Giro de estoque: saiba como desencalhar o estoque da sua loja – Todo fim de estação é preocupante para os lojistas do setor de moda, afinal, estará vindo a nova estação e com ela novas coleções, novas tendências de moda que podem ser completamente diferentes da que acabou de sair.
Como consequência desta troca podem surgir diversas peças “encalhadas”. Se você está com este receio e não sabe o que fazer com estas peças, fique de olho que daremos dicas para você “desencalhar” o estoque da sua loja.
O que é giro de estoque?
O giro de estoque é o indicativo de como as suas vendas estão fluindo, ou melhor, como anda o desempenho do seu estoque em um determinado período.
Existem duas formas básicas de calcular o giro de estoque:
- Pela quantidade de produtos
- Pelo valor dos produtos
Em geral, quanto mais vezes seu estoque girar, mais dinâmico seu negócio está. Entre as vantagens de ter um estoque com giro alto, destacam-se:
- Menor risco de ficar com produtos ultrapassados na prateleira
- Espaço disponível para armazenar suas mercadorias
- Maior faturamento
- Em caso de acidentes ou roubos, menores chances de prejuízos
O melhor de tudo é que esse parâmetro pode ser usado por pequenas, médias e grandes lojas por ser aplicável a qualquer tipo de estoque, independentemente da sua dimensão ou complexidade.
Como calcular o giro de estoque
É muito simples fazer o cálculo do giro de estoque da sua loja e, ao utilizar planilhas ou sistemas automatizados, o processo fica ainda mais fácil.
Primeiro defina a média do seu estoque:
Cálculo por quantidade
Para ter a média de estoque, você deve somar o número de produtos do início do período de análise que você deseja com o número de produtos do final do período analisado e dividir por dois, como no exemplo:
Se no início do mês seu estoque era composto por 50 bolsas e no final do mês tinha 20 bolsas, a média mensal de bolsas no seu estoque foi de 35.
Com a média definida, vamos ao cálculo de giro de estoque:
Para calcular baseando-se na quantidade de produtos, você precisa dividir o número de produtos vendidos pela média do estoque, como no exemplo:
Se você vendeu 70 bolsas durante o mês e sua média de estoque é de 35, quer dizer que o giro de estoque foi de 2. O que significa que seu estoque foi renovado duas vezes durante o período analisado.
Cálculo por valor
Nem sempre o estoque é formado por um único tipo de produto. Aliás, na maioria das vezes é composto por produtos de tamanho e preços variados. Nesses casos, podemos calcular o giro de estoque utilizando o valor no lugar da quantidade de produtos. A lógica é a mesma do exemplo anterior.
Comece calculando o valor médio, como no exemplo:
Se no início do mês o valor total do seu estoque estava avaliado em R$ 6.000,00 e no final do mês aumentou para R$15.000,00, o valor mensal do seu estoque foi de R$ 10.500,00.
Depois, para calcular o giro de estoque baseando-se no valor dos produtos, basta dividir o valor vendido pelo valor médio do seu estoque, como no exemplo:
Se as vendas totais do mês foram de R$52.500,00 e o valor médio do seu estoque é R$ 10.500,00, o resultado do giro de estoque será 5. O que significa que seu estoque foi renovado cinco vezes durante o período analisado.
Se o resultado do giro de estoque for menor que 1, seria a indicação de que existem produtos em seu estoque que não foram renovados, sabendo disso fica mais fácil pensar em estratégias para priorizar essas vendas e desencalhar o estoque antes de virar a estação.
Tempo médio de giro de estoque
Para saber o tempo médio (TM) de giro do estoque, basta dividir o número de dias do mês (neste caso) pelo número de giros, como no exemplo:
30 dias divididos por 5 giros é igual a 6 dias. Ou seja, a loja “girou” seu estoque em média 5 vezes no mês e o fez a cada 6 dias.
Para manter um bom fluxo de giro de estoque é preciso ter em mente que são necessários alguns cuidados, como encontrar fornecedores de confiança que entreguem as mercadorias no prazo combinado e também possibilitem flexibilidade para acordos de compras em lotes menores a bons preços.
Por que alguns produtos estão ficando encalhados na minha loja, impedindo o giro de estoque?
Existem alguns motivos que provavelmente estão impactando na decisão de compra (ou não) de seu produto:
- Não visível: a menos que seja um produto muito procurado, basta adicioná-lo ao catálogo sem nenhum truque, do contrário, se quiser que determinado produto seja vendido, é preciso mostrá-lo dando destaque a ele.
- É muito caro: acrescente um leve desconto ou exiba um preço de comparação buscando atrair os clientes para aquele produto.
- É muito barato: muitas vezes as pessoas associam preços baixos a qualidade ruim.
