A comunicação é a chave para que as empresas consigam se estabelecer no mercado. É necessário que todo empreendedor estabeleça um laço com seus clientes. Para isso, é fundamental que a comunicação seja mais dirigida de forma assertiva para seu público-alvo. Existem várias estratégias de comunicação criativa para você usar em seu negócio.
A propaganda ainda é a forma mais poderosa para promover a conscientização nas pessoas sobre a sua empresa, produto, serviço ou ideias. Portanto, anúncios criativos ajudam a construir a marca e possibilitam sua aceitação ou preferência no mercado.
Preço e promoção não são fatores que vão construir a sua marca. Hoje, os clientes estão mais exigentes e gostam de participar dessa construção. Esse é um dos maiores desafios dos empreendedores do varejo: criar uma identidade para sua marca. Para que toda essa comunicação aconteça com bons resultados, as campanhas online e off-line precisam estar integradas.
Quem já passou por uma mega promoção e sequer a percebeu ali?
Por mais que seu negócio tenha um ponto de venda, é importante você lembrar que seu cliente provavelmente também está na internet. E lá, ele está recebendo informações de várias empresas no ramo de varejo. Por isso, é fundamental que você lojista, também utilize o cenário digital a seu favor e saiba se comunicar com seus clientes nas redes sociais. Não adianta gastar um milhão com a vitrine e decoração da sua loja se você não construir a identidade de sua marca.
Estratégias de Comunicação para seu negócio
Use as redes sociais a favor do seu negócio
O Facebook e o Instagram são as principais redes sociais no ramo da moda. O Instagram merece ainda mais destaque. A rede existe desde 2010 e está atraindo cada vez mais seguidores com fotos e vídeos produzidos com muita qualidade. Uma dica legal para trabalhar com esta rede é ter criatividade e usar os stories. Os vídeos e as imagens ficam disponíveis por 24 horas. É uma forma atrativa para publicar as promoções diárias e as novidades da sua loja.
As tags precisam ser criativas e de acordo com suas postagens.
O Insta ainda tem várias opções de filtros que melhoram muito as imagens.
As propostas de comunicação podem ser criativas, leves, inteligentes e empoderadas. Você precisa definir a linha de comunicação que vai usar com seus clientes, ou seja, usar um tom de voz adequado para conversar com seu público-alvo. Se você vende para mulheres entre 50 e 60 anos e elas têm um perfil mais sério, não adianta fazer um posts com uma linha de comunicação contrária a isso.
No Facebook, participe das comunidades ligadas ao seu negócio. Além das comunidades, existem várias páginas e grupos que discutem temas que farão diferença para seu negócio. Se você pensa em agregar valor à sua marca, participe dessas comunidades e interaja. E, lembra-se: a rede social não é lugar de vender, mas de se relacionar. A venda pode ser uma consequência da forma que você se relaciona na internet.
Lembre-se: tanto no Face como no Insta, é possível fazer anúncios pagos. Assim você direciona mais o seu negócio e ganha mais visibilidade. É de fundamental importância produzir conteúdos de qualidade para atrair cada vez mais consumidores. Portanto, a nossa dica é que você faça um cronograma de postagens. Agendar seus posts é essencial para organizar os dias de publicação dos conteúdos para o público-alvo.
Abaixo temos algumas sugestões de posts. Mas, são apenas sugestões. Abuse da sua criatividade:
- Fazer posts com posicionamentos diante de questões culturais.
- Posts e imagens de empoderamento feminino ou aceitação, utilizando personagens reais.
- Incentivo de compartilhamento de looks utilizados pelos clientes para aumentar o engajamento.
- Posts com bom humor, alto-astral e assuntos de blog relacionados ao universo feminino.
- Posts enfatizando a beleza real da mulher.
- Posts com a nova coleção da sua loja – escolha um cenário e uma modelo bonita.
Cada empreendedor pode explorar as estratégias de comunicação da forma que achar mais inteligente e assertiva para seu negócio. O importante é que você tenha uma boa interação com o público. Você pode ainda fazer um blog de moda ou criar um canal da sua loja no youtube.
E, uma dica muito importante: sempre responda seus clientes em todas as redes sociais. Se tiver uma reclamação, não apague. Apagar pode ser ruim para a credibilidade do seu negócio. Responda e solucione o problema. Assim, outras pessoas vão perceber a sua preocupação em dar a atenção que o cliente merece. E aí, gostou das nossas dicas? Dê a sua opinião nos comentários.
1 comentário