O sonho de muitos brasileiros é abrir um negócio, mas muitas pessoas acham que é preciso investir muito dinheiro para montar uma empresa. Entretanto, existem algumas medidas simples que você pode adotar para economizar. Ficou curioso? Confira os tópicos que você vai ler neste artigo:
- Invista em um bom planejamento
- Escolha produtos com bom fluxo de vendas e baixo custo de aquisição
- Saiba como escolher um bom ponto de venda
- Trabalhe com estoque mínimo
- Aprenda novas habilidades
- Utilize meios gratuitos para divulgar o seu produto
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1. Invista tempo em um bom planejamento ao abrir um negócio
O primeiro passo para montar um negócio com pouco dinheiro é criar um planejamento, sem ele é muito mais fácil de você extrapolar os gastos. Confira as orientações abaixo para montar um plano de negócios.
A)Analise o mercado
A primeira etapa para fazer um bom plano de negócios é analisar o mercado. Comece estudando quem são os seus potenciais clientes identificando as suas características e os hábitos de comportamento e consumo. Analise também onde moram e o que levam a fazer compras. Além disso, você precisa identificar a faixa etária, a classe social e o gênero.
B) Faça um plano de marketing
Segundo a American Marketing Association, “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valores aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus stakeholders”.
Antes de abrir um negócio você precisa fazer um plano de marketing, para isso você poderá optar por utilizar os 4 P’s do Marketing. Os 4ps são os pilares fundamentais para você montar o seu plano: Produto, Preço, Praça e Promoção. Nesses itens você deve observar:
- Produto: Qual é o mix de produtos que você vai oferecer? Você já definiu o nome e a marca? Qual o diferencial dos seus produtos? Qual a funcionalidade?
- Preço: Qual o valor que você compra e qual o valor que você irá revender? Como é o seu preço em relação aos seus concorrentes? Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto?
- Praça: Onde a sua empresa será localizada? O local é um ponto estratégico? Onde o seu público está localizado ou onde ele costuma buscar seus produtos e serviços?
- Promoção: Que tipo de ação promocional você pretende usar em sua loja? Quais os melhores meios e quando você vai fazer ações promocionais? Existem períodos de sazonalidade no seu negócio?
C) Plano Operacional
O próximo passo para abrir um negócio é realizar o plano operacional, esse plano contempla:
- Arranjo físico da empresa: indicar os mobiliários e demais aparatos necessários para montar o seu negócio.
- Necessidade de pessoal: verificar a mão de obra e cargos necessários para o pleno funcionamento da empresa.
- Processos operacionais: desenhar todas as atividades que serão executadas.
D) Plano Financeiro
Nessa etapa você irá definir o capital inicial da sua empresa, o capital de giro, estimativa de custos (custo de matéria-prima, custo de mercadoria, de pessoal, de fornecedores, custos físicos e operacionais), valores de investimento, rentabilidade e lucro.
2. Escolha produtos com bom fluxo de vendas
Para abrir um negócio com pouco dinheiro outro fator que você deverá observar é o fluxo de vendas do produto. Fluxo de vendas é todo o processo realizado até o cliente fazer a compra. Os processos podem ser: divulgação do produto, prospecção, pré-venda e negociação, dependendo da empresa e do produto vendido esse fluxo pode ser maior ou menor.
Se você tem pouco dinheiro para investir na abertura da sua empresa, a melhor opção é escolher produtos de baixo custo que tenham um fluxo de vendas rápido, assim, o investimento inicial para aquisição de produtos será menor e com um retorno mais rápido. Além disso, economizará custos encurtando as etapas do processo do fluxo de vendas.
Como escolher produtos com um bom fluxo de vendas na hora de abrir um negócio?
Escolha produtos que são comprados com frequência pelos consumidores por exemplo, se você vai abrir uma loja de malas, os seus clientes irão à sua loja com menos frequência do que se você abrir uma loja de roupas. Mas, você pode estar pensando que em uma loja de malas o seu lucro será maior, pois o custo do seu produto é mais alto e consequentemente o valor da venda também. Mas a questão é que o seu investimento também terá que ser mais alto, por isso, se você está com pouco dinheiro é melhor optar por produtos de menor custo, ao abrir um negócio.
Faça uma boa escolha!
Outro produto que os consumidores compram com frequência são alimentos. Você pode escolher vender doces, salgados, comida saudável, comidas congeladas, dentre outros. Nesse caso, a vantagem é que alguns produtos você mesmo poderá produzir, assim, reduz ainda mais o custo de aquisição.
Bijuterias e acessórios também possuem baixo custo de aquisição e um curto fluxo de vendas. Produtos da moda sempre são uma boa pedida, pois os clientes antenados gostam de ficar de acordo com a tendência, desse modo, vão sempre renovar as suas peças e consequentemente voltar na sua loja a cada nova coleção.
Outra dica para abrir um negócio com pouco dinheiro é vender roupas e sapatos para bebês e crianças, já que para acompanhar o crescimento dos pequeninos é preciso sempre comprar novas peças.
