O mercado da moda é um dos mais promissores do Brasil. O país já ocupa a quinta posição do mercado em consumo de roupas. Para começar seu negócio neste mercado, é preciso pensar em produtos diferenciais, afinal, a concorrência é acirrada e os consumidores estão cada vez mais exigentes.
Muitos lojistas aproveitam o poder da internet para divulgar seus produtos e conquistar novos clientes. Se você está pensando em empreender neste segmento, acompanhe nosso post e fique por dentro dos passos necessários para abrir seu negócio de moda. Confira!
Mercado da moda: Faça o planejamento de negócios
O primeiro passo fundamental para abrir seu negócio no mercado da moda é desenvolver um planejamento de negócios. Assim, você vai conhecer mais o cenário mercadológico que você está entrando. Além disso, o plano de negócios te habilita a traçar metas, objetivos de curto, médio e longo prazo permitindo ao empreendedor evitar erros e planejar ações de faturamento.
Através do planejamento de negócios você vai conhecer seus concorrentes e saber como se diferenciar com estratégias mais inteligentes e atrativas para abrir seu negócio de moda. O planejamento funciona como um “guia” para o empreendedor seguir e ir utilizando enquanto estiver empreendendo. Entender como administrar uma pequena empresa e seu funcionamento é a chave para o sucesso do seu negócio.
Defina seu nicho de mercado
Com tanta concorrência, é preciso definir a segmentação de mercado. O importante é definir o que você pretende vender e como destacar seu negócio. Hoje os segmentos mais específicos estão em alta no mercado. Por exemplo, antigamente muitas mulheres acima do peso não conseguiam encontrar roupas no tamanho adequado e com estilo moderno. Foi aí que surgiu o segmento plus size, que se tornou um mercado atrativo e muito diferenciado. Mesmo assim, este público ainda alerta que falta variedade neste mercado.
Existem vários nichos interessantes para começar um negócio.
O brechó é uma outra alternativa que vem ganhando destaque. Muitas mulheres são apaixonadas pelo estilo retrô e tem dificuldade para encontrar lojas especializadas. O que podemos dizer sobre a importância deste segmento é que ele pode proporcionar autoridade e destaque para a sua empresa. Uma loja com um nicho específico agrega muito valor a seus produtos. O Mercado da moda tem opções variadas de segmentos alternativos. Pense em algum nicho que falte produtos especializados no mercado e comece a investir.
Defina seu público-alvo
Depois de elaborar o planejamento de negócios para o mercado da moda e definir o segmento que pretende trabalhar, você já deve ter ideia para quem pretende vender seus produtos. É conhecendo seu público consumidor que você vai conseguir planejar uma comunicação assertiva.
É fundamental compreender as características de seu futuro cliente, como seu perfil econômico, suas preferências, hábitos, como eles se comunicam pela internet e quais comunidades participam. Sabendo todos esses detalhes, você terá conhecimento suficiente para interagir com seus consumidores de forma eficaz.
Escolha o ponto de venda adequado
Este é outro fator importante. Você que pretende abrir seu negócio já deve ter se perguntado: onde vou abrir minha loja? Para responder a essa pergunta, você precisa pensar em uma série de situações importantes, como a segurança para seu negócio, localização, investimento e conforto para o seu consumidor. Uma ótima dica para quem deseja iniciar um empreendimento no segmento de moda é apostar em um Centro Comercial.
O fluxo de pessoas que passa pelos Centros diariamente é muito grande. Além disso, os Centros Comerciais estão localizados em lugares estratégicos, com forte potencial de vendas. O local é muito mais seguro que uma loja de rua, além de ter uma infraestrutura com banheiros, bebedouros, música ambiente e boa iluminação, que proporciona bem-estar aos consumidores. Nas lojas de rua todos estes gastos somados podem ser mais altos, pois além do aluguel, o lojista tem despesas de IPTU, condomínio e outras taxas públicas e administrativas. Portanto, pesquise bastante e avalie todas essas situações para escolher o Ponto Comercial adequado!
Desenvolva estratégias de marketing
Por mais que sua loja esteja localizada em um Ponto Comercial adequado, a sua presença digital pode fazer toda a diferença. A sua loja precisa ter um perfil comercial no Instagram. Existe uma forte tendência entre o mercado da moda e o Instagram. Neste perfil, os conteúdos precisam ser originais e bem produzidos. As fotos precisam chamar atenção do público consumidor. Desta forma, mais pessoas vão conhecer o seu negócio.
Você também precisa definir os dias melhores para postar seus conteúdos e condicionar seu público-alvo a sempre acompanhar suas postagens.
Use hashtags funcionais para o seu negócio. É uma alternativa excelente para muitas pessoas encontrarem a sua loja no Instagram. Muitos lojistas reclamam que seu negócio não tem diferencial, mas, na verdade, cabe ao lojista pensar em ações para ganhar mais destaque.
Use também o Facebook
Uma página no Facebook é outra alternativa de divulgação muito interessante para a sua loja. Em geral, o público do Instagram e do Facebook são diferentes. Neste caso você pode pensar em ações diferenciadas para cada uma das redes sociais. Com essas mídias digitais, a sua empresa passar a ser mais respeitada e ganha visibilidade na internet.
O Facebook te permite conquistar muitos “fãs” e o melhor, a interagir com eles. Hoje o mercado da moda conta com um público que se sente “parte” da sua marca. Aproveite para melhorar a sua presença digital. Crie anúncios relevantes! Seja criativo e original! Busque alternativas viáveis como a utilização de redes sociais, blogs, parcerias com blogueiras famosas, modelos, influenciadoras, entre outras. Mantenha sempre o nome da sua loja aceso na cabeça de seus consumidores.
Cuide das finanças de seu empreendimento
Para que sua loja seja um sucesso no mercado da moda, é imprescindível que você separe as finanças pessoais das empresariais. Para isso, estipule um salário para você, que deverá ser pago juntamente com o dos funcionários. Evite retirar dinheiro do caixa para atividades não planejadas e faça o controle financeiro dos gastos com precisão. Isso ajudará a controlar suas finanças.
Após conhecer os passos que separamos para que você inicie seu empreendimento, é hora de colocá-los em prática. Gostou das nossas dicas? Conta para gente e compartilhe nossas ideias!
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