Para montar uma loja de roupas de sucesso você precisa criar um planejamento eficaz, analisar o mercado, escolher uma boa localização e bons fornecedores. Leia o artigo e descubra todos os segredos para ter resultados em sua loja!
Nesse post você vai descobrir:
- Como começar minha loja de roupas
- Onde montar a minha loja
- Como atrair meus primeiros clientes
- Como escolher fornecedores
- Como decorar e organizar a loja
1. Como começar minha loja de roupas
Legalize a sua empresa!
O primeiro passo a ser dado é a decisão de tirar os planos do papel, ou seja, sair da informalidade e entrar para o mundo dos negócios.
Uma forma de legalizar sua empresa, em pouco tempo e sem burocracia, é optar pelo MEI (Microempreendedor Individual). O MEI é um programa criado pelo governo para empreendedores que tem o faturamento de até R$ 81.000,00 por ano. Aderindo ao programa o empreendedor tem impostos simplificados e facilidade no pagamento. Além disso, fazendo a adesão você passa a ter direito ao CNPJ, o que facilita a abertura de contas bancárias, a concessão de crédito, o alvará de funcionamento e a redução de impostos.
Faça um planejamento de negócios
O planejamento é a forma de colocar as metas em prática para alcançar resultados positivos. Portanto, crie o hábito de planejar e seguir o que foi estabelecido — trace metas a curto, médio e longo prazos.
Faça um planejamento estratégico e dinâmico, que envolva o financeiro, o comercial, a contratação de pessoas e o investimento. Não se esqueça de deixar um valor disponível para imprevistos e reserve parte dos lucros para reinvestir na empresa e inclusive em você, procurando conhecer mais do mercado a partir de cursos de gestão. Leia abaixo e descubra como fazer um plano de negócios para montar uma loja de roupas.
A) Análise de mercado
O primeiro passo para fazer o seu plano de negócios é analisar o mercado no qual sua loja está inserida, isto é, se você pretende abrir uma loja de roupas, você precisa estudar o mercado e suas variáveis. Comece estudando quem são os seus clientes, identificando as suas características e os hábitos de comportamento e consumo. Identifique também onde moram e o que levam eles a fazer compras. Além disso, você precisa identificar a faixa etária do público, a classe social e o gênero.
Com o público alvo definido você pode ir para a próxima etapa de análise do mercado que é estudar os seus concorrentes. Se você vai montar uma loja de roupas, seus concorrentes são outros empreendedores que trabalham com produtos semelhantes aos seus, quanto mais perto da sua loja e mais parecido for o produto, mais próximo é o concorrente. O próximo passo é estudar sobre os fornecedores. Análise fatores como: prazo de entrega, condições de pagamento, localização e preço. Quer saber como escolher os melhores fornecedores? Continue lendo esse artigo.
B) Plano de marketing
O plano de negócios conta ainda com um plano de marketing. Para fazer o seu plano de marketing para a loja de roupas você vai precisar conhecer os 4 P’s do Marketing. Os 4ps são pilares fundamentais para você montar o seu plano. 4Ps significa: Produto, Preço, Praça e Promoção. Nesses itens você deve observar:
– Produto: Qual é o mix de produtos que você vai oferecer? Você já definiu o nome e a marca? Qual o diferencial dos seus produtos? Qual a funcionalidade?
– Preço: Qual o valor que você compra e qual o valor que você irá revender? Como é o seu preço em relação aos seus concorrentes? Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto?
– Praça: Onde a sua empresa será localizada? O local é um ponto estratégico? Onde o seu público está localizado ou onde ele costuma buscar seus produtos e serviços? Para ler mais sobre esse tópico e saber como escolher uma boa localização para a sua loja, leia o artigo até o final. Dúvidas entre comprar ou alugar o seu ponto de venda? Clique e leia esse artigo.
– Promoção: Que tipo de ação de marketing você pretende usar em sua loja? Quais os melhores meios e quando você vai fazer ações promocionais? Existem períodos de sazonalidade no seu negócio?
C) Plano Operacional
Respondendo essas perguntas, o próximo passo para montar uma loja de roupas é realizar o plano operacional, esse plano contempla o arranjo físico da empresa e necessidade de pessoal. A primeira parte trata-se objetivamente de uma representação gráfica do espaço físico da empresa, indicando onde ficarão os mobiliários e os demais aparatos.
Para fazer a etapa da necessidade de pessoal você deverá descrever cada atividade que será realizada no seu empreendimento e assim designar os cargos necessários para cumprir essas tarefas.
D) Plano Financeiro
Outra parte importante é o plano financeiro. Nessa etapa você irá definir o capital inicial da sua empresa, o capital de giro, estimativa de custos (custo de matéria-prima, custo de mercadoria, custo de pessoal, custo de fornecedores, custos físicos, custos operacionais) valores de investimento, rentabilidade e lucro. Feito isso você precisa de fazer uma estimativa de cenários possíveis. Leia sobre isso do próximo tópico.
