Política de troca e devolução:
Engana-se quem pensa que uma venda acaba no momento em que você entrega o produto ao cliente.
Em uma loja de roupas, o pós-venda pode ser tão importante quanto a venda em si, principalmente se for necessário fazer uma troca ou devolução.
Nessa hora, você precisa estar disponível, sorridente e se mostrar flexível. Tudo para garantir uma boa experiência e fidelizar esse consumidor – em vez de ganhar um cliente insatisfeito.
Muitos lojistas acham que troca e devolução é um “retrabalho”. Mas esse contato pode ser uma oportunidade de gerar ainda mais vendas e divulgar sua loja de roupas.
Para evitar reclamações, a melhor forma é fazer mais do que apenas trocar o item ou devolver o dinheiro, é aproveitar esse momento para mostrar que ao escolher a sua loja para comprar, o cliente fez a opção certa.
Portanto, se você possui uma loja de roupas, é bom considerar produzir uma política de troca e devolução para evitar prejuízos e dor de cabeça com clientes insatisfeitos. Se você ainda não fez a sua, vamos ajudar você com algumas dicas. Fique de olho.
Primeiramente, o que diz o Código de Defesa do Consumidor?
Diferente do que o senso comum acredita, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) não exige a troca do produto em caso de problemas com tamanho ou insatisfação com o produto. Sim, é isso mesmo. E ainda assim, se o comerciante solucionar o problema, não é obrigado a realizar a troca. Ele só obriga a loja a realizar a troca caso haja algum defeito na peça. A exceção é apenas para peças compradas pela Internet ou por telefone, e no prazo máximo de 7 dias.
A troca é realizada porque as lojas acreditam que é uma política para não afastar o cliente, caso o seu desejo não seja atendido. Porém, não é uma exigência e nem há uma norma que defina um prazo e diretrizes para que essa troca seja feita.
Se você deseja fazer esta cortesia para seu cliente, é bom ficar de olho e produzir uma política de trocas para sua loja de roupas. Assim você evita muita dor de cabeça e bate-boca com o público.
Mas então, como formular uma política de trocas e devoluções em minha loja de roupas?
6 dicas para criar uma política de trocas e devoluções para lojas de roupas
As dicas foram baseadas nas principais marcas do país.
1. Conte com um SAC
Se a sua loja possui um SAC, você pode pedir para que todo pedido de troca seja registrado ali. Isso ajuda no planejamento de peças em estoque para reposição. Além disso, fica fácil contabilizar as trocas posteriormente, para fins de registro e conferência.
2. A roupa deverá estar com etiqueta
Com a etiqueta você evita que pessoas agindo de má fé utilizem a peça e queiram devolver, pedindo o dinheiro de volta, alegando que nenhuma outra peça a agradou.
3. Tenha um prazo razoável para troca
A maioria das lojas colocam o prazo de 7 dias corridos após a compra. Em caso de presente (no qual a pessoa pode ter comprado semanas antes de presentear), você pode estabelecer que a troca só poderá valer com a vigência da coleção que a peça pertence. Dessa forma você não irá arcar com o prejuízo de ter um item da coleção de primavera estocado por uma troca realizada no verão.
4. Não troque peças íntimas
Por medidas de segurança e higiene, peças íntimas não devem ser trocadas sob hipótese alguma, com exceção de defeitos (assim a peça deverá ser descartada).
5. Estabeleça um plano de ressarcimento
Caso a peça tenha sido paga através de um cartão de crédito, pode ser feito o estorno ou cancelamento total da compra. Em caso de compra no boleto bancário, o ressarcimento pode ser feito por depósito bancário. Já por pagamento em dinheiro na loja, o valor pode ser entregue imediatamente, porém, não se esqueça de emitir um recibo, para sua própria segurança e do cliente.
6. Fique de olho nas peças com defeito
Em caso de troca por defeito, se a peça não estiver mais disponível, opte por trocar por outro produto de valor semelhante ou a restituição total do valor.
Depois de ter criado sua política de troca e devolução, divulgue-a!
Tentar esconder a política de troca e devolução não é uma boa ideia. Dificultar a vida do consumidor só o deixará mais bravo e menos confiante em sua loja.
Para usar esse momento ao seu favor, você deve divulgar em todos os cantos o processo dessa etapa. Além de dedicar uma página em seu site para o assunto, coloque o link em todas as suas comunicações por e-mail e aborde o tema nas redes sociais.
Faça relacionamento
Aproveite esse segundo contato com o seu cliente para estreitar a relação, descobrir mais sobre o que ele gosta e até oferecer vantagens.
Sem ser invasivo, pergunte o motivo da troca. Assim, você pode ter ideia do que agrada ou não na sua loja e até mesmo ter ideias para novos produtos e ações.
E você, está montando uma loja? Então que tal utilizar estas dicas e já começar as suas vendas com uma política de trocas e devoluções bem estabelecida?
1 comentário
Deixe um comentário
Você deve estar logado para postar um comentário.
Adorei seu site. Conteúdo de qualidade. Abraço e sucesso