Tem paixão por roupas e deseja abrir seu próprio negócio? Se você tem o sonho de montar sua loja de roupas, mas não sabe por onde começar, não pode perder o conteúdo que separamos para você. Continue lendo para saber como montar uma loja de roupas do zero.
Primeiro de tudo: tenha em mente que, se você vai abrir uma loja de roupas, você precisa definir o mercado que vai atuar. Se você pensar em uma loja como a Renner, C&A ou Riachuelo, verá que eles vendem praticamente todo tipo de roupa, para todo tipo de público, do infantil ao formal. Mas esse provavelmente não será o seu caso.
Definir o público alvo, ou nicho de mercado, é definir exatamente o tipo de roupa que você vai vender e o tipo de roupa que você não vai vender.
Isso vai te ajudar a construir uma identidade junto a seus clientes e, principalmente permitir que você consiga montar uma loja com baixo custo de estoque.
Outro ponto para entender como montar uma loja de roupas do zero, é permitir uma maior flexibilidade de mudanças de estoque por estação sem impactar demais suas finanças.
Definindo os 4ps do marketing para montar uma loja de roupas
Quanto falamos em como montar uma loja de roupas do zero, as primeiras perguntas são basicamente: o que vender, por quanto vender, como vender e onde vender. Quanto mais claras e objetivas forem suas respostas, maior será o seu sucesso.
Para construir uma casa nós precisamos de um projeto. Do mesmo modo, para montar uma loja roupas você também vai precisar de um plano. Esse é o chamado plano de negócios.
Uma das regras de marketing mais conhecidas são os 4Ps: produto, preço, promoção e ponto. https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/como-escolher-o-ponto-de-venda-ideal-para-seu-negocio/
Com base nesses quatro elementos, você pode montar um plano de negócio e realizar o sonho de ter sua própria loja de roupas. Vejamos um por um:
Produto
O primeiro elemento dos 4p’s é o produto.
A primeira coisa a fazer para montar uma loja de roupas do zero, é definir o produto que você vai vender. Há vários tipos de roupas, voltadas para vários nichos diferentes. Roupas para bebê, infantis, fitness, plus size, dentre outras, que, consequentemente atrairão clientes diferentes.
Uma consequência dessa etapa é estudar o público que você quer atingir, para saber como chamar sua atenção. Por exemplo, se seu desejo é roupa infantil, você deverá estudar o público alvo, que no caso são as mamães.
Fique atento a concorrência. Se já tiver muitas lojas que vendem o que você definiu, avalie se a concorrência está muito grande e se realmente existe demanda para mais uma loja, no ponto que você escolheu.
Do mesmo modo, se ninguém vende o que você planejou vender, pode ser uma ótima oportunidade.
Preço
O segundo elemento dos 4P’s é o preço. E o preço é bastante influenciado pelo valor de aquisição da peça.
Por isso, procure por fornecedores e compare suas tabelas de preço, verificando o que será mais vantajoso.
Para definir seu preço, também será necessário estudar seus concorrentes, saber seus pontos fortes e fracos para elaborar estratégias que tornem sua loja mais competitiva.
Essa etapa é extremamente importante para sua gestão financeira: você deve saber quanto pode investir inicialmente na sua loja, não se esquecendo de manter um capital de giro.
Fique atendo aos custos ocultos na hora da venda, como as taxas de cartão de crédito ou de adiantamento de recebíveis.
No site do Sebrae, você encontra um ótimo artigo para lhe ensinar como calcular preços.
Promoção
Já pensou em que tipo de roupa quer vender e identificou seu cliente? Agora você precisa chamar a atenção dele. Campanhas de marketing fazem toda a diferença no resultado das suas vendas.
As promoções são uma estratégia de marketing para atrair clientes, tornando seu negócio mais competitivo e aumentando sua receita.
Mas aqui vai uma observação muito importante: promoção não é simplesmente dar desconto. Aliás, desconto é a última coisa que você deve aplicar para vender.
Se você calculou corretamente os custos e definiu o preço de venda, já colocou uma margem de lucro. Cada vez que você dá um desconto, está diminuindo sua margem de lucro.
Se você não tiver lucro, não vai permanecer muito tempo no mercado.
Atualmente, um ponto forte na promoção é utilizar redes sociais para promover os seus produtos.
Eu sei que as vezes ficamos tentados em dar desconto para não “perder a venda”. Existe uma questão chamada depressão da rejeição em vendas que abala muito a autoestima dos vendedores. Veja nesse link como fugir dela ()
Ponto
Enquanto os três primeiros P’s, produto, preço e promoção, são fáceis de alterar, o quarto P, ponto, não é tão flexível. Você não pode mudar sua loja de lugar de um dia para o outro com facilidade.
Por isso, é extremamente importante escolher o ponto de forma estratégica: seu ponto deve oferecer visibilidade e acessibilidade a seus clientes. O ponto ideal deve ter um grande tráfego de pessoas.
Um ponto de qualidade e bem trabalhado, é a chave do seu sucesso. De nada adianta ter ótimos produtos (1º P), ter um preço competitivo (2º P) e desenvolver promoções atrativas (3º P) se ninguém passa e para na frente da sua loja.
Veja que não adianta ter apenas pessoas passando. Elas precisam parar, caso contrário, não irão ver seus produtos.
A melhor localização para a sua loja de roupas
Agora, e se nós te disséssemos que encontrar o ponto perfeito para a sua loja é muito mais fácil do que parece?
É possível alugar sua loja e oferecer de pronto a comodidade e a acessibilidade de que seu cliente precisa. Suas roupas estarão à vista em um espaço que já fornece o tráfego de clientes ideal, possibilitando que você consiga começar a vender logo, fugindo do prejuízo.
Imagine suas roupas em um Centro de Compras que já possui toda a infraestrutura necessária, que há 26 anos atrai consumidores do setor?
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