Na hora de montar sua loja, é preciso prestar atenção em diversos detalhes. Um deles que pode passar despercebido é a organização de cores na decoração. Para ajudar nisso, que tal utilizar a psicologia das cores nas vendas? Principalmente no mundo da moda, as cores influenciam na decisão final do cliente. Confira no post de hoje o significado das cores nas vendas e escolha as certas para obter sucesso em sua loja, seja ela física ou virtual!
Cores primárias
O vermelho traz sensação de energia e de vigor. É uma cor ativa, apaixonante, energética. Ela impulsiona ações, traz confiança, aumenta a paixão e a intensidade dos pensamentos, sentimentos e ações. Ajuda a atenuar a insegurança e a ansiedade.
Ela é perfeita para dias de promoções arrasadoras, queima de estoque, enfim, para toda ação que tente motivar seu cliente a agir rapidamente naquele momento.
Já o amarelo reflete otimismo e alegria. É uma das cores mais brilhantes e estimulantes a falar. Também ativa o sentimento de esperança, além de aumentar a concentração e atenção.
Cai muito bem se a sua loja for do ramo de alimentos e também entretenimento e diversão, ou seja, em roupas temáticas, como gamers, cultura japonesa, cinema, entre outras.
E, por último, o azul traz a sensação de segurança e tranquilidade. Ele também ajuda a aumentar a criatividade e remete a espiritualidade. Ideal para momentos iniciais da loja, em que você precisa conquistar a confiança do seu cliente.
Cores secundárias
O laranja é uma cor de equilíbrio, vibrante e que remete a energia. Ele remete ao calor, excitação, animação, agitação, alegria. Pode não ser tão forte como o vermelho, mas também traz este efeito. Ele pode ser usado para influenciar os clientes a fazer compras imediatas, ajudando a potencializar a venda de produtos pouco conhecidos.
O verde traz sensação de esperança e rejuvenescimento. Está diretamente associada à saúde e tranquilidade. Ajuda a acalmar e aliviar o stress. Se o seu negócio tem um ar mais zen, é uma ótima pedida.
Por passar sensação de confiança, é muito utilizado no e-commerce no botão “comprar”. Por isso destaque esta cor próximo ao caixa para que seu cliente não desista da compra por achar que ela foi irracional ou impulsiva, incentivando-o a concluí-la.
Já o roxo traz sensação de riqueza, está diretamente ligada com nobreza e sucesso. Tal como o verde, também traz uma ligação com a espiritualidade. Ele estimula a criatividade e a resolução de problemas. Utilize-o se a sua loja for voltada para um público-alvo com maior poder aquisitivo e também caso ela possua uma temática mais mística.
Cores Neutras
Marrom, cinza, bege, preto, branco e o famoso nude são os exemplos mais clássicos de cores neutras. Elas são práticas e elegantes. As cores neutras podem ser combinadas com cores mais quentes e deixar o ambiente mais atrativo.
Comercialmente, o preto é sinônimo de sofisticação, nobreza, poder e confiança. Muitos ambientes têm um estilo de decoração mais prático. O branco é um clássico que remete a harmonia e leveza.
O marrom é uma cor mais conservadora. Mas, no inverno, trazer uma decoração com manequins vestindo casacos marrons combinados com uma peça branca deixa o look bem atrativo e poderá chamar atenção dos clientes.
Já o cinza é uma cor bem versátil, mas se não souber mesclar com outros tons pode trazer a sensação de tristeza e baixa energia.
A psicologia das cores nas vendas
Como as cores influenciam nas vendas
- Reconhecimento da marca
As cores influenciam a confiança do seu cliente aumentando em 80% a visibilidade da marca. - Razão de compra
85% dos consumidores colocam a cor como a principal razão de compra de um determinado produto.
O aspecto visual
As cores influenciam na promoção de produtos
- O aspecto visual é um dos pontos mais importantes no lançamento de novos produtos.
- Cerca de 93% dos consumidores são influenciados a comprar somente pela atratividade das cores.
A psicologia das cores e os CTAs (chamada para Ação)
O Lojista que também trabalha com Loja Virtual precisa testar qual a cor do botão trará mais resultado para o seu negócio. Identificar o significado da psicologia das cores nas vendas online também influencia na decisão de compra dos consumidores.
- Amarelo: Estimula o otimismo. Usado para chamar atenção de uma oferta.
- Vermelho: Desperta o senso de urgência. Usado para promoções. Quando o Lojista precisa de uma ação rápida do consumidor.
- Laranja: Estimula o entusiasmo. Muito usada para inscrições e vendas.
- Verde: Remete a estabilidade. Transmite o sentimento de renovação. Muito usado em sites com temas ambientais.
- Preto: Provoca o senso de poder. Usado para vendas de produtos de alto valor.
- Azul: Incita a sensação de segurança. Muito usado em sites de negócios.
As cores atraem e influenciam consumidores
A psicologia das cores atraem e influenciam, mas é importante compreender as características de personalidade do público consumidor para definir a cor usada na oferta e intensificar as vendas:
- Consumidores compulsivos: Laranja, azul e amarelo são cores que despertam o senso de urgência nos consumidores. Elas são muito usadas por empresas varejistas ou empresas que trabalham com alimentação.
- Consumidores racionais: Verde e azul atraem os consumidores racionais. Essas cores atraem consumidores com renda fixa. São cores muito usadas por instituições financeiras.
