É muito provável que você já tenha ouvido falar no termo Influenciadores Digitais. Eles são pessoas que se tornaram populares na internet e muitos acabaram virando autoridade em determinados assuntos.
A maioria dos Influenciadores Digitais se tornaram muito conhecidas no ambiente online pelo fato de produzirem conteúdos de boa qualidade. Ou pelo menos, conteúdos que agradaram um público específico.
Muitos influenciadores digitais começaram a produzir seus conteúdo por hobby e acabaram fazendo disso uma profissão. Atualmente, existem cursos e até faculdade para quem tem intenção de ser um influenciador digital profissional.
Se você pretende trazer mais visibilidade para sua loja, leia nosso post e saiba a importância dos influenciadores digitais para seu negócio.
Influenciadores Digitais: Marketing de influência para a moda
Os influenciadores digitais têm muitos seguidores fieis na internet. Eles também têm muita credibilidade, por isso, muitas marcas preferem fechar uma parceria com um influenciador digital do que com um artista famoso, por exemplo. A gente pode dizer que as pessoas “colocam fé” na mensagem que eles transmitem.
Mas, preste muita atenção antes de contratar este tipo de serviço. Não basta apenas contratar uma personalidade na internet só pelo fato dela ter muitos seguidores. É preciso saber se o público tem potencial para comercializar seus produtos e serviços.
Chiara Ferragni, Aimee Song, Camila Coutinho, Lalá Noleto, Thássia Naves, são alguns nomes extremamente conhecidos de influenciadoras digitais no ramo da moda. Mas, se você não puder contratar uma influenciadora tão conhecida nacionalmente e precisa pensar em uma estratégica local, procure aquela que possui reconhecimento na sua cidade.
Existem muitas vantagens em contratar um digital influencer (termo em inglês para influenciador digital) para o seu negócio. A visibilidade da sua loja pode aumentar, e consequentemente, as vendas também. O poder de alcance do seu empreendimento ficará muito mais alto. Como o público do influenciador digital é fidelizado e acredita no que ele fala, isso pode impactar bastante no seu negócio.
Mas, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Pense na mensagem que você quer transmitir para o seu público. Pense no seu objetivo e nas suas metas. O que você quer? Vender mais? Se tornar mais conhecido ou uma autoridade na internet? Antes de executar uma ação na internet, é preciso pensar na sua proposta de valor. Você precisa identificar bem quem é o público que segue a influenciadora para não errar na sua ação pela internet.
É muito caro contratar um influenciador digital?
A maioria dos influenciadores digitais não divulgam o valor cobrado pela produção do conteúdo. É preciso entrar em contato para negociar. Você precisa pesquisar quantos seguidores ele tem, uma média de pessoas que visualizam seus vídeo, o perfil do público que comenta o assunto, tudo isso vai influenciar no valor.
O grau de engajamento da postagem é uma informação muito relevante, por isso é importante analisar bem o perfil do influenciador. Algumas pessoas enviam brindes ao influenciador em troca da publicidade. Mas, atualmente a maioria não aceita o brinde em troca dos seus serviços.
Eles podem te propor um acordo que englobe um valor através de contrato assinado. Além disso, ele vai te mostrar os critérios de contratação e os casos de sucesso para fechar um valor. Além do valor que um influenciador digital pode trazer para sua loja, é muito importante que você saiba aplicar estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu negócio.
Como avaliar um influenciador digital?
A melhor maneira de avaliar um influenciador digital é através do Klout. Klout é um algoritmo responsável por medir a audiência das redes sociais. Essa ferramenta consegue cruzar os dados das redes sociais estabelecendo um valor de 0 a 100 para sabermos o quanto a pessoa é influente na internet.
Se o seu engajamento for bom, maior será a sua pontuação. Este site consegue calcular o quanto uma pessoa é influente. Quando você entra no site, você pode fazer um teste colocando o login da rede social que deseja avaliar e seguir os passos do site.
Provavelmente este é um termo que você nunca ouviu falar, mas é importante você saber que existem ferramentas que podem te ajudar se você quiser contratar um influenciador digital.
Qual a diferença entre especialista, autoridade e influenciador digital?
Provavelmente você segue algum especialista ou influenciador digital na internet. Mas, qual a diferença entre eles?
Por exemplo, o médico Dráuzio Varella, muito conhecido na televisão, também tem um site muito acessado com temas de saúde. Ele é uma autoridade na área de medicina, ou seja, um especialista. Uma pessoa que estudou e muito durante toda a vida e sabe bem aquilo que está falando porque o estudo o levou a isso.
Se falarmos de famosos, temos vários exemplos de artistas globais, jogadores de futebol, como é o caso do Neymar que tem milhares de seguidores na web.
