Grande parte dos empreendedores tem dificuldade na hora de como calcular o preço de revenda de produtos. Se você também tem essa dúvida, leia o artigo até o final para conferir nosso exemplo prático. Você vai ler:
- Formação do preço de venda
- Cálculo do preço de venda um produto de forma prática
- Como calcular o preço de venda de produtos na sua loja
- Dicas extras para calcular o preço de venda dos produtos em sua loja
As dúvidas mais comuns sobre calcular preço de revenda que um lojista tem:
- Como colocar preço de revenda em roupas sem ter prejuízo?
- O preço de revenda estabelecido do produto é justo?
- O preço de revenda final do produto é competitivo?
A verdade é que a tarefa de calcular o preço de revenda de um produto (precificação de produtos) não é simples. Pelo contrário! Ela é desafiadora, já que envolve não apenas o valor em si, mas também o poder de compra do cliente, o preço de custo, o perfil de consumo do público-alvo, a qualidade e a marca do produto, aceitação do item no mercado, relação entre oferta e demanda, além de fatores como moda e exclusividade. Tudo isso pode ajudar a determinar o preço final de um produto.
Para responder às questões apontadas no início do artigo, vamos primeiro revisar dois conceitos fundamentais, os quais irão facilitar no momento em que você for calcular os preços de seus produtos:
Formação do cálculo do preço de revenda
Cálculo que tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa e geração do lucro desejado. É como dizer que a partir da venda de qualquer produto você estará tirando os custos ligados à empresa, sejam eles: Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional e, assim, obtendo determinado lucro.
Lucro
É o retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa nos negócios.
Portanto, para determinar e calcular o preço de revenda de um produto e obter um lucro consistente é necessário primeiro entender os conceitos citados e, a partir daí, traçar sua meta de remuneração do capital investido, ou seja, o “seu lucro”. A questão aqui é: quanto eu espero que determinado produto gere de lucro para que eu invista no negócio?
Até aqui tudo bem, mas não podemos nos esquecer que, na outra ponta, está o mercado – clientes que atuam de forma concorrencial e influenciam o preço final dos produtos. O que adianta colocar ou desejar um preço por determinado produto se o mercado não aceita. Essa situação é considerada uma variável não controlada.
A melhor forma de calcular o preço de revenda de um produto é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, já que de nada adianta fazer o cálculo pelos custos se, no final, o preço não ficar atrativo aos clientes. E, por outro lado, é insensato estabelecer o preço com base na concorrência sem saber se este valor será suficiente para arcar com os custos que o negócio tem.
Resumindo: a precificação do produto deve ser coerente com os gastos para produzir a mercadoria, os canais de distribuição e as formas de promoção, mas também deve considerar a percepção de valor do cliente em relação ao artigo.
O preço é a variável mais flexível do composto de marketing, pois é a única que pode ser ajustada a curto prazo. Tem com isso um grande peso estratégico, por exemplo:
- Lidar com a necessidade de aumento imediato de vendas e de faturamento;
- Maximizar a participação de mercado da empresa;
- Reagir às estratégias dos concorrentes.
Cálculo do preço de revenda na prática
Para calcular o preço de revenda de um produto, primeiro você calcula a margem de lucro média que você pretende para seu negócio:
O lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore.
Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro. Lembrando que o lucro destina-se a remunerar o capital investido na empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.
Exemplo:
Preço de venda | R$ 20,00 | 100% |
(-) Imposto sobre as Vendas | R$ 2,00 | 10% |
(-) Custo das Mercadorias Vendidas | R$ 9,00 | 45% |
(-) Despesas Variáveis | R$ 3,00 | 15% |
(=) Margem de Contribuição | R$ 6,00 | 30% |
(-) Despesas Fixas | R$ 4,00 | 20% |
(=) Lucro | R$ 2,00 | 10% |
Depois, com base na remuneração do capital desejado (lucro), você parte para o uso da técnica de cálculo do Mark-up, que é o valor desejado de margem de lucro adicionado ao preço de custo do produto.
Exemplo:
Valor de custo do produto | R$ 9,00 | 45% |
(+) Despesas Variáveis | R$ 1,00 | 10% |
(+) Despesas Fixas | R$ 2,25 | 20% |
Subtotal | R$ 12,25 | 15% |
Mark-up intermediário | R$ 5,75 | 32% |
Impostos | R$ 2,00 | 10% |
Valor do preço final do produto | R$ 20,00 | |
Mark-up Divisor Total ( fator ) | 0,45 |
Como chegar no fator Mark-up de 0,45:
(R$ 9,00 / R$ 20,00 = 0,45) portanto, se (R$ 9,00 / 0,45 = R$ 20,00)
Mark-up é um valor originalmente adicionado ao custo. Portanto ao calcular seu valor devemos fazê-lo usando o chamado cálculo por dentro, ou seja, dividir pelo fator para adicionar o valor encontrado ao próprio preço.
Outro ponto fundamental que pode determinar o sucesso deste tipo de empreendimento é o Giro de Estoques, ou seja, o quanto tempo as mercadorias ficam estocadas sem serem vendidas. A velocidade com que os estoques se renovam pode contribuir com a saúde financeira da operação.
Considere o preço de custo
O ponto de partida para estipular o preço de revenda de um produto é considerar o quanto esse item custou no atacado. Há quem dobre o valor de atacado para vender no varejo, mas nem sempre essa técnica é a mais acertada. Em alguns casos, sobretudo em períodos de lançamento, os custos das peças são mais elevados. Para garantir um preço competitivo e que o faça se destacar em meio à concorrência, muitas vezes é preciso diminuir o lucro em 10 ou 20%.
Siga a tendência do mercado
Por falar em concorrência, também não adianta perder todo o seu lucro apenas para vender mais barato.
Você tem uma empresa para manter, aluguel e impostos a pagar, novas compras a fazer e salários que dependem diretamente do seu faturamento. Colocar preços muito abaixo das tendências do mercado não é uma estratégia nada inteligente e pode te trazer prejuízos.
Leve em conta as despesas
Na hora de calcular o preço de revenda, não basta apenas considerar o custo de aquisição dos produtos. É necessário colocar na ponta do lápis, a média de gastos variáveis, como impostos, embalagens, comissões, brindes, propaganda, etc. Além disso, o empreendedor também precisa levar em conta as despesas fixas. Por fim, esses gastos devem ser balanceados com o valor que os lojistas pretendem lucrar.
Dicas extras
- Se na sua região há muitas empresas oferecendo o mesmo produto, o ideal é praticar preços bem competitivos. Se a oferta for menor, os valores de venda podem ser mais altos;
- Tenha bom senso e não exagere nos preços (nem para mais, nem para menos);
- Faça promoções esporádicas para renovar o estoque, mas não estipule preços abaixo do custo, nem que for para acabar com todo o estoque da mercadoria;
- Se você oferece um produto com valor agregado como algo exclusivo, o preço pode ser mais elevado.
- A alta demanda por um produto é um indício de que ele pode custar um pouco mais caro.
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E você, como costuma calcular o preço de revenda dos seus produtos? Compartilhe suas opiniões com a gente através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!
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