Como treinar vendedores de loja – Um dos fatores principais para o sucesso de uma loja é uma boa equipe de vendedores que atenda de forma especial os clientes.
Uma pessoa atendida por bons vendedores se torna cliente e contribui com o aumento do faturamento da loja.
Porém, quando um cliente é mal atendido, ele simplesmente vira as costas e vai embora, seja lá qual for a qualidade do seu produto.
Pior do que isso, é este cliente relata a experiência negativa que teve na loja para várias pessoas, sem falar da quantidade de gente que ele pode atingir divulgando sua insatisfação nas redes sociais.
Para oferecer um atendimento de qualidade na sua loja é preciso treinar bem os vendedores, mais do que isso, é preciso motivá-los a trabalhar com excelência.
Por sabermos da importância do treinamento da equipe de vendas, trouxemos 15 dicas de como treinar vendedores de loja, confira!
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Dicas de como treinar vendedores de loja
Alinhar aprendizagem com os resultados
Esse deve ser o ponto de partida de qualquer modelo de treinamento. Primeiro, tenha claro os objetivos com a equipe de vendas e também qual o nível de expectativas que existe para o time.
Treinar vendedores sempre
A dica número dois e uma das mais importantes é o treinamento regular. Não adianta promover cursos para treinar seus vendedores agora e levar dois anos para realizá-los novamente. Os vendedores esquecem o que aprendem e novos procedimentos são criados. Por isso, é importante manter a continuidade nos treinamentos.
Conheça bem a sua equipe
Antes de começar a definir o calendário e temas dos treinamentos, é fundamental que você conheça muito bem os seus vendedores. Cada vendedor possui características que podem ser aproveitadas ou aperfeiçoadas. Para treinar vendedores, é preciso conhecer bem o perfil de cada um e identificar pontos que precisam ser desenvolvidos ou melhorados. Essa também é uma forma estimulante de citar exemplos positivos sobre cada um da equipe de vendas durante os treinamentos. Assim, cada vendedor se sentirá mais motivado, saberá o que tem de melhor e ainda servirá de exemplo para os outros.
Persistência
Ao treinar vendedores, ensine-os a desenvolver o poder da argumentação e nunca desistir ao receber um “não”. Essa técnica pode ser aperfeiçoada através de dinâmicas periódicas aplicadas na equipe de vendas.
Capacite sobre os produtos
Sempre haverá um produto novo na loja que necessitará de maiores explicações e novos treinamentos. Falar sobre os produtos vendidos deve ser uma prática constante para manter os vendedores bem preparados. Se uma blusa da linha fitness tem uma tecnologia diferenciada que facilita a transpiração durante a prática do exercício físico, é muito importante que o vendedor saiba explicar essa característica para fortalecer seus argumentos durante a venda.
Conhecer os concorrentes
Treinar vendedores inclui mantê-los informados sobre a concorrência. O aprendizado é importante para te dar os instrumentos de convencimento necessários. Desconhecer a concorrência pode ser fatal para um bom negócio.
Manter uma boa postura sempre
Realizando ou não a venda, o vendedor deve ter compostura sempre. Ensine sua equipe de vendas a fugir das ironias e das conclusões precipitadas a respeito de determinado cliente. Todos os clientes devem ser tratados de forma igual. Muitas vezes, aquele cliente que parece que não vai render pode realizar uma excelente compra.
Treinamento é um momento especial
Nada de dedicar um intervalo rápido do horário do almoço ou do final do expediente para treinar vendedores. O tempo para o treinamento deve ser organizado e planejado com carinho, para que realmente gere resultados. De preferência, experimente fazer as capacitações em outro ambiente, mais apropriado e com estrutura especial para treinar vendedores para sua loja.
Conquiste os clientes
Ensine seus vendedores a conquistar o cliente. Para isso, bom atendimento não basta. O comprador deve ser sempre informado sobre lançamentos e inovações nos serviços para que a marca não saia da cabeça do cliente.
Comunicação escrita e verbal
Ressalte para os seus vendedores a importância de falar e escrever corretamente. Erros de português podem dar a impressão de que a loja é desleixada e incompetente. Indique leituras e deixe sempre um dicionário próximo para consulta da equipe de vendas.
Prepare o conteúdo com atenção
Se não for possível contratar um profissional de fora para treinar os vendedores, dedique um bom tempo para a preparação do conteúdo do treinamento. Identifique os pontos fracos e fortes da equipe, use recursos diversos como slides, vídeos e até pequenas encenações que possam deixar a apresentação mais didática e atrativa. Para treinar os vendedores, use exemplos do dia a dia e traga boas práticas de outras lojas, para mostrar a equipe de vendas que sempre é possível fazer melhor.
Investimento em argumentação
Mostre aos seus vendedores a importância de serem negociadores. Ensine-os a oferecer, a negociar e a expor os pontos positivos do produto que estão vendendo. O ideal é conhecer profundamente a necessidade do cliente e argumentar que têm a solução para o problema dele.
Seja ético e delicado
Aproveitar os exemplos de situações vividas pela própria equipe é muito importante, mas é preciso ser ético e evitar situações constrangedoras quando for citar colaboradores. Jamais devemos expor os funcionários ao ridículo. Se o exemplo for negativo, melhor citá-lo de forma genérica, abordando a importância do comportamento contrário. Questões relacionadas a higiene e a aparência são bons exemplos de informações que devem ser apresentadas de forma geral. Por exemplo, é fundamental que a equipe mantenha todos os hábitos de higiene em dia e uma aparência saudável, sem destacar que tem gente na equipe que tem mau hálito, por exemplo.
Ter paciência para alcançar o sucesso
Trabalhe, sempre que possível, a paciência dos vendedores. Explique que se irritar ao receber uma crítica não é o melhor caminho. O melhor é agradecer ao cliente por trazer o problema. Assim, ele vai se sentir um colaborador e ficar satisfeito.
Avalie seus treinamentos
Não adianta fazer diversos treinamentos em sua loja de roupas se eles são baseados apenas em sua opinião. Abra um espaço ao final do treinamento para que os vendedores da loja opinem sobre temas, conteúdo, formato, local, tempo de duração e recursos usados durante a capacitação. Esse feedback pode ser dado deforma oral ou por meio de um formulário escrito. O importante é anotar todas as observações para, caso sejam consideradas pertinentes, sejam contempladas em uma próxima oportunidade.
E você, como treina os vendedores da sua loja? Deixe seu comentário e/ou sugestão!
4 Comentários
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Muito bom.
Bom dia Caio Rodrigues, ficamos felizes pela sua visita e por ter gostado do post sobre Como treinar vendedores de loja. Visite-nos sempre!