Acabou as vendas de final de ano, mas ainda possui produtos em estoque? Aprenda estratégias de vendas para trabalhar seus produtos encalhados e aumente os lucros de sua loja durante os meses fracos do comércio.
Todo o comércio se prepara para as datas especiais do ano, que são as mais esperadas para vender mais. Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e dos Pais são alguns exemplos. Mas e os meses sem datas especiais? Você já pensou no que fazer para os períodos fracos em vendas se tornarem um pouco mais lucrativos?
Os primeiros meses do ano
Janeiro e fevereiro são meses tipicamente fracos no comércio. Depois de muitas compras no fim do ano anterior, o ano novo chega com outros tipos de contas para as famílias brasileiras: tem IPTU, IPVA, matrícula da escola, material escolar, entre outras despesas. Ou seja, certos bens se tornam supérfluos e deixados para comprar depois. Esse é o motivo das grandes liquidações de início de ano e é uma boa ideia que você faça parte delas.
Aproveite para vender o que ficou da coleção passada e dê espaço para os novos produtos. Na hora de anunciar seus descontos, não coloque apenas um letreiro anunciando! Entre em contato com seus clientes, seja por telefone, e-mail ou rede social. Mesmo se o cliente não estiver planejando gastar, pode ser que ele passe na loja para uma visita e leve uma peça. Além disso, as notícias correm e o cliente pode ser a ponte entre sua loja e novos clientes.
Aproveite também o carnaval
No Brasil, o comércio começa a voltar ao normal depois do carnaval. Esse é o momento ideal para apresentar a nova coleção de sua loja. Ao adquirir um novo estoque de roupas e acessórios é importante conhecer o gosto da sua clientela e adaptar ao clima da sua região. E, mais uma vez, é importante informar o seu público sobre as novidades da loja.
Que tal algumas ideias?
Conhecer melhor os seus clientes e destacar os produtos que tem mais histórico de vendas é sempre uma boa tática. Você também deve pensar em formas de atrair clientes, seja através de promoções, descontos por fidelização, parcelamento das compras, brindes etc. O importante é ter estratégias definidas para aumentar as vendas.
Aqui vão algumas ideias:
- Deixe os produtos facilmente alcançáveis. Ou seja, disponha as roupas de sua loja de modo que o cliente possa tocar e ver bem de perto, pois quanto mais um produto pode ser tocado, maiores são as chances de venda.
- Invista em bons vendedores. Se você precisa de ajuda na hora de vender, certifique-se de contratar pessoas simpáticas, que vão tratar bem seus clientes sempre.
- Faça o atendimento completo. Perguntar ao cliente o que ele precisa quando ele entrar em sua loja também pode te ajudar a vender mais. Por exemplo, se uma mulher está procurando uma roupa para ir a uma festa no fim de semana, pergunte qual o tipo de festa, o que ela imaginou usar e quais são suas preferências. Dessa forma, você pode vender o look completo e sua cliente sair bem satisfeita pelo atendimento que teve.
- Mude sempre. Pequenas alterações na loja podem fazer toda a diferença e chamar mais atenção, mesmo que os produtos sejam os mesmos. Por isso, sempre mude sua vitrine e a disposição de seus produtos.
- Faça pequenas promoções. Você pode definir um prazo, semanalmente ou apenas no dia mesmo. Por exemplo, para um desconto em certo produto com um prazo pequeno vai dar um sentido de urgência ao cliente para comprar aquele produto.
Todas nossas dicas valem para todas as épocas do ano, pois ter um bom atendimento e sempre buscar inovar nunca saem de moda!
E você, como prepara a sua loja para os meses fracos do comércio? Comente com a gente e fique sempre ligado no blog!
2 Comentários
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Bacana.
Bom dia Roberto Carlos, ficamos felizes pela sua visita e por ter curtido o post sobre como preparar sua loja para os meses fracos do comércio. Visite-nos sempre!