Você tem um negócio de roupas, mas nunca parou para pensar “quanto vale o meu negócio? ” Pois é, é muito importante para o gestor entender o valor de sua marca no mercado para adquirir investimentos e criar as estratégias necessárias para alavancar o negócio.
Como administrar o meu negócio?
Pensando nisto, preparamos um guia prático com alguns pontos que devem ser considerados para você avaliar o quanto sua empresa vale. Confira a seguir:
Lucro
A avaliação de seu negócio deve começar pelo lucro. No entanto, vale ressaltar que muitos empresários não priorizam uma contabilidade bem planejada e grande parte deles não tem o conhecimento preciso dos últimos balanços.
Por isso, não deixe tudo sob a responsabilidade de seu contador, por mais que você confie nele. É importante que você tenha conhecimento das informações contábeis de sua empresa para você ter o devido controle do caixa e de todas as contas, evitando assim problemas desnecessários com a Receita e estabelecendo melhores condições de analisar o quanto vale o seu negócio.
LEIA TAMBÉM:
Passivo
É necessário fazer uma definição adequada dos passivos para determinar da melhor forma o valor para o meu negócio? Sim! Por isso, ao fazer a avaliação de sua empresa de roupas, não se esqueça em nenhum momento das dívidas tributárias, trabalhistas e fiscais. Isso porque os cálculos desses pontos vão auxiliar o empresário a definir a saúde financeira da companhia.
Ativo
O ativo é um item muito importante na hora de avaliar seu negócio, pois o medidor é o que pode ser criado ou adquirido e pode render ganhos, ou seja, se tornar uma fonte de renda. O ativo contribui na hora de elevar o poder aquisitivo da companhia.
Vale lembrar que os ativos bons são os que retornam dinheiro com menor esforço. Por exemplo, uma casa seria um ativo e é adquirido com o objetivo de venda ou locação.
Portanto, na hora de avaliar “quanto vale o meu negócio“, definir quais são os bens ativos da loja vai ajudar a agregar valor ao seu empreendimento.
Clientes
Uma quantidade maior de consumidores define a atração do seu negócio. Saiba que quanto maior a abrangência na região, além de influência, maior valor sua companhia terá. Isso porque ao ter mais consumidores e em várias regiões, a empresa diminui os riscos de quebrar, podendo suprir suas necessidades em localidades distintas.
Por isso, entenda a necessidade de seus consumidores e qual a relação dele com sua marca. Qual a relevância da sua empresa para ele. Assim, você vai saber se quando ele precisar comprar, sua loja será lembrada e será referência.
Marca
O valor atribuído a uma marca vai de acordo com sua visibilidade no ramo. Esse item é bastante complexo, já que essa questão compreende toda uma análise de mercado, além do fundo de comércio e o alcance geográfico da ação. Ou seja, para melhor compreensão, quanto mais a marca é ligada ao consumidor, mais valor ela tem. E quanto menos visibilidade entre os clientes, menos valorizada é.
Para o empreendedor que deseja fazer a correta avaliação do negócio, é importante não se embasar em dados intuitivos, pois isso pode levar a grandes erros e percepções. Se você pretende fazer um cálculo mais preciso, a ideia é contar com a ajuda de um profissional da área que terá conhecimentos mais específicos sobre o ramo da companhia.
Estoque
Todo negócio que trabalha com vendas possui um estoque de seus produtos. Este estoque deve ser organizado estrategicamente, pois ter produtos a mais ou a menos nele pode ser extremamente prejudicial para sua loja.
Fazer uma boa gestão do estoque é essencial para que seu negócio dê certo e não tenha prejuízos e, um ponto essencial nesta gestão é saber quanto vale o seu estoque, medi-lo é o primeiro passo para uma administração eficiente dele.
Existem duas formas de ser feita: a primeira é o método convencional e simples. Vá ao estoque e enumere o que há lá, fazendo o inventário dos produtos — isto pode ser feito semanalmente, diariamente ou até mesmo duas, três vezes por dia, dependendo do tamanho da loja de roupas e da rotatividade das vendas.
A segunda forma é realizada de forma automatizada, através de um software que esteja integrado com o sistema de vendas da loja. Assim, cada vez que uma peça da loja for vendida, o software irá registrá-la e atualizará o estoque. Este é o momento estratégico da gestão de estoque.
Diante de determinadas situações é preciso tomar atitudes certas para aumentar o giro de estoque e não correr o risco de ter prejuízos com peças que não foram vendidas e que não poderão ser reaproveitadas posteriormente. Ter esta visão estratégica é importante também para saber quais peças estão faltando — não perdendo ótimas chances de finalizar novas vendas.
Então pergunte-se: “estou pronto para gerenciar o meu negócio de forma eficiente?” Já sabe quanto vale o seu, ou como anda todos os departamentos? Compartilhe com a gente e continue lendo nossos posts!
3 Comentários
Deixe um comentário
Você deve estar logado para postar um comentário.
Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
Bom trabalho!!
Olá, Osvaldo!
Que bom que gostou do conteúdo! Continue acompanhando o nosso blog!
Fiquei contente que você gostou! Continue acompanhando o nosso blog!