A psicologia das cores nas vendas
Veja o percentual de cores mais aceitas pelo público
Cores que as Mulheres mais gostam:
- Azul: 35%
- Roxo: 23%
- Verde: 14%
- Vermelho: 9%
- Preto: 6%
- Laranja: 5%
- Marrom: 3%
- Amarelo: 3%
- Cinza: 1%
- Branco: 1%
Cores que os Homens mais gostam:
- Azul: 57%
- Verde: 14%
- Preto: 9%
- Vermelho: 7%
- Laranja: 5%
- Cinza: 3%
- Marrom: 2%
- Branco: 2%
- Amarelo: 1%
Psicologia das cores na decoração da sua loja
As cores das paredes para você decorar sua loja precisam ser bem pensadas. As cores podem estimulam áreas do cérebro das pessoas promovendo diversos tipos de sensações, como tranquilidade, por exemplo.
Pense em que tipo de cor mais agradaria o seu público. Vai optar por papel de parede ou tecido? Há estampas para todos os gostos, como flores, paisagens, estampas em degrade e desenhos mais neutros.
Mas, não se esqueça: a cor também precisa combinar com o estilo do móvel que você pretende colocar na sua loja. Assim o ambiente fica com um visual mais harmônico e agradável. Use a psicologia das cores com sabedoria na arquitetura da sua loja.
É muito importante entender bem as estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu negócio.
As cores vão muito além da decoração. Elas influenciam no emocional das pessoas e podem aguçar a sensação de fome, tranquilidade, empolgação, poder e outras sensações.
Para escolher a cor ideal para o design da sua loja é preciso conhecer bem seu público-consumidor, idade, classe social e estilo de vida para sabe usar a psicologia das cores e não errar na escolha da cor.
Assim sua marca terá as cores mais assertivas. Portanto, pense bem antes de começar a comprar os objetos de decoração. As cores podem influenciar em 90% as decisões de compra por impulso.
Seres humanos reagem a estímulos o tempo todo. Eles podem não determinar nossas decisões, mas somo influenciados sim pelo ambiente. Por isso a escolha de determinadas cores pode ajudar de fato o cliente entrar na loja, confiar na marca e fazer uma compra em promoção, por mais impulsivo que ele possa parecer.
Portanto fique de olho nesses detalhes ao planejar a decoração da sua loja e ao montar as vitrines do seu estabelecimento. Eles podem ser fundamentais para chamar atenção da sua clientela e obter muito mais vendas! Depois de entender a psicologia das cores nas vendas, faça uma divulgação de qualidade para sua loja.
Psicologia das cores nas vendas
Combinações de cores nas mensagens publicitárias
- Azul e branco: Sensação de paz. Demonstra segurança e estabilidade.
- Azul e vermelho: Estimula a espiritualidade.
- Azul e preto: Não é muito indicada por desvalorizar a mensagem publicitária.
- Vermelho e verde: Usado em publicidade agrícola.
- Vermelho e amarelo: Eficaz na publicidade. Dependendo do uso causa insatisfação.
- Amarelo e verde: Útil na publicidade, principalmente se usar com outras cores.
Psicologia das cores nas vendas: os efeitos das cores no cérebro
- Branco: Pureza, calma.
- Cinza: Ausência de energia, indecisão.
- Preto: Mistério, poder.
- Azul: Tranquilidade, produtividade.
- Verde: Harmonia, naturalidade.
- Amarelo: Alegria, energia.
- Laranja: Alegria, diversão.
- Vermelho: Atenção, emoção, sexualidade.
- Rosa: Feminilidade, delicadeza.
- Roxo: Ganância, mistério.
- Marrom: Conservadorismo, estabilidade.
As cores utilizadas por algumas empresas
- Roxo: Imaginação, sabedoria – Yahoo, GNT
- Azul: Confiança, segurança – Sebrae, Intel
- Verde: Crescimento, saúde – O Boticário, Herbalife
- Cinza: Neutralidade – Apple
Psicologia das cores nas vendas: significados e aplicações
- Roxo: Religiosidade, boa intenção – tratamentos alternativos, Yoga.
- Verde: Educação, aventura – turismo, medicina, recursos humanos
- Branco: Pureza, frescor – odontologia, ciência
- Marrom: Finanças, segurança – construção, financiamento
- Laranja: criatividade, juventude – alimentação, entretenimento
- Vermelho: Romantismo, fome – alimentação, emergência
Psicologia das cores nas vendas: palavras que impulsionam as compras
Além de entender o significado das cores é preciso saber quais palavras são mais adequadas na hora de pensar na publicidade, principalmente para quem vende no ambiente online.
- 60% das pessoas ficam mais dispostas a comprar quando leem a palavra “garantido”.
- 52% das pessoas estão mais propensos a entrar nas lojas quando vê a palavra “promoção” em destaque
E você, utiliza a psicologia das cores nas vendas a favor da sua loja? Conte para gente como você faz para decidir as cores da sua nova vitrine e da decoração!
2 Comentários
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Boa noite, fiquei surpresa em ler esse artigo sobre a psicologia das cores. Não sabia que as cores pudessem influenciar as vendas de uma loja. De qualquer forma anotei algumas dicas para usar, obrigada!
Oi Marilene, fantástico não é mesmo? As cores influenciam sim nas vendas e nada melhor que usar a psicologia das cores em nosso favor. Aplique o que aprendeu na sua loja e boas vendas!