Com a tendência do mercado de atuar cada vez mais em nichos específicos, voltados para necessidades de determinados clientes, muitos empreendedores se voltam para mercados mais fechados, como a moda plus size. Isto na área de moda funciona muito bem, principalmente para o público feminino.
Por que investir na moda plus size?
Toda mulher gosta de comprar calças, shorts, blusas e vestidos para o dia a dia e o bacana desse tipo de negócio, é que ele sempre é movimentado, afinal, a moda feminina é dinâmica e a cada temporada surgem novas tendências. Em períodos de baixa, o lojista tem a seu favor a possibilidade de promover promoções para atrair as consumidoras. Mais do que comprar roupas, mulheres adoram comprar roupas com desconto. Pense nisso!
E um dos nichos que tem se destacado cada vez mais neste setor é o de moda plus size. Você pensa em investir nesta área, mas não sabe se realmente é uma área promissora? Então veja nosso post e descubra se vale a pena ou não abrir uma loja voltada para este público.
LEIA TAMBÉM:
- Blog de moda: dicas para promover seu negócio
- Principais Polos de Moda no Brasil
- Mercado da moda: tire o seu negócio do papel
É um mercado em constante crescimento
A moda plus size é um setor que veio para ficar! Lojas tradicionais que sempre se mostraram voltadas para o mercado tradicional (que era voltado para pessoas magras e, no máximo com sobrepeso leve, deixando todo o resto de lado) passam a investir em moda plus size. Algumas lojas grandes do Brasil tem produzido campanhas e ações publicitárias focadas em artistas plus size para gerar interação com este público.
Os dados do IBGE mostram que pessoas que se encaixam neste nicho tende só a crescer: metade dos adultos hoje se encontram acima do peso (51% dos homens e 48% das mulheres). Com vida agitada e hábitos de alimentação não muito saudáveis, o sobrepeso é mais que uma realidade no Brasil.
Se destacar dos concorrentes no mercado
Apesar do crescimento deste mercado, nem todas as cidades possuem boas lojas voltadas para moda plus size. Este setor se encontra forte principalmente em metrópoles e médias cidades. Entretanto cidades do interior dos estados — e até mesmo em cidades médias que se encontram longe dos grandes centros — é difícil encontrar um número razoável de lojas focadas em moda plus size. Por isso é uma boa oportunidade para você conseguir quase exclusividade nas suas vendas.
A valorização da beleza do seu público-alvo
Cada vez mais o mundo da moda reconhece que o velho padrão de modelo mignon não é o único a ser belo. As modelos plus size começam a tomar conta das passarelas e a encantar o mundo. Alguns nomes já são bem conhecidos mundialmente, como Justine LeGault, Ashley Graham, Candice Huffine e a brasileira Fluvia Lacerda.
Há também semanas de moda focadas especificamente no público plus size, como o desfile conceitual Mulheres Reais, a Fashion Weekend Plus Size, e também ganham destaque nas semanas de moda mais tradicionais do mundo, como a New York Fashion Week (NYFW) e a Semana de Moda de Londres.
O marketing espontâneo com as blogueiras
E, claro, as blogueiras de moda também se especializaram em plus size. São vários os exemplos, como o blog Mulherão, MaGGníficas, Relaxa aí, Fofa, Sapatinho de Cristal e tantos outros.
Garimpando o que há de melhor neste mercado, elas publicam editoriais de moda com resenhas bem elaboradas, que chamam a atenção do público-alvo que gosta de estar na moda e se vestir bem, independente do seu peso. Por isso este mercado conta também com ajuda para ganhar visibilidade de forma espontânea.
Vale ressaltar que as consumidoras estão cada vez mais exigentes. Hoje elas não querem apenas produtos. Elas buscam qualidade, valor agregado, itens-tendência, além da possibilidade de comprar sonhos. Isso significa que as empresas, grandes ou pequenas, não devem se perguntar somente sobre o que as mulheres querem, mas também sobre o que elas pensam, sentem e precisam. Se você já decidiu que vai comercializar produtos para mulheres, mas ainda não sabe o que vender, veja as opções promissoras que preparamos para você!
Então, viram que este é um mercado super promissor e que garantirá sucesso para os empreendedores que arriscarem neste nicho?