Você sabe quais são os principais erros de um vendedor de loja? Todo vendedor de loja deveria saber. Conhecemos o tempo que demora e a dificuldade em conquistar e manter a fidelidade de um cliente. Por isso, os vendedores de loja precisam estar atentos em alguns erros comuns, eventualmente cometidos.
Seja um comportamento impensado ou uma palavra mal colocada por parte de um vendedor, pronto! Aquela venda que tinha tudo para ser bem-sucedida, acaba desmoronando dentro loja.
Do que adianta investir em estratégias de marketing para sua loja se os erros dos vendedores continuarem a derrubar as vendas?
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Mais do que nunca o vendedor deve deixar de ser apenas um apresentador de informações e se transformar em um gestor de relacionamentos, tanto durante quanto após a venda.
Para isso, a equipe de vendedores precisa estar devidamente treinada para poder trabalhar com eficiência e conquistar bons resultados.
Apesar dessa necessidade, muitos vendedores de loja cometem erros recorrentes e, assim, espantam os clientes de uma vez por todas.
Quer corrigir esse problema na sua loja ou evitar que isso aconteça? Conheças os principais os principais erros de um vendedor de loja que devem ser evitados a todo custo!
15 principais erros de um vendedor de loja
1- Vendedor vidente
Imaginem a situação onde o vendedor tenta adivinhar o pensamento do cliente, antes mesmo dele se pronunciar. Chato, né! A probabilidade de um vendedor errar o que o cliente está pensando é alta. Com isso, perde também a confiança na relação de compra e venda. Vendedor não é e nem tem que ser vidente!
2- Não saber escutar o cliente
Alguns treinamentos para vendedores de loja defendem que uma das melhores técnicas de vendas é saber ouvir o cliente. É o cliente quem deve passar os motivos que o fizeram procurar pelo vendedor.
Além de não tentar adivinhar os pensamentos do cliente, é importante que o vendedor ouça o que o comprador tem a dizer.
Motive o seu cliente a falar. Com essa atitude as chances da sua venda ser bem-sucedida aumentam, pois você terá as melhores condições de oferecer para o seu cliente aquilo que ele realmente procura.
3- Falar demais
Os itens 1, 2 e 3 andam juntos quanto aos principais erros de um vendedor de loja. Assim como tentar adivinhar e não saber ouvir, o “falar demais” é outro erro grave geralmente cometido por vendedores.
O vendedor que por fim acaba falando demasiadamente, diminui drasticamente e as chances de agradar o cliente e concretizar a venda. Reforçando o que foi dito acima, espere o cliente se manifestar e fale assertivamente.
4- Falta de preparo
Assim como todas as profissões existentes, a de vendedor de loja também necessita de aperfeiçoamento. Esqueçam a ilusão de que um dia algo grande cairá do céu e mudará sua vida para sempre, no sentido de não precisar se esforçar mais.
Melhor pensar em aperfeiçoar-se e crescer! Dá para ganhar muito dinheiro como vendedor de loja, mas é preciso querer aprender e praticar atitudes e técnicas de vendas.
Além disso, o comprador, na maioria das vezes, procura pelo vendedor porque precisa de informações detalhadas de produtos, que potencializem o seu desejo de compra.
É fundamental estar preparado e conhecer profundamente o produto ou serviço que está em negociação, pois o cliente está interessado nos benefícios que determinada venda proporcionará a ele.
E só quem está preparado é capaz de ir além das características técnicas. Não apenas sanando as dúvidas do cliente, mas resignificando a experiência de compra, vendendo valores e não simplesmente sapatos, imóveis ou roupas.
Não ter as dúvidas sanadas pelo vendedor é um dos grandes motivos para a não concretização da venda.
5- Chamar o cliente na porta da loja
A maioria das lojas de roupas e calçados trabalha com metas e, por isso, muitos vendedores acabam tentando “pecar” os clientes em potencial na porta da loja, quando estes estão vendo itens na vitrine, andando na rua ou passando no corredor do centro comercial.
Entretanto, além de deselegante, isso incomoda muito qualquer pessoa. Com isso, em vez de entrar na loja e “dar uma olhadinha”, os potenciais clientes passam reto e, ainda pior, cogitam nem retornar em outro momento.
Nunca incentive seus vendedores a chamar o cliente da porta da loja. Muito pelo contrário! Desencoraje-os a fazer isso. Mostre outras ideias para chamar a atenção dos clientes, como abordá-los adequadamente quando eles já estiverem dentro da loja. Para “chamar” potenciais consumidores para dentro, invista na variedade de produtos expostos nas vitrines, nos manequins, na decoração e em outras táticas visuais que prendam a atenção.
6- As famosas rodinhas de vendedores
Quem nunca viu essa cena em uma loja? Você entra em uma loja e encontra uma fila de vendedores esperando o próximo cliente, ou ainda, quando tem pouco movimento, os vendedores se agrupam em uma rodinha para conversar. Diante de uma parede de vendedores como essa, o cliente se sentirá coagido, pouco à vontade e dificilmente comprará alguma coisa.
7- Abordagem desanimada ou decorada
Os vendedores precisam ter simpatia e um sorriso espontâneo. Os clientes não querem ser simplesmente atendidos, querem que os vendedores lhes proporcionem uma experiência de compra agradável.
