Como ser um bom vendedor
No processo de venda, vários fatores devem ser levados em consideração. Desde as características apresentadas pelo atendente, até as condições do local. A principal atividade de um profissional de vendas, é criar um relacionamento com o consumidor. Desta forma, você estará garantindo o retorno dele à loja e também a credibilidade da sua marca/empresa, além é claro de estar no caminho de ser um bom vendedor.
Fortaleça suas vendas
Pense bem: um potencial consumidor chega em sua loja, muito interessado em um produto que está exposto na vitrine, mas o funcionário que está em atendimento naquele momento, não oferece cordialidade e atenção ao cliente, informa o valor da mercadoria e depois começa a organizar as vitrines ou continua arrumando o balcão.
O cliente então, olha mais uma vez o produto, o procura pela loja, para quem sabe, poder experimentar ou ter outra experiência com a peça, mas o vendedor não esboça muito entusiasmo. O cliente então, vai embora.
A situação descrita, é um exemplo claro de uma venda perdida. Pois, por mais que a princípio o atendente não oferecesse a atenção necessária, depois, novamente, ele teve oportunidade de oferecer o produto, mas desperdiçou.
É preciso frisar que neste caso, o cliente já entrou na loja com o interesse nítido. Mas esta mesma situação pode ocorrer quando o consumidor é atraído para a loja pelo design do ambiente, por indicação de alguém ou simplesmente por estar passando em frente, ou seja, necessita de mais alerta ainda por parte do funcionário da loja, pois ele precisa convencer o cliente a entrar, permanecer e comprar no estabelecimento.
Otimize seu negócio
Por esta razão, é essencial investir em treinamento de pessoal, gestão de equipe e liderança. Este foi um exemplo de contato físico, mas este mesmo contexto também poderia acontecer em um site, pelo telefone, pelas redes sociais ou aplicativos. Afinal, quando procuramos por uma loja ou produto, sempre temos o objetivo de receber todas as informações, ser bem atendido ou até mesmo conseguir condições especiais de pagamento. Pensando nisto: listamos alguns pontos primordiais para aperfeiçoar o seu negócio ou começa-lo com o pé direito.
Gestão de pessoas
Treine sua equipe! Quando contratar um funcionário, mostre a ele um perfil de seus principais consumidores e as expectativas deles com a sua loja. Incentive seus colaboradores a conhecer melhor os produtos oferecidos e como eles podem apresentar os diferenciais do seu negócio. Desta maneira, você estará promovendo um treinamento, desenvolvimento e progresso não só dos seus funcionários, que se sentirão mais motivados, mas também do seu estabelecimento e consequentemente do seu lucro.
Tenha iniciativa
Aposte em inovação e criatividade. Pesquise as tendências do seu segmento e o que as pessoas esperam dele. Ao conhecer o seu público, busque atender as necessidades dele. Assim, sua loja se tornará uma referência, sendo indicada, divulgada e mais procurada pelos interessados em produtos do segmento.
Seja persistente e entusiasmado!
Você, mais do que ninguém, precisa acreditar no seu negócio. Lembre-se sempre dos motivos de que te fizeram escolher tal segmento, das pessoas que já confiaram no que você tinha para oferecer e em todos os obstáculos vencidos até ali. Um bom vendedor sempre tem brilho nos olhos e acredita no que está ofertando. É necessário ter foco e convicção de que você está no lugar certo e com as pessoas certas. Claro que, não adianta insistir em um produto que não traz muito resultado. Para isso, pense em novos caminhos e outras soluções. Afinal, resiliência é bem diferente de teimosia, não é mesmo?
Conheça o seu produto
Para ter sucesso nas vendas, nada melhor do que conhecer o seu produto. Saiba do que está falando, domine as características e como suas mercadorias podem atender às expectativas e necessidades dos clientes. De nada adianta ter persuasão e saber se expressar bem, se você pouco conhece sobre o que está oferecendo. Mostrando conhecimento e experiência, você se torna relevante, aumentando às chances de conversão.
Busque especialização
Você pode ir muito mais longe se aprender um pouco mais! Tenha capacitação técnica, procure cursos ou treinamentos na sua área. Para estudar e se capacitar, você não precisa de muito dinheiro ou tempo. Você pode se informar através de sites, revistas, vídeos, tutoriais e muitos outros meios, contribuindo ainda mais para sua trajetória de bom vendedor.
A tecnologia está a seu favor!
Hoje a clientela está cada vez mais exigente! Justamente porque já percebeu que os produtos estão mais acessíveis, que é mais fácil encontrar o que precisa e onde encontrar. Com as redes sociais, site, aplicativos e todas as ou tras ferramentas que o meio digital possibilita, ficou muito mais fácil satisfazer as necessidades do público.
Ele procura na internet e em poucos segundos tem todas as informações de preço, cor, onde comprar (ou até já faz a compra), telefone, loja disponível, modelos e tudo mais. Então, use isto a seu favor! Esteja presente onde o seu cliente está presente também. Crie contas para sua loja nas redes sociais, otimize o seu site, divulgue seu produto e crie relacionamento com seu consumidor. Esta é uma forma do seu público sempre ter acesso às novidades e diferenciais do seu negócio!
Saiba como ter sucesso nas vendas
A Feira Shop disponibiliza no site uma série de conteúdos para você gestor, vendedor e administrador. No site, é possível entender mais sobre vendas, marketing, logística, gerenciamento de negócios e legislação do mercado. Todos os conteúdos são atualizados para contribuir da melhor maneira para a sua empresa e estabelecimento. Além disso, se você deseja abrir uma loja e começar o seu negócio, lá é o local ideal.
Saiba como ter um ponto estratégico para as suas vendas, como aumentar o seu lucro, quais segmentos tem o seu perfil vendedor, as primeiras etapas do processo burocrático, como usar a internet e outros canais de comunicação para divulgar as suas mercadorias.
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