Quem tem uma loja ou está pensando em começar um negócio no comércio precisa ficar atento ao marketing. Você se lembra daquela expressão: “A primeira impressão é a que fica”? O marketing no ponto de venda te ajuda a encantar o cliente nessa primeira impressão e a vender mais! Neste texto, vamos te dar dicas fundamentais e fáceis para aplicar em sua loja!
Você vai ler:
- O que é Marketing de Ponto de Venda?
- Escolhendo um Ponto de Venda estratégico
- Comunicação Visual
- Decoração e ambientação
- Merchandising, manequins e vitrines
Leia também:
6 motivos para abrir uma empresa
O que é Marketing do Ponto de Venda?
Possivelmente você já ouviu falar nesses dois termos “marketing” e “ponto de venda”, mas o que eles significam exatamente?
Marketing é um conjunto de ações que uma empresa executa para se posicionar diante do mercado, relacionar com o público, planejar estratégias que agreguem valor aos seus produtos ou serviços e vender mais.
O significado de Ponto de Venda é bem fácil de assimilar. Ponto de Venda — também pode ser chamado simplesmente de PDV — é o local em que são expostos produtos para a venda, é o espaço da sua loja.
O Marketing no Ponto de Venda (PDV) é uma das estratégias mais antigas e mais usadas pelo varejo. Esse tipo de marketing engloba todas as estratégias de comunicação que você faz na parte física da sua loja para promover os produtos para venda. Um resultado muito comum dessas ações é que a sua loja comece a vender mais.
Para quem vai montar um negócio é essencial escolher um bom ponto de venda, você deverá escolher um local que seja estratégico. No próximo tópico, listamos algumas dicas que devem ser observadas antes de definir aonde será o seu PDV.
Escolhendo um Ponto de Venda estratégico
O marketing no ponto de venda começa no momento da escolha do local de sua loja. Apesar dos consumidores fazerem pesquisas prévias na internet antes de efetuarem as suas compras, a maioria deles tomam a sua decisão de compra no ponto de venda.
Além disso, o PDV tende a influenciar bastante as compras por impulso. Segundo uma pesquisa divulgada pela Veja, 60% dos consumidores fazem compras por impulso, com esses dados percebemos o quanto é importante que a sua loja seja atrativa e fisgue o consumidor. Além disso é importante:
– Conhecer o perfil do seu público
O perfil do público é uma das primeiras coisas que você deverá observar antes de escolher um ponto de venda. Observe a faixa etária, sexo e perfil socioeconômico. Depois dessas observações, escolha um local que esse público costuma frequentar, assim você não terá trabalho em atraí-los.
Na Feira Shop, por exemplo, o público feminino representa 95% dos nossos clientes, além disso, a idade dessas mulheres é bem variada, passando por todas as faixas etárias.
Escolha um local com bom fluxo de pessoas
Depois de escolher um local que tenha o seu público-alvo é importante certificar-se de que esse lugar seja movimentado, possua uma clientela fiel e esteja localizado em um ponto estratégico.
A Feira Shop é um exemplo de lugar com fluxo intenso de pessoas. Cerca de 1 milhão de clientes transitam pelos nossos Centros Comerciais por mês e esses consumidores vão em média 2 vezes ao mês em nossas lojas. Além disso, todas as Feiras estão localizadas em pontos estratégicos. Clique aqui para saber a localização dos nossos Centros Comerciais.
Agora que você já aprendeu o que é marketing de ponto de venda e leu sobre a importância de escolher um local estratégico para o seu negócio, vamos falar sobre as ações de marketing que você poderá adotar dentro da sua loja para vender mais.
Marketing na comunicação visual
Comunicação visual é todo tipo de mensagem transmitida visualmente, pode acontecer em forma de imagens, vídeos, fotografias, etc. Em uma loja os principais itens de comunicação visual são: placa/fachada da loja, placas internas indicativas, papeis de parede, comunicados, dentre outros. O mais importante desses itens é a placa da sua loja, ela precisa transmitir o conceito que a sua empresa deseja passar para os clientes.
Na maioria das vezes, a placa é composta pela logo da loja e alguns outros elementos de identidade visual da marca e essa é uma boa estratégia de marketing, pois é uma forma de fixar a imagem da marca na cabeça dos clientes e isso pode te ajudar a vender mais. Uma placa com muitas informações pode tornar-se algo confuso e de difícil assimilação para os consumidores, garanta que ela seja legível, nítida e bonita.
