O Instagram já ultrapassa 700 milhões de usuários em todo mundo. Só no Brasil são mais de 50 milhões de usuário. Com tantas pessoas conectadas, vai deixar sua Loja de fora? A cada dez hashtags usadas no Instagram, sete são de marcas. Você pode imaginar quantas pessoas poderão ver seus produtos, basta saber usar o Instagram de maneira adequada. Mais de 70% das empresas estão usando o Instagram para interagir com seus clientes. Fique de olho nas dicas que a Feira Shop preparou para você promover a sua Loja no Instagram.
Imagem é tudo
Como diz o velho ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”. O Instagram está aí para confirmar este fato. Quanto mais qualidade nas suas fotos, mais o público vai interagir com sua Loja.
O Instagram é totalmente visual. Por isso as suas fotos e vídeos precisam chamar atenção dos seus clientes e deixá-los encantados com a qualidade. O ideal é escolher um cenário que atraia a atenção dos seguidores, de preferência com uma modelo que tenha o perfil da sua Loja.
Existem alguns editores de imagens gratuitos na internet e o melhor, são bem simples de usar.
Um deles é o Canva. Para quem não é um design profissional e tem interesse em melhorar a identidade visual da sua Loja, este site é ideal.
Nesta ferramenta, você encontra vários layouts prontos, mas você pode manipular as artes e fazer banners, cartões de visita, colocar suas fotos para Instagram e Facebook e escrever a chamada com as promoções do seu negócio.
O Canva tem um banco de dados gratuito com muitas imagens de qualidade. Tudo já está pré-editado no site, você vai apenas “reeditar” os conteúdos da forma que for mais interessante para sua Loja. Para quem não tem experiência com edição, o Canva é a melhor alternativa.
Outra opção para editar imagens de forma gratuita é através do App Snapseed. O App está disponível para Android e iOS. O Snapseed é considerado um dos melhores aplicativos de edição de imagens.
Com ele, muitas funcionalidades estão disponíveis para melhorar a qualidade de suas fotos, como filtros diferentes e variação de efeitos. Aproveite a facilidade deste App e faça suas fotos bombar no Instagram!
Interaja com seus seguidores
O público do Instagram, em geral, é mais acessível a interagir com as marcas. O público curte, comenta, envia direct, menciona as marcas nas postagens e gostam de participar dessas interações.
Mesmo sabendo que muitos Lojistas são os próprios funcionários da sua Loja, a nossa dica é reservar um tempo do seu dia para interagir com seus clientes. Alguns influenciadores digitais recomendam postar conteúdos nos seguintes horários: 02:00, 08:00 e 17:00.
Portanto, observe o horário de publicação que as pessoas mais interagem com o seu negócio e a partir daí, tire um tempinho para conversar com seus clientes:
- Responda os comentários dos seus seguidores.
- Mencione o nome dos seguidores nos comentários.
- Marque os consumidores em algumas publicações.
- Verifique os directs e responda a todas as dúvidas.
Use tags
As hashtags servem como palavras-chaves para que seu conteúdo seja localizado no Instagram. Quanto mais pessoas visualizar seu conteúdo, mais visível fica a sua Loja na internet.
Um post com pelo menos uma hashtag tem 2,6% mais engajamento que conteúdos que não tem nenhum tag. Imagine se você inserir tags pertinentes para seu negócio. Use a tag com o nome da sua Loja e reforce para que seus clientes também usem a marcação do “jogo da velha” com o nome da Loja. Quantos mais pessoas descobrir seu negócio melhor.
Você também pode criar tags para enfatizar alguma promoção, algum conteúdo específico que queira destacar ou algum assunto de interesse. Como já dissemos, são mais de 700 milhões de usuários, seu negócio pode ser visto por muitas pessoas. Use a criatividade!
Anuncie seus produtos
A rede social que está “bombando” no momento tem sido uma das preferidas para você anunciar seus produtos. O Instagram potencializa a presença digital da sua marca. Por isso, anunciar no Instagram é uma boa alternativa.
Os posts patrocinados geralmente têm objetivos de vendas. Esses conteúdos alertam os potenciais consumidores sobre as promoções, as novidades e os lançamentos. Estes anúncios patrocinados tem a alternativa do “botão” que pode ser “saiba mais”, quando o consumidor clica é direcionado a algum site de vendas.
Para veicular este anúncio, é necessário ter uma página no Facebook porque você precisará do gerenciador de negócios do Facebook. Lembre-se: crie vídeos atrativos para suas campanhas, use fotos com boa qualidade, use tags exclusivas e seja original!
Analise suas métricas
O Instagram permite que você visualize os detalhes das métricas de suas postagens. Por exemplo, qual horário os conteúdos foram mais visualizados, quais cidades, idade e sexo do público que interagiu com o conteúdo.
E outros detalhes que são importantes para que você possa pensar em novos conteúdos. Reserve um tempo para verificar os dados analíticos. As próximas estratégias poderão ser direcionadas de forma mais assertiva para seu público quando você passa a entendê-las:
- Taxa de aumento de seguidores.
- Cliques nos links.
- Comentários.
- Dias e horários que o público interage mais.
- Número de pessoas que tiveram contato com sua publicação.
Gostaram das dicas da Feira shop? Agora que você já conhece cinco dicas para promover seu negócio no Instagram, mãos à obra e bons negócios! Ah, não se esqueça de deixar abaixo seus comentários.
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Faz um post de como registrar link direto para whatsapp. Porque esse post de Instagram para moda foi ótimo!