Conheça mais sobre estratégias de marketing e táticas de vendas para você aplicar em sua loja e melhorar seus lucros em qualquer época do ano.
Quem deseja vender mais mesmo no início do ano precisa ficar atento a algumas estratégias de marketing. Não precisa ser nada muito elaborado ou difícil de realizar. A ideia e prestar atenção nos detalhes para fazer a loja ficar cheia e converter todo esse púbico em clientes. Com as dicas que separamos você vai conquistar novos clientes e fazer os antigos ficarem cada vez mais fiéis.
Conheça seus clientes
Verifique o histórico de compras, analise aquilo que tem muita saída e perceba quais são os produtos que não esquentam na vitrine. Aposte naquilo que já caiu no gosto das pessoas e faça com que esses produtos sejam o chamariz para o cliente entrar na loja. Repare também quais são os horários que os clientes se sentem mais propícios a comprar. Muita gente aproveita o horário de almoço para olhar as novidades, outros preferem visitar logo após o trabalho. Esteja a postos com sua equipe para atender esse fluxo de pessoas.
Invista na pronta entrega
Quando uma cliente entra na loja falando que quer um short azul exatamente igual a que a sua colega comprou, não dá para falar que não tem. É impossível ter muitas peças do mesmo produto no estoque, mas tenha sempre algumas peças-chave para a pronta entrega. Priorize as tendências da estação e aquilo que você já observou que tem muita saída. Quando o cliente chega querendo uma peça específica aumentam muito as chances de venda e você ainda pode aproveitar para vender outro produto.
Tenha um cadastro de clientes
Tenha um cadastro objetivo com os principais dados de seus clientes. Isso facilita na hora do pagamento e ajuda na hora de divulgar promoções por e-mail ou SMS. Esse cadastro também serve para você oferecer produtos direcionados. Se você perceber que no histórico de compras da cliente tem muitos vestidos de verão, quando chegar novas peças, mande uma mensagem direcionada convidando-a a conhecer os novos produtos.
Marketing pessoal
Quem vende precisa usar os artigos da loja. Isso por si só já é uma propaganda. Na hora que o cliente ficar em dúvida, você sabe falar exatamente se o tecido é fresquinho e se é fácil de lavar. Além de usar as roupas da loja, é importante cuidar da aparência de forma geral: estar bem maquiada e penteada, com roupas no tamanho adequado e jamais atender a nenhum cliente enquanto estiver comendo.
Garanta preços competitivos
Quem pesquisa e aproveita as promoções dos fornecedores sempre pode oferecer um preço mais competitivo para os clientes e vender mais. Ande e pesquise muito para oferecer produtos com bom preço e excelente qualidade aos clientes. Assim, é possível criar até brindes para fazê-los entrar na loja. Parece uma bobagem, mas é só falar que a loja está oferecendo um brinde para clientes que comprarem mais de R$100, por exemplo, para as portas ficarem cheias. Não precisa ser brinde sofisticado, pode ser desde um cupcake até uma presilha de cabelo.
Use as mídias sociais
Quem não tem muito recurso para investir em propaganda em larga escala, precisa saber muito bem explorar todas as possibilidades que as mídias sociais oferecem. Estratégias de marketing via Instagram e Facebook estão sendo muito bem usadas por lojistas que sabem encher os olhos de seus clientes. Assim que as novas peças chegam, basta postar uma foto em boa qualidade para chover mensagens perguntando sobre preço e condições. Além de falar de seus produtos, vale conquistar a confiança da clientela postando dicas para conservação de roupas, as tendências da próxima estação e sugestões de looks para ocasiões especiais. Basta aproveitar!
E você, já segue alguma das nossas dicas? Faz alguma estratégia que funciona muito bem, mas não citamos? Comente com a gente já!
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