Alguns empreendedores se perguntam muito o que vale mais à pena: alugar ou comprar um ponto comercial. Como existem prós e contras, é preciso balancear bem as vantagens e desvantagens. Quando um empreendedor vai tirar a ideia de um negócio do papel, uma das questões estratégicas a que ele precisa se atentar é relativa ao ponto comercial. Esta escolha é importante, pois ela deverá estar alinhada a outras, como a do público que se almeja alcançar, o valor das peças, a visibilidade e o volume de vendas. Por isso, essa é uma das dúvidas mais recorrentes de quem deseja abrir o próprio negócio.
E para ajudá-los a esclarecer esta questão, iremos tratar sobre este assunto no post de hoje. Portanto, acompanhe o texto para saber mais!
Entre comprar e alugar
O senso comum diz que se você tem dinheiro para investir, alugar é jogar dinheiro fora. Mas, não é bem por aí. Convenhamos que este imaginário coletivo não leva nenhum empreendedor ao lucro. Portanto, esta ideia é errônea. Afinal, você pretende investir no seu negócio e gerar valor para ele ou para o ramo imobiliário? Pense: o dinheiro que você iria utilizar para adquirir o imóvel pode ser utilizado para vários outros fins que beneficiarão seu negócio. Você poderia, por exemplo, aplicar este dinheiro e fazê-lo render ou utilizá-lo em um momento emergencial sem precisar pagar juros. Este dinheiro também pode ser revestido em capital de giro até que seu negócio comece a ter um bom faturamento. Outra opção seria investir em uma aplicação financeira, afinal, todo empreendimento precisa de um fundo de reserva.
E caso você esteja pensando que ao comprar um ponto comercial você iria diminuir seus custos com gastos mensais operacionais, este é um grande engano! Qualquer obra, reforma ou manutenção que são constantemente necessários, seria de sua responsabilidade, o que acarretaria outros custos.
Quer mais questões para levar em consideração? E se houver alguma alteração na rotina do local causada por obras da prefeitura? E se os fatores que fazem ter um público consumidor promissor mudarem? E se seu negócio crescer? Apesar de serem possibilidades, todas elas podem acontecer. Nenhuma foge do plano de negócios. Nestes casos, se seu espaço for alugado, será muito mais fácil procurar outro que se adéque melhor às suas necessidades. Pagando aluguel o Lojista tem a vantagem de poder trocar de Loja, principalmente se for alugada em um Centro Comercial.
Você conhece os Centros Comerciais?
Para quem está pensando em investir em moda, segmento que permanece constantemente em alta, uma boa opção são os Centros Comerciais. Estrategicamente posicionados, estes espaços recebem grande fluxo de pessoas diariamente, atraídas pela pluralidade de lojas de diversos segmentos de produtos, como roupas, bolsas, calçados, acessórios, lingeries, etc.
Com uma estrutura física e consultiva montadas, estes centros atendem perfeitamente aos microempreendedores que buscam as facilidades na legislação para formalizar seus negócios e, com isso, melhorar a economia do país e aumentar seus faturamentos.
Portanto, estes espaços, também conhecidos como feiras, vêm ganhando lugar de destaque no circuito de compras e é opção certa para aqueles que procuram alugar um local para iniciar um empreendimento. Com valores muito mais atrativos do que aqueles praticados em outras localidades, os Centros Comerciais são uma ótima pedida para que você inaugure sua Loja. O aluguel é mais barato e o giro de mercadoria é bem rápido.
Se você tem dinheiro para investir, desenvolva ações para atrair clientes e fixar sua marca no mercado e não se preocupe em comprar um ponto comercial. Alugue um espaço e priorize oferecer produtos de qualidade a seus clientes, fazendo com que eles se tornem fiéis à sua marca, pois, assim, independentemente do local onde você esteja, ele irá procurá-lo para consumir o seu produto.
Se para você a localização é uma ferramenta fundamental para sua estratégia, é importante mensurar o volume de vendas que aquele ponto traz como benefício. Alugar não é custo, é investimento. Há tempos atrás comprar um ponto de venda era sinônimo de garantia e comércio bem estruturado. Porém, o perfil do consumidor está em constante mudança. Trocar de ponto pode ser uma estratégia muito boa para alcançar mais potenciais clientes. Alguns Lojistas têm quatro Lojas alugadas em diferentes pontos estratégicos e vendem muito bem.
Diferenciais de Centros Comerciais
Além de todos os benefícios que já destacamos, vale lembrar ainda que a infraestrutura de um Centro Comercial é diferenciada.
Com banheiros limpos, bebedouros, guarda volume, central de atendimento, música ambiente, e alguns até com wi fi, o modelo de negócios já se destaca no mercado. Além disso, a marca quando é consolidada no mercado, o Lojista já começa seu negócio com muitas vantagens. Vários consultores comerciais orientam e mostram ao Lojista a Loja mais adequada para vender, de acordo com seu segmento.
Outro diferencial é a divulgação do seu negócio nas redes sociais dos Centros Comerciais. Geralmente, a visibilidade na internet é muito abrangente, com muitos seguidores e muitos clientes participando das ações. O site, o Facebook e o Instagram proporcionam mais clientes, mais interatividade e mais sucesso para seu negócio. Através do Centro Comercial você acaba captando vários clientes para a sua Loja.
Também podemos destacar como diferencial o contrato de aluguel. Sem fiador, ele é simplificado e sem burocracia. Se o consumidor não tiver mais interesse em continuar seu negócio, ele não está preso a contratos longos. Isso é uma grande vantagem, principalmente quando comparamos a outros pontos comerciais.
Gostaram das dicas da Feira Shop sobre a melhora alternativa para abrir seu negócio? Deixe um comentário aqui no post! Boa sorte na sua escolha!
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