Hoje, onde quase tudo também pode ser comprado pela internet, só sobreviverão os vendedores simpáticos e felizes, que consigam de vez entender, que os clientes não compram somente o produto ou o serviço; compram uma experiência positiva, um sorriso no rosto e o entusiasmo do vendedor.
8- Vendedor protagonista
Este é o caso do vendedor que quer aparecer mais na venda do que o cliente, que fica falando de si, das próprias conquistas e esquece o principal: o desejo do cliente. Se você já encontrou um profissional com esse perfil, com certeza saiu da loja sem comprar e ainda pensou “que vendedor chato”.
Portanto vendedores, fiquem atentos, o protagonista de uma venda deve ser o cliente. Ao vendedor cabe o papel de cuidar dos bastidores para que o final desse enredo sobressaia o tradicional: “felizes para sempre”, ou seja, relacionamento criado, venda bem-sucedida e cliente satisfeito.
9- Não dar espaço para o cliente
O vendedor pergunta “Posso te ajudar”? Um dos motivos do cliente responder: “Não obrigado! Estou só dando uma olhadinha”, é pelo fato de muitos vendedores ficarem em cima dos clientes, sem dar espaço até mesmo para eles respirarem.
O vendedor precisa estar atento ao cliente, mas é preciso dar espaço para que o cliente possa caminhar pela loja. É possível acompanhar sem se tornar uma sombra do comprador.
10 -Vendedor que mostra somente aquilo que ele mesmo compraria
Do primeiro ao quinto erro é como se o efeito viesse em cascata. Um erro leva ao outro. O vendedor não escuta, não conhece os desejos e as necessidades do cliente, não lhe dá a devida atenção, pensa apenas em si e acaba oferecendo aquilo que ele acredita ser o melhor para o cliente, baseado em seus próprios gostos e não nos sinais demonstrados pelo comprador ao longo do atendimento.
11- Abandonar o cliente
É preciso perceber a diferença entre esse item e o anterior, quando o cliente diz que está só olhando, a maioria dos vendedores responde: “Fique à vontade” e o abandona para tentar vender para um novo cliente.
O ponto é que o vendedor deve persistir um pouco mais. Poucos clientes entram em uma loja só para olhar, entram porque tem necessidades, desejos ou vontade de comprar alguma coisa.
Quando o vendedor persiste um pouco mais consegue descobrir o que exatamente traz aquele cliente à sua loja.
12- Não dar alternativas
Quando um cliente pede um produto que não está disponível na loja, é obrigação do vendedor oferecer uma alternativa ou, no mínimo, oferecer ajuda e indicar uma outra empresa em que ele possa encontrar.
Dependendo do cliente vale a pena o vendedor oferecer para buscar na concorrência, ao invés de deixar o concorrente ter a oportunidade de atendê-lo.
13- Pensar que está fazendo um favor para o cliente
O vendedor deve ter em mente que a venda envolve um relacionamento mútuo, tanto cliente quanto vendedor visam estabelecer uma relação de troca, portanto não há nenhuma relação de favor de nenhuma das partes.
14- Não tentar fechar a venda
Por mais incrível que possa parecer, muitos clientes deixam de comprar porque faltou um incentivo do vendedor. Muitas vezes, a única coisa que falta é uma pergunta simples como: “O Sr. prefere à vista ou no cartão”?
O vendedor que não tenta fechar a venda no momento certo, perde muitos negócios porque acredita que o cliente um dia vai voltar e comprar. É preciso que o vendedor “Saiba quando e dê o bote certeiro” para concretizar a venda.
15- Reduzir o desejo de compra do cliente a um simples produto
O cliente está em busca de algo que vai além de uma transação financeira e o vendedor precisa ter a sensibilidade para perceber esse envolvimento, pois há diversos tipos de motivações para essa compra.
Pode ser, por exemplo, a realização de um sonho, uma necessidade, um sentimento, uma lembrança, entre outros. Portanto, não há como reduzir esse desejo de compra do cliente a simples produto.
E mais, evite até mesmo utilizar a palavra produto, pois um sonho não é um produto, a realização pessoal ou profissional não é um produto e o vendedor nesse momento deve buscar o equilíbrio, a paciência, a humildade e a sabedoria para lidar com as diferentes demandas dos clientes.
16- Não fazer pós-venda
Perguntar para o cliente se ele ficou satisfeito, perguntar se serviu, ou simplesmente cumprimentá-lo na rua, pode fazer com que ele queira comprar de novo contigo.
Existem vendedores que atendem super bem, mas se o cliente volta na loja dias depois, ele nem sequer se lembra ou finge que não.
A grande maioria dos clientes são fiéis à vendedores que lhes dão mais atenção. Que conseguem lembrar de seu nome ou de algum fato que envolveu vendas anteriores. Uma coisa básica e simples como essa, é negligenciada por muitos vendedores.
Então, conta pra gente: Quais dos erros de um vendedor de loja você ou sua loja já cometeram?
Se já cometeu ou comete algum desses erros, considere consertar e instruir sua equipe de vendas.
2 Comentários
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Obrigado por este artigo, parabéns, estou gerando cada vez mais vendas online inovando na atração de novos clientes. Sucesso também ai. abraço.
Que bom que você gostou! Sucesso!