Na comunicação visual você poderá ainda colocar um papel de parede em sua loja. Aproveite para inserir imagens que remetam aos consumidores ou frases de incentivo às compras.
Na Feira Shop, por exemplo, temos um profissional de designer gráfico especialmente para produzir a placa da loja para os novos lojistas. Fazemos a criação, a impressão e a instalação da placa.
Aplicando o Marketing na Decoração e Ambientação
Agora que você já sabe que uma das estratégias de marketing de ponto de venda é ter uma boa comunicação visual, vamos para outro item muito importante: a decoração.
A decoração da sua loja inclui os móveis, espelhos, provadores e outros itens que você poderá incluir. A seguir, confira uma lista de dicas especiais para não errar:
– Crie um espaço confortável para os seus clientes
Qualquer ação de marketing no ponto de venda deve ser feita pensando no cliente e a decoração não deve ser diferente. Pense em itens de decoração que garanta conforto para os consumidores. Você pode optar por colocar puffs, pequenas banquetas, dentre outros.
– Tenha um provador funcional
Se você tem uma loja de roupas, independentemente do espaço é recomendado que você tenha um provador. Deixe-o sempre organizado, com espelhos e cabides para pendurar as roupas.
– Escolha móveis que sejam a cara da sua loja
No momento de escolher móveis, faça escolhas que agradem aos olhos e sejam parecidas com o conceito da sua loja. Se você tem uma loja de roupas para bebês, por exemplo, indicamos cores mais leves para ficar harmonioso com o universo dos pequeninos.
Marketing no PDV: Merchandising, manequins e vitrines
Em marketing de PDV, merchandising tem a ver com a forma que você apresenta, transmite informações e organiza os produtos em sua loja. O merchandising é uma ferramenta do marketing que você deve utilizar para vender mais.
Vamos à um exemplo…
Você já reparou que os supermercados fazem algumas prateleiras específicas em volta dos locais destinados às filas dos caixas? Nessas prateleiras normalmente são colocados produtos que podem interessar diversos públicos e não demandam um longo tempo na decisão de compra, por isso são produtos também de baixo custo. Em supermercados, normalmente são colocados salgadinhos, balas, doces, etc. A intenção é que enquanto o consumidor espera na fila do caixa, ele possa se interessar por algum produto e acabe efetuando a compra por impulso.
Essa é uma das formas de aplicar o merchandising: colocar os produtos estrategicamente posicionados de forma mais atrativa. Dessa forma, irá aumentar a visibilidade do item e despertar o interesse do consumidor para comprá-lo.
Mas, como aplicar o merchandising em uma loja de roupas?
Você deverá usar os móveis, manequins e vitrines a seu favor. Na escolha de móveis, invista em cabideiros e araras que privilegiem a exposição das peças. Nada de deixar roupas amontoadas ou bagunçadas. Deixe menos uma peça de cada modelo de roupa à vista dos clientes.
Os manequins são muito estratégicos em marketing de PDV. Afinal, o cliente que vê a roupa no manequim, facilmente já se imagina com ela, então é muito mais fácil despertar o interesse desse consumidor. Mas, lembre-se de colocar os manequins em um local que não atrapalhe a passagem dos clientes.
As vitrines também são uma ótima opção para aplicar o merchandising em sua loja. Organize a vitrine exibindo as novas coleções e coloque as suas peças em destaque. É importante que a vitrine seja iluminada, harmoniosa e esteja em um ponto que dê bastante visibilidade. Outra dica importante para trabalhar o marketing de ponto de venda nas vitrines é renová-las de tempos em tempos. Além disso, lembre-se de manter nelas somente produtos que possuam uma quantidade maior em estoque.
Confira outras vantagens:
- Exposição dos produtos antes do cliente entrar na sua loja.
- Exibição dos seus produtos antes dos concorrentes.
- Aumento de clientes e possibilidades de vender mais.
A Feira Shop sabe da importância da vitrine para promover mais vendas e aumentar a visibilidade, por isso, os nossos lojistas contam com a possibilidade de ter seus produtos expostos em nossas vitrines e colocar as suas peças em destaque nas principais ruas de Belo Horizonte e Região. Além disso, os nossos parceiros também dispõem de espaços em corredores estratégicos da Feira para expor manequins com os seus produtos.
Gostou das dicas?
Não perca tempo e comece a aplica-las em sua loja!
Para saber como ter a sua loja na Feira Shop, clique aqui e converse com um consultor de negócios pelo whatsapp ou entre em contato pelo número (31) 99508-7700.