Depois das festas de dezembro, quando compramos mercadorias para as vendas dessa época, sempre sobra uma parte do estoque do fim de ano. O trabalho do início do ano se torna, então, vender esse estoque para as novas coleções que estão por vir. São as famosas liquidações, com grandes descontos nas peças e que atraem muitas pessoas que querem sempre economizar. Mas você sabe como pode fazer uma liquidação?
Reunimos aqui algumas das principais ideias que podem facilitar o processo de liberar as mercadorias de fim de ano e girar o estoque para o novo ano e as novas tendências!
Queima de estoque do fim de ano
A liquidação é uma boa saída para vender os produtos restantes, além de ser uma boa forma de aumentar sua clientela. O primeiro passo é determinar quanto desconto será dado em cada peça. O segundo, anunciar esses descontos! Uma loja com avisos de liquidação chama a atenção das pessoas que passam por perto e, junto com algumas outras dicas, com certeza você irá atrair muitos compradores:
Exponha mais seus produtos
Além dos descontos em si, colocar uma maior quantidade de roupas a mostra, por exemplo, vai passar uma impressão de queima de estoque e de preços baixos. Além disso, procure divulgar em suas redes sociais e site a promoção que está acontecendo, para dar força na estratégia e atrair ainda mais o público para sua loja.
Organize o estoque
Ao definir as porcentagens de descontos das peças, você pode agrupá-las por tipo ou por valor do desconto: ter um grupo de peças de 40%, outro de 50% ou grupos de blusas, jeans etc.
Especifique nas araras e estantes o preço de cada peça e peça às vendedoras que estejam disponíveis para atender ao público no que for necessário, até mesmo para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.
Disponha seus produtos de forma estratégica
Sempre temos aquelas peças que vendem com mais facilidade e, um bom lugar para essas peças é à direita da porta de entrada da loja. Quando um cliente entra, a tendência é ele seguir para o lado direito e é lá que deve estar aquela peça irresistível!
Da mesma forma, existem produtos em sua loja que são mais baratos e vendidos por todo o ano, por isso coloque-os em lugares estratégicos como ao lado do caixa. Assim você incentiva a venda desses produtos e eles podem ajudar a equilibrar o faturamento do mês, que pode diminuir com os descontos dados.
Tenha ofertas criativas
Montar kits de produtos pode ser uma boa saída para vender seu estoque. Você pode optar por montar o kit com peças específicas, ou dar ao cliente a liberdade de escolher as peças, nesse caso, você pode ter um grupo de opções e ter um preço fixo para o look completo (uma blusa, um short e um acessório, por exemplo).
Essa pode ser uma excelente saída para aquelas roupas brancas compradas para o ano novo. Pesquise como usar o branco em todos os tipos de ocasiões, isso vai ajudar a dar dicas para as clientes e convencê-las a levar os produtos.
Aposte na política de troca
Pensando em como a loja estará repleta de promoções, após o fim de ano vem o período que todos os lojistas já estão habituados: a temporada de trocas. Justamente porque a época de festas, ou fim de ano, é quando acontece os amigos secretos, confraternizações, troca de presentes no natal e outros eventos, e consequentemente as pessoas precisam trocar um produto ou outro.
Se você estiver aberto a esta oportunidade, com certeza irá fazer um bom negócio! Pois as pessoas que chegam nas lojas para efetuar a troca acabam por ver outros produtos, levar familiares ou amigos e por fim, fazem a troca, mas também compram outras peças.
Esteja atento à política de trocas, para saber quais os reais direitos de seus clientes e como você pode atende-lo da melhor maneira.
Conquistando novos clientes
Usar a liquidação para aumentar sua cartela de clientes é uma das melhores formas de aproveitar sua própria liquidação. Para isso, é importante pensar alguns pontos como o bom atendimento, fundamental para que o cliente retorne à sua loja. Você também pode aproveitar a liquidação para cadastrar novos clientes, pegando seus contatos, adicionando à sua lista de mailing, por exemplo. Ter contato com seus clientes vai ajudar nessa conquista, pois eles vão ter sua loja em mente quando precisarem comprar algo.
Essas são algumas dicas para ajudar sua loja a vender mais e terminar com aquele estoque encalhado de fim de ano, e podem e devem ser aproveitadas ao longo de todo o ano. Coloque já as dicas em prática a boas vendas!