+ Leia 5 dicas para montar uma loja de roupas
3. Saiba como escolher um bom ponto de venda para abrir um negócio
Ao abrir um negócio é importante escolher um ponto de venda atrativo e competitivo que dê visibilidade para a sua empresa, assim você atrairá mais clientes. Com pouco dinheiro, você poderá até pensar que a melhor alternativa é montar sua loja ou escritório em sua casa, aproveitando do espaço que já tem. Mas, a sua casa está localizada em um bom ponto comercial? O local é um ponto estratégico para atrair clientes? O espaço físico disponível favorece as vendas?
Se você respondeu não em alguma dessas perguntas, possivelmente não é uma boa ideia aproveitar o espaço de casa para abrir um negócio.
Confira as dicas que vão te ajudar a encontrar um bom ponto de venda sem gastar muito:
A) Prefira alugar ao invés de comprar ao abrir um negócio
Para quem está começando, a melhor alternativa é alugar um negócio, ao invés de comprar. Além de ter um investimento menor, alugando você poderá mudar a sua empresa de local, caso perceba posteriormente que o ponto escolhido não foi bom.
Além disso, qualquer obra, reforma ou manutenção que são constantemente necessários, seria de sua responsabilidade, o que acarretaria outros custos.
Se você tem dinheiro para investir, desenvolva ações para atrair clientes e fixar sua marca no mercado e não se preocupe em comprar um ponto comercial. Alugue um espaço e priorize oferecer produtos de qualidade a seus clientes, fazendo com que eles se tornem fiéis à sua marca, pois assim, independentemente do local onde você estiver, seus clientes irão procurá-la(o) para consumir o seu produto.
B) Buscando um ponto de venda atrativo para abrir um negócio
Encontrar um ponto de venda com boa visibilidade e baixo custo pode ser um desafio para quem pretende abrir um negócio com pouco dinheiro, por isso é importante buscar um ponto comercial competitivo.
Centros Comerciais
Uma opção é alugar lojas em Centros Comerciais que são estrategicamente posicionados. Estes espaços recebem grande fluxo de pessoas diariamente, atraídas pela pluralidade de lojas de diversos segmentos de produtos, como roupas, bolsas, calçados, acessórios, lingeries, etc.
Com uma estrutura física completa, estes centros atendem perfeitamente aos microempreendedores que buscam as facilidades na legislação para formalizar seus negócios.
Portanto, esses espaços, também conhecidos como feiras, vêm ganhando lugar de destaque no circuito de compras e é opção certa para aqueles que procuram alugar um espaço para iniciar um empreendimento. Com valores muito mais atrativos do que aqueles praticados em outras localidades, os Centros Comerciais são uma ótima pedida para que você inaugure sua loja. O aluguel é mais barato e o giro de mercadoria é bem rápido.
4. Trabalhe com estoque mínimo
Ao abrir um negócio é preciso ficar atento em todas as etapas necessárias para fornecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. Manter um estoque ou não, é uma das perguntas que você deverá fazer antes de abrir um negócio.
Compreende-se por estoque todos os produtos ou mercadorias que estão em posse de sua empresa.
Estoque mínimo:
Se você tem pouco dinheiro, certamente, será difícil fazer um grande estoque no início. Por outro lado é preciso atender as necessidades dos clientes, por isso, uma boa opção é manter o estoque mínimo. É necessário que você registre todas as entradas e saídas de produtos da sua loja, só assim você poderá fazer o cálculo do mínimo de estoque que você precisa para a sua empresa funcionar bem sem perder vendas.
Para calcular o estoque mínimo você deverá multiplicar a demanda média diária pelo tempo de reposição de determinado produto. Confira o exemplo:
Se você tem uma blusa que vende cerca de 5 peças por dia e o tempo de entrega depois do pedido ao fornecedor são 7 dias, o cálculo é o seguinte: 5×7 = 35. Isso significa que você deverá ter 35 blusas para manter o estoque mínimo.
Quais são as vantagens?
- Redução de prejuízos
- Baixo investimento
- Atende as necessidades imediatas do cliente
- Maior controle dos produtos
Agora você já sabe que trabalhar com estoque mínimo é uma das estratégias para quem vai abrir um negócio com pouco dinheiro.
5. Aprenda novas habilidades
Para economizar dinheiro na hora de abrir um negócio você poderá aprender novas habilidades para reduzir o custo nas contratações de pessoal e serviços.
Se você vai montar uma loja de roupas por exemplo, você mesmo poderá ser o vendedor. Para isso, estude habilidades de persuasão, de encantamento do cliente e seja sempre motivado.
+ Leia algumas dicas para ser um bom vendedor
Se você vai abrir uma loja de roupas, calçados e acessórios invista também em um curso de fotografia para aprender a fazer boas imagens de seus produtos e impulsionar as suas vendas.