2) Onde montar uma loja de roupas
Agora que você já sabe como fazer um plano de negócios para montar uma loja de roupas está na hora de definir uma localização para a sua loja de roupas. Prefira os locais de fácil acesso, com um bom fluxo diário de pessoas. Quer saber mais e conhecer os maiores polos de moda do Brasil? Acesse
Os centros comerciais, além de apresentar essas duas características, são seguros, possuem planos de locação personalizada e ainda trabalham com o serviço de assessoria, dando a você a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre diversos assuntos. Além disso, os centros comerciais fizeram previamente estudos de viabilidade da localização e normalmente já possuem a expertise para escolher bons locais, isso irá te poupar trabalho e você terá mais chances de ser assertivo em sua escolha.
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3) Como escolher fornecedores
Antes de montar uma loja de roupas, você precisa ficar atento neste quesito. O fornecedor ideal não é necessariamente aquele que vende mais barato, mas aquele que possui pelo menos essas quatro características:
– Produto de qualidade: É muito importante que você escolha fornecedores que vendam bons produtos, afinal, você quer ser conhecido pelo mercado por oferecer produtos de qualidade e esse é um ponto importante para fidelizar clientes.
– Preço competitivo no mercado: O preço é importante para que você consiga ter uma boa margem de lucro, mas preço competitivo não significa o menor preço. É necessário colocar na balança preço e qualidade.
– Transparência nas transações: Nada melhor saber de tudo que acontece antes de suas mercadorias chegarem até você, não é?! É importante saber se tudo acontece por meios legais e lícitos, além disso, a transparência garante que a sua mercadoria não seja danificada durante o fluxo de transporte.
– Respeito pelos prazos estabelecidos: Se você promete ao seu cliente que a mercadoria vai chegar tal dia, ele quer chegar à sua loja e encontrar a mercadoria lá. Para isso, você vai precisar de ter um fornecedor de confiança que garanta a entrega nos prazos estabelecidos, assim também garante a sua credibilidade diante do consumidor.
4) Como atrair meus primeiros clientes
O erro de muitos empresários é esse: investir um valor alto em mercadoria sem conhecer o perfil do cliente. O resultado é dinheiro parado e produto encalhado no estoque.
Para que isso não aconteça delimite o perfil do seu cliente, procure saber o que ele realmente gosta, qual a frequência com que ele realiza compras, se ele busca as últimas tendências da moda ou se é um cliente mais clássico. Como já falamos no plano de marketing, você precisa conhecer o seu público e para conhecer você precisa saber:
– Idade: Qual a idade principal do público que consome seus produtos?
– Geografia: O público que mais consome seus produtos mora em que cidade? Eles moram próximos de sua loja? Eles costumam se deslocar para fazer as suas compras? Eles compram na sua loja porque estão passando por lá ou saem de casa especificamente para comprar?
– Gênero: Você vende predominantemente para algum gênero? Qual?
– Escolaridade: Qual o nível de escolaridade dos seus clientes?
– Renda: Qual a renda média mensal dos seus principais consumidores?
– Hábitos de consumo: Eles compram com que frequência? Eles fazem compras na internet? São eles que decidem sobre a compra?
Depois de saber de tudo isso fica muito mais fácil de atrair clientes antes mesmo de montar uma loja de roupas, pois assim você saberá em que mídias divulgar, em que linguagem conversar com o seu público, quando criar promoções, melhorias e alterações nos produtos, dentre outros. Além de conhecer o seu público para atrair os seus primeiros clientes você precisa estar atento à alguns aspectos relacionados ao ponto de venda: organização da loja, fachadas e vitrines atrativas, vendedores simpáticos e disponíveis, organização, decoração, dentre outros.
5) Como decorar e organizar a minha loja
Se você vai montar uma loja de roupas é preciso ficar atento aos pequenos detalhes, como armazenar as roupas de forma adequada, protegendo-as em embalagens individuais. As roupas expostas devem estar apresentáveis, então é importante passá-las antes de colocar no mostruário. Não encha as araras de produtos: escolha uma peça de cada modelo e informe ao cliente que você tem outros tamanhos e cores. Além disso, desperte a atenção para a sua loja com a montagem de looks diários! Uma pessoa pode estar procurando apenas por uma blusa, mas pode levar outras peças se gostar da combinação feita.
Para a decoração, que tal usar um papel de parede no fundo? Fica bonito e o investimento não é tão alto. Em espaços menores, é importante não colocar muitos objetos, para garantir uma boa circulação. Os provadores também merecem destaque, então deixe o ambiente iluminado, invista em espelhos de qualidade — que não distorçam a imagem — coloque ganchos nas paredes para que o cliente possa pendurar a bolsa e as roupas e não se esqueça das cortinas, que devem ser de um tecido mais encorpado para atribuir privacidade ao seu consumidor.
Uma forma simples de criar um ambiente agradável é perfumar o local com fragrâncias moderadas. Inclusive, no mercado já é possível encontrar disparadores automáticos de aromas que podem ser fixados nas paredes.
Postado em: 15 de Abril de 2019
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