No início, o Facebook era só mais uma rede social de interação. Hoje mais de 99 milhões de brasileiros estão usando a plataforma e sabem a importância do Facebook, não só para interagir, mas para mostrar e vender seus produtos e serviços. Não existe uma receita de bolo para o marketing de varejo, aliás, para nenhum tipo de marketing. Porém, é necessário seguir algumas dicas de negócios para que você consiga trabalhar o seu público-alvo e, aí sim, definir a melhor estratégia para divulgar seu negócio.
Você conhece bem o seu público? Sabe como ele conheceu o seu negócio? O que ele consome na sua loja? O que ele espera da sua empresa?
Conseguiu responder essas perguntas? Se a resposta foi sim: Parabéns! Estas são perguntas bem básicas, mas de total importância para que você comece a entender a melhor forma de divulgar seus produtos. Todo empreendedor precisa definir uma linha de comunicação para usar nas redes sociais.
A importância do Facebook e os desafios para os lojistas
Antigamente, o grande desafio do lojista era aumentar as vendas. Hoje, além de aumentar as vendas ele precisa se preocupar com o cliente, pois eles querem ter a melhor experiência de compra de suas vidas. Portanto, o lojista tem como desafio levar ao seu consumidor uma proposta de valor diferenciada. Vender qualquer um vende, mas criar um relacionamento com o cliente é para poucos.
Neste post, vamos focar mais nas estratégias do Facebook, mas é necessário você conhecer bem estas estratégias para trabalhar bem em qualquer rede social. Nem sempre o cliente que está no Instagram tem o mesmo perfil de consumo de informações do cliente que está no Facebook. Então é preciso criar diferentes formas para cada tipo de rede social!
Como usar o Facebook?
Muitos lojistas ainda não sabem que é possível fazer uma propaganda paga no Facebook para atingir um público mais específico. É por isso que falamos acima que você precisa conhecer muito bem para quem você vende. Com o Facebook ADS você pode lançar sua campanha de moda e especificar o perfil das pessoas que você quer que vejam seu anúncio. O lojista pode segmentar, por exemplo, para a cidade de Belo Horizonte, pode escolher a região que o Facebook mostre a propaganda para mulheres de 25 a 30 anos (por idade).
Com a mídia paga do Facebook você vai escolher o valor que está disposto a pagar e os dias que a campanha estará na rede social. Se você não conhece bem seu público, o negócio pode dar errado e você vai acabar atingindo pessoas que não tem interesse em comprar na sua loja.
É importante pelo menos você criar uma fanpage no Facebook como uma maneira de mostrar seus produtos e serviços, além de ser um canal de interação com seus clientes. A página vai servir de cartão de visita para seus visitantes. Além disso, através do chat, você pode se comunicar diretamente com seus clientes.
Através das comunidades do Facebook, você também terá recursos para apresentar seus produtos e serviços. Existem milhares de grupos de moda, beleza, bem-estar, de mulheres apaixonadas por segmentos específicos. Enfim, procure a comunidade que mais tem a ver com seu negócio e participe.
Uma dica preciosa para o seu negócio
A nossa dica é que você interaja com seus clientes no Facebook. Vários lojistas postam fotos lindas no Face e várias clientes perguntando sobre o valor do produto, mas se esquecem de interagir. Isso pode queimar a credibilidade da sua marca.
Lembre-se que na internet, essas pessoas que estão interagindo, se identificam com a sua marca. Já pensou se eles começarem a postar comentários que você não responde? Isso gera uma má impressão e é bem mais complicado.
Então interaja. Dê atenção ao seu cliente. Assim, ele tem grandes chances de se tornar um advogado da sua marca na internet. Ele vai indicar outras clientes e ainda poderá fazer uma propaganda gratuita da sua empresa. Então, mãos a obra e bons negócios!