Já o Life style é aquele que segue um estilo de vida e mostra nas redes sociais, como é o caso da Bela Gil. Ela levanta a bandeira da alimentação saudável e segue esta linha no seu dia-dia.
A blogueira Camila Coutinho podemos dizer que é uma junção de tudo isso. Ela estudou moda e design, criou blogs de moda, frequenta ambientes ligados a este tema e já se tornou autoridade no assunto. Criando vários conteúdos criativos, ela conquistou seu espaço na internet.
20 maiores influenciadores Digitais do Brasil
Whindersson Nunes, dono de um canal com mais de 24 milhões inscritos, é o maior influenciador do Brasil, segundo o ranking divulgado pelo Google. Com vídeos simples, repletos de humor físico, o piauiense foi lembrado positivamente pelas 2,5 mil pessoas ouvidas pela pesquisa, realizadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste entre maio e agosto de 2017.
De acordo com o levantamento, os brasileiros gostam de celebridades que sejam originais, mas “gente como a gente”, além de engraçados e inteligentes.
Seguindo a linha de Whindersson, outros youtubers apareceram no Top 10, como Flavia Calina (5º), Julio Cocielo (8º), Felipe Castanhari (9º), Felipe Neto (10º), Kéfera (12º), Lucas Lira (14º), Bia (16ª), Christian Figueiredo (17º) e Camila Coelho (20º).
Veja o ranking completo:
- Whindersson Nunes
- Rodrigo Faro
- Lázaro Ramos
- Taís Araújo
- Flavia Calina
- Juliana Paes
- Paolla Oliveira
- Júlio Cocielo
- Felipe Castanhari
- Felipe Neto
- Rodrigo Hilbert
- Kéfera
- Wagner Moura
- Lucas Lira
- Grazi Massafera
- Bia (Boca Rosa)
- Christian Figueiredo
- Marina Ruy Barbosa
- Bruna Marquezine
- Camila Coelho
Lista dos Influenciadores Digitais mais relevantes por categoria em 2017
BELEZA
Boca Rosa
E aí, beleza
Juro Valendo
Mariana Saad
Pausa para Feminices
Priscila Simões
CIDADES, ARQUITETURA E URBANISMO
44 Arquitetura
ArchyDaily Brasil
Construindoo
Homify
PiniWeb
Tudo Construção
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Universo Inteligente
Universo Curioso
Fatos Desconhecidos
HypeScience
Mega Curioso
Mistérios do Mundo
COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA
Bruna Vieira
Evelyn Regly
Frederico Elboni
Karol Pinheiro
Papo de Homem
Taciele Alcolea
CULTURA E ENTRETENIMENTO
Hugo Gloss
Isto é Super Interessante
Jovem Nerd
Omelete
Papel Pop
POPline
DESIGN E DECORAÇÃO
Casinha Arrumada
Diycore com Karla Amadori
Homens da Casa
Limão na Água
Organize sem Frescuras
Tu Organizas
GAMES
Bibi Tatto
Canal TrazerCraft
Coisa de Nerd
gORDOx
Leo “Zigueira” Duarte
O vício
ECONOMIA, POLÍTICA E ATUALIDADES
Conversa Afiada
Diário de Poder
Joice Hasselmann
O Antagonista
Pragmatismo Político
Socialista Morena
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E INCLUSÃO
Biologia com o Prof. Jubilut
Canal do Ensino
Diário de Biologia
Manual do Mundo
Papo da Professora Denise
Vestibulando Ansioso
EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS
Camila Porto
Erico Rocha
Geração de Valor
Geronimo Themi
Gustavo Cerbasi
Nathalia Arcuri
ESPORTE
Desimpedidos
Doentes por Futebol
Grande Prêmio
Fanáticos por Futebol
Futirinhas
Olé do Brasil
FITNESS
Blog da Mimis
Felipe Franco
Gabriela Pugliesi
Leo Stronda
Mulher Malhada
Mundo Boa Forma
GASTRONOMIA
Ana Maria Brogui
Pilotando Fogão
Receitas de Minuto
Receita de Vovó
Receita sem Fronteiras
Sal de Flor
HUMOR
Ah Negão
Felipe Neto
Le Ninja
Não Intendo
Sensacionalista
Thaynara OG
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Adilson Barroso – Ambientalista
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Agora que você já viu as vantagens de um Digital Influencer, que tal contatar um para a sua loja? Não deixe de deixar sua opinião nos comentários abaixo!
2 Comentários
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Parabéns pelo conteudo, as dicas vão me ajudar muito;
Que bom que você gostou, Matheus. Continue acompanhando as dicas em nosso Blog!