As expectativas de bons negócios no Dia das Mães são grande entre os lojistas. Considerada a segunda melhor época do ano para vendas, perdendo somente para o Natal, os lojistas devem pensar em ações para aproveitar esta data tão importante.
A maioria dos consumidores, em meio à crise financeira, preferem optar por uma “lembrancinha”. Por isso é fundamental que lojistas pensem com antecedência suas ações de marketing e trabalhem com estímulos de venda. Assim, irão garantir um bom desempenho em seu negócio durante esta data comemorativa.
Pense e responda: Qual o produto posso trabalhar com um valor diferenciado? Que tipo de promoções posso oferecer para estimular a compra? O que posso fazer para tornar a compra uma experiência marcante? Como vou comunicar meus clientes sobre o que farei de especial para esta data? Essas perguntas poderão orientá-lo para ter ideias para ações.
Outra dica simples e charmosa para tornar o ato da compra algo especial é oferecer algum mimo ao seu cliente. Quem sabe um pequeno frasco de aromatizador de ambientes? O Dia das Mães nos traz lembranças de infância e os aromas as tornam ainda mais vivas em nossa memória. Esse tipo de estratégia acaba por criar um vínculo emocional com o seu consumidor e se torna uma forma indireta de fidelizar o seu cliente. O olfato é responsável por 33% das informações enviadas ao cérebro. O aroma irá se atrelar a sua marca, trazendo sempre uma boa lembrança e criando um laço emocional com seu cliente.
É preciso ter planejamento para o Dia das Mães
Qualquer que seja a ação que você escolher desenvolver para o seu negócio, é preciso planejar com antecedência. É fundamental pensar em todos os estágios do que pretende propor de ação, afinal, você não vai querer deixar tudo para última hora.
Outro fato importante quando o assunto é planejamento é a verificação da mercadoria em estoque que sua loja possui para esta data comemorativa. O ideal é fazer um balanço dos produtos mais vendidos para saber quantas peças tem disponível. É uma maneira excelente de potencializar as vendas do período, trabalhando os seus itens que possuem grande saída.
Pense também em como convidar seus clientes para visitar sua loja para conhecer as novidades e promoções especiais do período. Você pode fazer o convite através do whatsapp, redes sociais ou e-mail. O cliente se sente importante quando é lembrado.
Pense fora da caixa
Em qualquer data comemorativa é preciso “pensar fora da caixa”. Imagine um mimo para que seu cliente presenteie alguém ou a si mesmo. É de extrema importância o lojista conhecer seu público-alvo. A partir dessa informação, você será capaz de pensar em algo legal para ser o seu diferencial. Pense em algo marcante! Assim, sua marca será sempre lembrada com carinho.
Coloque a imaginação para funcionar! Você pode oferece cupons de desconto para agregar ainda mais valor à sua marca. Tente fazer alguma parceria com lojas próximas, por exemplo, propondo um desconto para a data ou uma lembrancinha em comum. E, não se esqueça: É importante conseguir captar o telefone e o e-mail desses clientes no ato da compra. Assim, você terá um banco de dados atualizado e sempre à mão para enviar conteúdo sobre a sua loja.
Gostou de nossas dicas? Deixe nos comentários as suas ideias e opiniões.
4 Comentários
Deixe um comentário
Você deve estar logado para postar um comentário.
Gostei das dicas. Algumas eu já uso na minha loja. Vou experimentar outras para ver o resultado.
Que bom que gostou das nossas dicas para aquecer as vendas no Dia das Mães. Depois que aplicar as outras estratégias, conta para gente qual foi o resultado! Obrigada e bons negócios…