A Segmentação de Mercado é uma alternativa para se destacar da concorrência vendendo produtos exclusivos para um grupo específico de pessoas. Existem muitas vantagens em escolher nichos específicos de mercado. Um deles é que você vai trabalhar públicos mais qualificados. Além disso, você terá mais facilidade para divulgar seus produtos e serviços. A internet trouxe muita concorrência, em contrapartida, um mundo de possibilidades para a sua escolha. Vender para grupos específicos, pode ser bem mais fácil e lucrativo. Uma empreendedora tinha dificuldades em encontrar calçados tamanho 33/34. Ela passou então a vender sapatos com numeração pequena e se destacou no mercado. Qualquer um pode vender sapato, mas ela soube escolher um público específico e garantiu o diferencial do seu trabalho.
Segmentação de mercado: Veja as nossas dicas de nichos de mercado
Com a tendência dos negócios de atuar cada vez mais com segmentos voltados para as necessidades de determinados clientes, muitos empreendedores visualizam mercados com menor concorrência e nichos poucos explorados do comércio. Será preciso pensar bem qual o nicho escolher, para que suas ações estratégicas de vendas sejam corretamente direcionadas e você possa alcançar o sucesso desejado.
Existem alguns mercados muito saturados. Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, veja as dicas da Feira Shop de segmentos de mercado que estão em alta.
Plus Size
Durante muitos anos o mercado varejista não dava a atenção especial ao público plus size. Mas, o comportamento do consumidor mudou e este público passou a transformar seu estilo, usando uma moda mais versátil. Foi aí que esta segmentação de mercado, o plus size, ganhou forças nos últimos anos e ainda se destaca como um mercado muito promissor. Segundo a inteligência de Mercado (IEMI), este setor cresceu 2,9%. Hoje existem modelos plus size fazendo o maior sucesso, principalmente na internet. Várias blogueiras também passaram a entender melhor este público e criar conteúdos relevantes para este mercado. Na contramão da tendência, a cantora Anita trouxe modelos plus size em seus clipes e shows. O panorama deste mercado é positivo. Essas mulheres já mostraram o quanto são lindas e empoderadas.
Calçados, tamanhos especiais e ortopédicos
Qual é a mulher que não gosta de sapato? Acho difícil ter alguma. Mas, mesmo aquelas que compram em menor quantidade, prezam por conforto e elegância. Como já começamos a falar na introdução, mulheres que calçam tamanhos especiais ainda tem um pouco de dificuldade em encontrar calçados. Chamamos de tamanhos especiais a mulher que calça 32/33/34 ou 41/42. A moda inclusiva também é uma segmentação de mercado muito promissora. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 45 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência. Destes, 25 milhões são mulheres. Muitas pessoas precisam de calçados anatômicos, com uma palmilha diferenciada em razão de joanetes ou algum tipo de deficiência.
Suplementos
O brasileiro tem corrido atrás de mais qualidade de vida. Com isso, o mercado de suplementos deu uma aquecida nos últimos anos. Aminoácidos, proteínas, energéticos, são vários os produtos procurados por quem quer manter o corpo saudável. Este é um nicho de mercado excelente para que tem intenção de começar um novo negócio. Afinal, o Brasil é o segundo maior país com números de academias em todo mundo, só fica atrás dos EUA. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos informou que 54% dos brasileiros consomem algum tipo de suplemento, seja ômega 3, fibras ou minerais.
Brechó
Antigamente o brechó era visto como um comércio que só vendia peças muito antigas, fora da moda e padrão. Hoje, os brechós estão revolucionando o mundo da moda. A sustentabilidade tem inovado o mundo fashion. As pessoas estão mais conscientes que é melhor ter um armário com peças mais práticas do que uma quantidade de roupa exagerada, usada somente uma vez. De acordo com o Sebrae, o mercado de Brechó já movimenta cerca de R$5 milhões por ano. Muitas pessoas têm aproveitado o poder da internet para divulgar suas roupas nas redes sociais. Existem brechós muito sofisticados, que vendem “mercado de luxo” e bazares mais simples e populares. Esta segmentação de mercado está bem valorizada no setor da moda. Lembre-se: com alguns truques de vendas, seu cliente pode comprar muito mais.
Estética
O mercado de estética e beleza tem mostrado saldo positivo. Especialistas afirmam que este mercado é bom para faturar em qualquer estação do ano. Hoje, as mulheres têm buscado praticidade com a correria do dia-a-dia. A maioria aproveita seus intervalos para fazer a unha ou a sobrancelha, por exemplo. Falando em sobrancelha, este mercado está em alta. Antes as mulheres gostavam de deixar a sobrancelha bem marcada com henna, hoje já existe a micropigmentação, a fio a fio e o microblanding, que tem a duração mais longa (podendo chegar a um ano) e o preço mais salgado. Este mercado está cada vez mais evoluído. Muitas mulheres já preferem fazer a sobrancelha com a linha egípcia do que com a velha pinça. O que percebemos neste mercado é um público muito fiel. Geralmente, quando uma mulher agrada do serviço não troca de profissional e ainda indica para outras mulheres.
Unhas de gel
Antes da unha de gel invadir o mercado, as mulheres reclamavam da pouca durabilidade dos esmaltes. Agora, elas podem fazer a unha com gel e ficar até vinte dias com o esmalte. Várias franquias de esmaltaria chegaram com tudo ao Brasil mostrando um grande diferencial neste mercado. Hoje, você passa um esmalte, a secagem é rápida em cabine de Led, é possível alongar as unhas, optar por fibra ou vidro, enfim, existem vários serviços especializados neste mercado. Para você que pensa em abrir um negócio, essa é uma grande opção!
Você que já escolheu sua segmentação de mercado, veja quem é seu cliente e se seu produto é bem aceito nesse campo. Faça uma análise da forma de venda e divulgação dos seus serviços e qual a sua capacidade de investir no setor em uma determinada região. Lembre-se que o planejamento é muito importante para o sucesso do seu negócio.
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10 Comentários
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Quero muito abrir uma loja exclusiva e já tenho em mente minha segmentação de mercado. Mas essas dicas são úteis, mesmo meu segmento sendo outro. Vlw!
Maria, depois conta para nós qual sua segmentação de mercado e quem sabe não faremos um post sobre o setor!😉
Uma segmentação de mercado bem feita faz toda diferença. Sou comerciante e vendo comida vegana, bem especifíco, mas foi o que me tirou da crise…
Isso aí Breno! Siga as nossas dicas e saiba como ter sucesso cada vez mais!
Ter segmentação de mercado é melhor do que vender vários produtos diferentes e perder o foco e dinheiro. 👏👏👏
Conta para nós sua experiência sobre isso! 😉
Amei essa matéria sobre segmentação de mercado de vcs Feira Shop.
Continue nos acompanhando e até a próxima!😉