Você sabe como fazer seu cliente comprar mais? Vamos dar algumas dicas de mercado que podem ser muito úteis na hora de vender seu produto.
Será que o vendedor pode influenciar na decisão de compra do cliente? A resposta é um sonoro sim! O vendedor de fato tem um papel importante nas escolhas do consumidor e pode até mesmo contribuir para que o cliente compre mais. Muitas vezes, os clientes saem da loja sem comprar nada porque não recebem do lojista ou vendedor a atenção e apoio que esperam.
Em outro caso, desistem de uma compra que está praticamente encaminhada porque não foram bem atendidos. Quer ser um vendedor que sabe turbinar o atendimento e fazer seu cliente comprar mais a ponto de encherem as sacolas? Então continue lendo o nosso post!
Veja 8 truques para fazer seu cliente comprar mais
1. Identifique o perfil do cliente
Um passo importante para vender mais e melhor é conhecer o perfil do cliente e trabalhar em torno desse perfil. Pergunte o que o cliente busca naquele momento, descubra quais as cores e modelagens que ele mais gosta e procure colocá-lo em tentação. Por exemplo, se ele disser que adora calças jeans, mostre as mais belas calças que você tem no estoque.
2. Não ofereça vários produtos ao mesmo tempo
Na ambição de vender muito, você pode acabar não vendendo nada. Ao invés de apresentar vários itens de uma vez e deixar seu cliente confuso, concentre-se em oferecer um produto de cada vez e só passe para a próxima peça, depois que a venda da primeira já estiver garantida. Com isso o processo de venda vai ser mais fluido e você poderá construir sua persuasão de maneira mais sólida.
3. Não fale rápido demais
Você deve se comunicar de maneira clara, objetiva e pausada. Não confunda entusiasmo com fala rápida. Isso pode acabar tumultuando a venda, dificultando o entendimento e deixar os consumidores com dúvidas ainda maiores. Além disso, falar rápido demais transmite uma ideia de vendedor afobado e isso não ajuda em nada no fechamento das vendas.
4. Dê visibilidade aos produtos complementares
Uma ótima estratégia para aumentar as vendas é deixar os produtos complementares à mostra. Vamos supor que você venda um vestido de festa. Se a carteira, a sandália e os demais acessórios puderem ser vistos e provados pelo cliente, você tem grandes chances de fazê-lo levar mais produtos.
5. Não pense só nos lucros
Jamais insista em vender um produto que não ficou bem no cliente. Se o consumidor estiver decidido a levar a peça, realize a venda normalmente. No entanto, se ele estiver em dúvida, apresente outro item que caia melhor nele. Isso vai aumentar a satisfação do consumidor, eleva as chances de recompra, além de servir de propaganda positiva para o negócio. Melhor perder uma venda do que ter o cliente desfilando por aí com um look que não o favorece.
6. Atue como um verdadeiro consultor
Especialmente quando os clientes estiverem desacompanhados, a sua opinião será muito importante. Sendo assim, alie a sinceridade com o bom senso e delicadeza ao emitir suas opiniões. Dê sugestões de uso e combinações, mostre acessórios para complementar o look e preste uma verdadeira consultoria de moda. Isso eleva – e muito – a chance do cliente comprar mais.
7. Diversifique as formas de pagamento e faça promoções
Eventualmente, faça promoções com descontos progressivos e outros incentivos para que os clientes levem mais produtos. Isso ajuda a fazer o estoque girar, além de movimentar o caixa da loja. Além disso, diversifique as formas de pagamento. Oferecer a possibilidade de comprar no cartão em várias parcelas é um estímulo para que os clientes encham as sacolas.
8. Não force a barra
Antes de mais nada, seja respeitoso. Se o cliente sinalizar que não quer ver mais nada ou disser que não pode comprar no momento, não force a barra! Respeitar a decisão do consumidor vai manter as portas abertas para negociações futuras.
9. Fidelize seu cliente
Após a conclusão da venda, mantenha contato com seu cliente através de e-mail, WhatsApp ou qualquer outra rede social. É importante você fidelizar o cliente, sempre se lembrando dele com promoções, novidades e qualquer outra coisa que possa interessar a seu cliente.
E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua rotina de vendas? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar se os seus clientes realmente passaram a comprar mais depois de colocar em prática os truques.
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