- Detalhes não descritos: se quer que as pessoas comprem um produto, é preciso explicar o que é, o que ele faz e como ele pode ser a solução para alguma coisa. Isso pode ser feito através do vendedor, ou no universo online através de texto, imagens, vídeo ou avaliações de outros clientes.
- Não está sendo comentado por aí: a falta de compartilhamento em redes sociais e discussão sobre determinado produto ou mesmo sobre sua loja pode acabar dificultando a venda.
Como desencalhar as peças e girar o estoque?
Existem vários métodos consagrados para se desfazer de produtos encalhados e fazer o estoque girar – desde as tradicionais queimas de estoque no ponto de venda até parcerias com sites de compras coletivas. Conheça:
Faça uma liquidação
Uma das melhores formas de vender as peças rapidamente é fazer uma liquidação. Neste momento não pense em lucro. O objetivo aqui é eliminar as peças de seu estoque para que elas não se tornem um prejuízo a longo prazo. Por isto diminua consideravelmente a sua margem de lucro para desencalhar as peças antes da estação terminar.
Lógico, não coloque a peça abaixo do preço de custo. Tenha uma margem de lucro menor do que teria em vendas normais.
Ofertas dirigidas
Monte uma base de dados que permita o cruzamento de informações do estoque com o perfil da clientela para a elaboração de ofertas direcionadas. Assim você vai aumentar o giro do estoque da sua loja.
Faça promoções para quem comprar mais peças
Você não está disposto ainda a baixar tanto a margem de lucro? Que tal uma promoção? Assim seus clientes levarão mais peças e seu lucro poderá estar garantido. Um exemplo: compre três peças e ganhe uma peça mais barata; compre duas blusas e ganhe 50% de desconto na terceira; compre uma peça da coleção verão e ganhe 20% de desconto na peça da coleção de outono, entre outras.
O importante é montar uma estratégia em que o cliente se sinta tentado a comprar mais peças da estação que está para acabar.
Aumente a divulgação da loja
Muitas vezes a falta de divulgação faz com que o estoque das lojas acabe encalhando. Se você percebe que há uma tendência em ficar peças desta estação, pelo ritmo de vendas atual, não hesite em fazer uma campanha de publicidade mais agressiva.
Invista em campanhas de publicidade em rádios, panfletos, jornais locais, outdoors e redes sociais (podendo fazer até mesmo promoções por lá para incentivar as pessoas que ainda não conhecem a sua loja a fazerem uma visita). Enfim, faça a marca da sua loja ser vista.
Uma ótima dica é firmar parcerias com blogueiras de moda de sua região para que possam indicar sua loja em posts patrocinados ou então até mesmo fazer promoções parceiras entre a loja e o blog.
Tente uma parceria com seu fornecedor
Caso ainda assim você veja que não há muita solução, tente negociar com o seu fornecedor. Tente fechar um acordo de revenda, no qual os dois façam a venda em conjunto. Assim, todos saem ganhando e ninguém tem prejuízo.
Existem ainda empresas que negociam a troca de uma porcentagem das peças encalhadas por mercadorias de maior giro nas prateleiras.
Parceria com Outlets
Há outlets especializados em comprar mercadorias encalhadas para vender a preços bem mais baixos. Outra alternativa é fazer uma pequena seção na loja com esse nome, sempre nos fundos, para não tirar a atenção do cliente nos produtos atuais.
Sites de compras coletivas
Faça parcerias com sites de compras coletivas ou bazares eletrônicos.
Um case de sucesso é o de uma marca carioca de moda masculina. O estoque das lojas, que reunia roupas de seis coleções passadas, ocupava um espaço considerável de um galpão da empresa.
Foi aí que o proprietário passou a fazer parcerias e promoções em sites de compras coletivas. Desde então, a grife coloca à venda, com descontos de até 70%, cerca de 20 mil itens por ano.
Para não magoar consumidores mais fiéis da loja, só entram na liquidação virtual peças lançadas duas coleções antes da atual.
A exposição da marca nos sites de compras teve um efeito colateral positivo: a marca se tornou mais conhecida, o que ajudou a impulsionar as vendas pelos meios tradicionais, além é claro, de desencalhar o estoque de peças.
Cuidado: tudo na medida certa
Cuidado com o excesso de promoções para não cansar o cliente. Ponta de estoque deve ser a exceção, não a regra.
Se não dá para lucrar com as pontas de estoque, é possível reverter o que seria um possível prejuízo. Por isso, o estoque deve ser gerenciado com precisão no dia a dia de uma loja. É importante ressaltar que produtos adquiridos em ponta de estoque dão direito à troca como qualquer outra mercadoria, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
E então, o que acharam das dicas de giro de estoque? Que tal começar a cogitar algumas dessas soluções? Assim você consegue desencalhar o estoque da sua loja.
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5 Comentários
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Interessante.
Bom dia Emanuel Gomes, ficamos felizes pela sua visita e por ter achado interessante o post sobre Giro de Estoque. Visite-nos sempre!