para o visual. Mas ao mesmo tempo em que esse cliente está mais aberto a esse mercado, ele também tem muito mais facilidade de fazer comparações ou optar pela concorrência. Por isso, mostre a ele os diferentes estilos de sua loja e como ela pode contribuir para montar o look dele. É preciso desmistificar a ideia de que o homem não deve comprar suas peças e pensar em seu visual.
Moda Festa
Este segmento é pra lá de específico, ótimo para quem busca se destacar no mercado! A Moda Festa tem sido cada vez mais procurada pelo público, justamente porque nos últimos anos era considerada mercadorias de valor inacessível e hoje é possível comprar com preços mais baixos. Com isso, fornecedores começaram a adaptar as marcas e modelagens a fim de baratear os valores, o que ficou mais fácil para que os lojistas conseguissem fidelizar a clientela deste meio.
Plus Size
Com a tendência do mercado de atuar cada vez mais em nichos específicos, voltados para necessidades de determinados clientes, muitos empreendedores se voltam para mercados mais fechados. Isto na área de moda funciona muito bem. E um dos nichos que tem se destacado cada vez mais neste setor é o de moda plus size.
Há uma forte demanda de roupas para pessoas que usam tamanhos grandes. Em parte, pelo aumento da parcela da população com sobrepeso, mas também pela redução do preconceito. Pessoas acima do peso podem sim estar bem-vestidas e elegantes. Vale lembrar que entrar nesse nicho exige um estudo da matéria-prima como tecidos que não fazem volume ou marquem muito o corpo.
Maquiagens e cosméticos
Se você pensa em investir em produtos responsáveis por aumentar a autoestima das mulheres e ajudá-las a ficarem ainda mais lindas, a maquiagem é um tiro certo para o sucesso. Porém, para isso é preciso prestar atenção em detalhes fundamentais para uma correta comercialização dos produtos. Para isso, busque informações, visite lojas de cosméticos, conheça os principais fornecedores e também, faça uma pesquisa informal com algumas mulheres para saber detalhes importantes, como por exemplo, qual marca elas gostam mais.
Acessórios
Bolsas, bijuterias, óculos, cintos, na escolha de qual o segmento, este você pode ousar cada vez mais. As joias e bijuterias fazem parte do imaginário feminino, pois são acessórios que complementam os looks e ressaltam a beleza da mulher. Diante disso, uma boa alternativa para abrir uma loja voltada para elas é se concentrar nas joias, semi-joias ou bijuterias. Em todos esses casos, é importante pensar na beleza e qualidade dos produtos, além das embalagens, garantia das peças, mostruários e expositores, bem como, na adequação ao perfil do público-alvo. Não adianta oferecer joias caras e sofisticadas, se o público que você deseja atingir é mais popular.
Moda Praia
Em um país tropical como o Brasil, esta é uma categoria que nunca sai de moda! Basta ver o tamanho da costa brasileira e o marketing que existe mundo afora sobre os nossos biquínis. A moda praia do nosso país é muito exportada e essa seria uma ótima chance para aqueles que querem investir em comércio exterior. Aposte em modelos diferenciados para adultos e crianças, estampados, lisos, com franja, drapeados, maiôs decotados, diferentes modelos de sungas e calções, enfim. Quanto mais opções você tiver, mais chances têm de conseguir abarcar um maior número de clientes.
Moda Íntima
Cada vez mais as mulheres procuram aliar beleza e conforto. Além disso, desejam se sentir lindas, de bem com o espelho e com a autoestima lá em cima. As lingeries ajudam as mulheres a se sentirem poderosas, além de se configurarem como uma maneira de apimentar a relação. Por essas e outras, outro nicho promissor é o mercado de moda íntima. Pode parecer que já existem muitas lojas de lingerie por aí, mas esse é um dos setores em que se pode explorar ao máximo. Há uma infinidade de oportunidades, como lojas especializadas em roupas íntimas para adolescentes, em peças sensuais — que não são mais exclusividade de sex shops — e até mesmo em moda para terceira idade. O importante é identificar o melhor nicho para atuar.
Moda Fitness
Academias aparecem em todas as esquinas do país e, com isso, alavancam a moda fitness. A vantagem desse negócio é que, além de roupas de malhar, existem os acessórios que podem complementar as vendas, tais como tênis, meias, luvas, joelheiras, garrafas de água, entre outros. O segredo é aliar estética à praticidade e ao conforto.
O interesse em cuidar do corpo tem levado muitas mulheres para as academias e elas também querem ficar belas e estilosas na hora de malhar. Sendo assim, no momento de pensar qual o segmento mais viável, vale abrir uma loja voltada para a Moda Fitness. As clientes vão adorar!
Calçados
Sapatos são verdadeiras paixões femininas. Toda mulher adora a sensação de que a quantidade que ela já tem no armário nunca é suficiente. Assim como as roupas, os sapatos ocupam a preferência de boa parte das mulheres, portanto é uma ótima ideia abrir uma loja que venda esses itens. Principalmente se você decidir acompanhar os modelos da moda, como as rasteirinhas, sapatilhas e muitos outros.
Decoração
Por falar em artigos para casa, as mulheres adoram comprar itens de decoração, são quadrinhos para a parede, adesivos, vasos decorativos, canecas, aromatizantes e muitos outros. Além disso, nos centros comerciais é muito raro encontrar lojas deste segmento, diminuindo as chances de concorrência e trazendo mais visibilidade para a sua loja. Invista!
Prestação de serviços
Nesta questão de qual o segmento pode se dar melhor entre as mulheres, estão presentes também os salões de estética, costureiras, lanchonetes, estamparia, gráficas e outros serviços que podem ser realizados a qualquer momento para o cliente. Quem busca abrir o seu negócio com estas especificações pode se destacar muito mais! Isso porque, os consumidores costumam frequentar os centros comerciais na expectativa de encontrar um atendimento imediato.
Manutenção e acessório de celulares
Os acessórios de celulares e lojas especializadas em conserto dos aparelhos também tem ganhado cada vez mais espaço. Isso porque, é possível encontrar capinhas, películas, fones, carregadores, consertar telas ou até serviços mais simples voltados aos celulares. Além disso, o mercado de smartphones tem se destacado sempre mais, oferecendo mais inovação ao cliente.
E aí, qual o segmento que mais te atraiu? Compartilhe suas opiniões conosco e continue acompanhando as novidades do nosso blog!