Outra habilidade que você poderá aprender é marketing digital. Quase todos os consumidores estão ativos na internet, por isso é importante ter presença nas mídias sociais, sites e outros canais on-line.
Para quem vai vender alimentos, como dissemos no tópico anterior é possível poupar no custo de aquisição se optar por você mesmo preparar os alimentos. Mas, antes disso você precisa se capacitar. Procure cursos de culinária, confeitaria, padaria e o que mais o mercado oferecer. Conhecimento é sempre bem-vindo!
+ Conheça algumas opções de cursos gratuitos
6. Utilize meios gratuitos para divulgar seu negócio
Já dizia o ditado popular que “Propaganda é a Alma do Negócio”, por isso abrir um negócio e não divulgá-lo pode fazer com que você perca muitos clientes. Mas, se você tem pouco ou nenhum dinheiro para investir em divulgações é preciso buscar estratégias gratuitas para que os seus clientes conheçam seu produto ou serviço. Confira algumas dicas econômicas para divulgar a sua loja:
A) Use a internet
Segundo dados do IBGE 64% da população brasileira está conectada à internet, com esses dados podemos perceber que é importante que você divulgue o seu negócio na internet, certamente, o seu público estará lá.
Mas, como divulgar gratuitamente meus produtos na internet?
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Crie um site
É possível criar um site com ferramentas gratuitas e sem precisar saber de programação. Você poderá usar o Wix, o Yola ou o Webnode. Todas essas ferramentas são gratuitas e disponíveis em português. Você poderá usar templates prontos disponíveis nas ferramentas ou personaliza-los. Abuse da criatividade na hora de mostrar o seu negócio na internet!
+ Leia o artigo e saiba como usar a internet para fazer sua loja bombar
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Use as mídias sociais
Segundo pesquisa divulgada pela Exame 62% da população brasileira está presente nas redes sociais. A rede social mais acessada é o Youtube, seguido do facebook, depois vem o Whatsapp e o instagram. Em todas essas redes é possível criar conteúdo de forma gratuita, então, crie um conteúdo atrativo.
Você pode usar essas redes até antes de abrir a sua empresa. Você pode divulgar a abertura da loja e os produtos, assim irá despertar a curiosidade dos seus clientes.
No facebook, o conteúdo que chama mais atenção é aquele que vem acompanhado de uma boa foto. Já o Instagram é uma rede social exclusivamente para imagens. Dessa forma, tirar boas fotos dos seus produtos para compartilhar nessas redes sociais pode te ajudar a vender mais.
Para tirar boas fotografias fique atento aos seguintes fatores: tire fotos em um ambiente iluminado, escolha um plano de fundo que favoreça a imagem do produto, passe as roupas. Além disso, escolha um modelo que seja a cara do público da sua loja e use um equipamento de boa resolução.
+ Clique aqui para ler mais dicas de como tirar boas fotos.
B) Use o Marketing boca a boca
Abrir um negócio com pouco dinheiro requer boas estratégias de comunicação que gastem pouca ou nenhuma verba. Uma das estratégias que você pode usar é o marketing boca a boca. Esse tipo de marketing é aquele que faz a sua marca ou empresa ficar “na boca do consumidor”. É o marketing que visa com que os seus clientes se lembrem da sua marca e conversem sobre ela. Confira algumas dicas para fazer um bom marketing boca a boca:
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Tenha um atendimento nota 10
Um bom atendimento é essencial para o negócio, seja ele qual for e se você quiser ficar “na boca” dos clientes é importante ter um atendimento personalizado. Desse modo, ele vai se lembrar da boa experiência e comentar com amigos e familiares sobre a sua loja.
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Use as redes sociais para conversar com o público
Como dissemos anteriormente é importante usar as redes sociais ao abrir um negócio. Além de vender mais, você irá criar um relacionamento com o seu público. Crie campanhas que seus clientes possam compartilhar e marcar outros amigos, assim a sua empresa será lembrada nas redes sociais.
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Destaque os seus diferenciais
Se você está pensando em abrir um negócio, precisa pensar também em um diferencial que agregue valor. Poder ser atendimento, fabricação própria, preço competitivo, personalização, etc.
Se a sua empresa tiver um diferencial será mais fácil de ser lembrada, pois esse atrativo ficará na cabeça do consumidor e ele irá falar sobre isso com amigos e familiares. Por isso, destaque o diferencial do seu negócio!
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Crie autoridade no seu segmento
Uma marca com autoridade é aquela que consegue ser referência no seu segmento. Uma forma de criar autoridade é criar conteúdo sobre o que você vende, por exemplo, se você tem uma loja de roupas, crie conteúdos sobre moda.
Dessa forma, sua empresa será lembrada quando surgir o assunto, criando um marketing boca a boca.
Investindo em um bom planejamento, escolhendo produtos com bom fluxo de vendas, aliado ao bom ponto de venda e uma divulgação assertiva é possível abrir um negócio com pouco dinheiro!
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