Conhecer o público-alvo da loja é um fator determinante para que o seu negócio seja um sucesso de vendas.O público-alvo é determinado por um grupo específico de pessoas que se interessariam pelo seu produto ou serviço por alguma razão.
É conhecendo os seus consumidores que você consegue criar estratégias de comunicação da maneira certa. É preciso pesquisar sobre seus futuros clientes para entender seus comportamentos e entender o que eles realmente procuram. Trouxemos algumas dicas para que você descubra qual é o público da sua loja e se comunique de forma certa com ele. Acompanhe com a gente!
Público-alvo da loja, entenda o perfil dos seus consumidores
Se você vende brinquedo por exemplo, quem vai usá-los são as crianças, mas são os pais os responsáveis pela tomada de decisão de compra. É preciso estar atento a esses detalhes para que sua estratégia de vendas esteja direcionada da forma correta. Reconhecer o seu consumidor entra como uma das etapas necessárias da abertura de qualquer empresa, pois assim os esforços de divulgação não serão realizados em vão. Só após definir seu público-alvo você poderá pensar nas formas de divulgação. Nas redes sociais, por exemplo, se você usar uma mídia paga, é necessário saber exatamente o perfil de consumidor para que sua publicidade apareça para quem realmente possa se interessar pelos seus produtos.
Entendendo persona x público-alvo
Público-alvo da loja futuros consumidores dos seus produtos. Podemos dizer que o público-alvo no mercado tem perfis semelhantes. Muitos adotam um comportamento parecido, um estilo de vida em comum, além da idade, sexo, escolaridade, renda, localização, gostos, etc. Essas pessoas têm interesses em comuns. Quanto mais informações você tiver do seu público-alvo melhor será a sua estratégia e a assertividade. Por isso, analise criteriosamente os dados demográficos:
- Idade
- Localização
- Sexo
- Renda mensal
- Educação
- Estado civil
- Profissão
- Origem étnica
Já as personas são personagens criados para que você possa compreender melhor seus clientes. A persona é a figura do seu cliente ideal. Quando você escreve uma persona, você precisa identificar detalhes desse personagem. Esses detalhes são características que ajudam a conhecer melhor seu público-alvo.
Exemplo de persona:
Juliana Costa é estudante de design e gosta muito de moda e maquiagem. Tem 25 anos. Possui um blog de moda e compartilha tendências com as amigas, principalmente no Instagram. Ela adora viajar, é descolada, curte festas e baladas. Nas horas vagas gosta de assistir filmes. Juliana é feminista, ativista de causas sociais e está sempre disposta a ajudar o próximo. Como leva uma vida noturna agitada, está sempre buscando roupas mais versáteis e confortáveis para o dia-dia.
Mostramos um exemplo simples de persona. É muito importante que você lojista, comece a criar hábitos de planejar direitinho o seu negócio, mesmo que ele já esteja há mais tempo no mercado. Existem algumas ferramentas que são geradoras de persona. Elas podem te ajudar se você tiver alguma dificuldade na criação do retrato do seu cliente ideal.
Exemplo de público-alvo:
Seu público-alvo pode ser formado por mulheres entre 20 e 35 anos, moradores da região Sudeste, com faixa salarial entre 2 e 6 salários e que costumam comprar em lojas físicas. A definição de público-alvo serve para que você identifique um segmento de mercado e desenvolva produtos adequados para esse perfil de consumidores.
Percebeu a diferença dos dois exemplos?
Direcionamento das vendas
A identificação do público-alvo da loja só faz sentido se você usar essa informação para o direcionamento dos produtos e da comunicação, para que você fidelize seus clientes e mais pessoas se sintam atraídas pelo que a sua loja tem a oferecer.
De todo modo, ao identificar pessoas que se incluam no perfil identificado como seu público, convide-as para conhecer a sua loja. Quem sabe você não oferece brindes e amostras de produtos para conquistar a sua clientela? Ou prepara panfletos impressos em que é possível visualizar os seus produtos? Com certeza essa iniciativa irá despertar a simpatia das pessoas abordadas e poderá levá-las a pesquisar sobre a sua loja!
Conquistar clientes é bom, mas que tal fidelizá-los?
A segmentação de público-alvo faz com que sua loja atenda o seu consumidor da forma como ele espera. E isso aumenta as chances de conquistar sua fidelidade. Está nas suas mãos criar formas de surpreendê-los. Hoje em dia os clientes valorizam muito o bom atendimento. Eles precisam se sentir encantados com a sua loja. Uma ótima dica é manter o contato com o cliente após a venda. Envie um e-mail com as novidades da loja ou mesmo um WhatsApp de agradecimento. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença para que seu cliente sai satisfeito e falando bem da sua loja. Não desperdice essa oportunidade. Aproveite e leia também algumas estratégias de marketing eficiente para que sua loja venda mais.
E então, você está pronto para colocar em prática as estratégias para identificar e abordar o público da sua loja? Com essas medidas certamente suas vendas e o conhecimento da sua loja aumentarão. Se tiver alguma dúvida, escreva pra gente!
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