Traçar uma estratégia de marketing eficaz não é fácil, mas também não é impossível. Dúvidas sobre quais estratégias de marketing são mais poderosas ou quais são mais indicadas para seu negócio são comuns de aparecer durante este processo. Para sair na frente dos concorrentes, vamos antes conhecer os tipos de marketing existentes e depois definir uma boa estratégia de marketing para aumentar as vendas de forma sustentável e crescente.
Uma boa estratégia de marketing, exige atualização constante e a busca pelas melhores práticas, são imprescindíveis para melhorar seus lucros em qualquer época do ano.
O que é marketing?
A tradução para o português da palavra inglesa “Marketing” é mercadologia – o estudo de mercado.
Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, o conceito da palavra é:
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor, que projeta, promove os produtos e serviços adequados.
Resumidamente, marketing é entender um segmento de mercado e o seu público, para então posicionar a empresa em um ou mais produtos, para atender as demandas identificadas nesse estudo aprofundado. Apenas a partir daí deve-se definir um posicionamento estratégico. Primariamente em 4 áreas – conhecidas como os 4 p’s do marketing:
- produto,
- preço,
- praça (disponibilização)
- promoção (divulgação).
O que é marketing digital?
O marketing digital é esse mesmo estudo estratégico do mercado e do público, mas na internet. Mas o digital também dá vantagens reais para empresas que não operam na internet, afinal, a leitura comportamental de públicos feita por meio do Google e redes sociais dá informações úteis para qualquer estratégia de marketing off-line. A tendência é que o marketing tradicional se funda ao digital.
Canais de marketing X Estratégias de marketing
É normal as pessoas confundirem canais de marketing com estratégias de marketing. Afinal, todos os dias surge uma nova ferramenta e perspectiva na propaganda.
Portanto, vamos deixar claro:
- Canais de marketing são os veículos de propaganda.
- Estratégias de marketing são as metodologias que coordenam a utilização e união dos canais dentro do plano de marketing.
Canais de marketing mais populares:
- Televisão
- Rádio
- Revistas e Jornais
- Mídia exterior (outdoor, frontlight, busdoor, cardoor)
- Mídia Digital OHH (out of home)
- Sites
- Podcasts
- Facebook, Twitter e outras redes sociais
- YouTube
- Links patrocinados
- Sites otimizados com SEO
- Editoriais online como blogs de cultura pop
- Email marketing
- Aplicativos como Whatsapp, Foursquare e etc
A seguir vamos citar e explicar as principais estratégias de marketing que podem ser aplicadas para o aumento das vendas.
Estratégias de marketing para aumentar as vendas
Marketing Direto
O marketing direto trata-se de toda mensagem enviada por empresas para pessoas sem nenhum intermediário. Por exemplo: todas as ações que comunicam diretamente o produto e a marca como panfleto, telemarketing, folder, site e etc.
Marketing Indireto
São todas as estratégias de veiculação do logotipo e uma breve mensagem, (normalmente o slogan) em ambientes não publicitários. Por exemplo: você provavelmente sabe quais são os patrocinadores do seu time de futebol favorito. Isso é marketing indireto.
Uma boa dica de marketing indireto para lojas é organizar eventos para o seu mercado local. Por exemplo: um desfile de moda com peças da nova coleção.
Marketing Digital
Marketing Digital é o conjunto de estratégias de marketing e ações feitas com foco na web. As principais diferenças do marketing tradicional é que ele é mais interativo, barato, ágil e mensurável. Em outras palavras, você consegue no digital, fazer muito mais com menos tempo e investimento.
Marketing de Relacionamento
O marketing de Relacionamento é todo e qualquer tipo de ação com o objetivo de fidelizar clientes. Ele é muito importante, pois o Custo de Aquisição de um cliente é muito maior do que o custo para mantê-lo.
Marketing Social
O Marketing Social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
Marketing de Permissão ou Marketing de Atenção
O conceito do marketing de permissão é bem simples: conquiste as pessoas para obter o seu consentimento para marketing. O bem mais precioso que o público pode lhe dar não é o dinheiro, mas sim a atenção. Atualmente, com a avalanche de informações e propagandas que a web e as redes sociais trazem diariamente, conseguir a atenção do seu público é bem valioso. A chave está em atrair o público com algo que ele goste, para aí sim fechar negócio.
Os canais de marketing mais usados no marketing de atenção são: newsletter e vídeos de conteúdo.
Marketing por Dados
Nesse tipo de marketing, o que vale são informações precisas e atualizadas. O marketing por dados vai além do marketing digital, pois se utiliza de um volume muito maior de informações.
Automação de Marketing
A automação de marketing é a criação de uma máquina que automatiza as ações repetitivas do profissional de marketing. Muito parecido com o Marketing por Dados, a automação de marketing se diferencia por possuir uma Inteligência Artificial mais robusta e trabalhar com dados menos volumosos.
Marketing de Conteúdo
Bem semelhante ao Marketing de Permissão, o marketing de conteúdo trata de produzir conteúdo para atração. Ele é intimamente ligado à blogosfera e ao Google, pois é através dessa mídia que normalmente ocorre o Retorno do Investimento (ROI).
O conteúdo pode ser vídeo, podcast, textos, livros digitais, ferramentas e qualquer tipo de mídia que o público deseje – online ou offline.
Inbound Marketing ou Marketing de Atração
O Inbound Marketing é um filho do marketing de permissão que agregou outras estratégias e as uniu em uma metodologia única de marketing. Essa estratégia de marketing parte do princípio que o público deve encontrar sua empresa, e não o contrário.
A metodologia ocorre em 4 passos:
- Atrair audiência por meio de conteúdo e mídia digital paga;
- Converter essa audiência em Leads;
- Vender por meio de um funil de vendas;
- Encantar com relacionamento e ações de pós-venda.
Outbound Marketing
Outbound marketing trata-se de toda ação de marketing direto tradicional onde as mensagens são essencialmente para divulgar produto e preço. Esse termo nasceu para contrapor o inbound marketing.
Trade marketing
Trade Marketing é a prática B2B, business-to-business (empresa para empresa) focada nos canais de distribuição, sejam canais diretos (da indústria e varejo diretamente para o cliente) ou canais indiretos (atacado, broker, distribuidor), e tem como prioridade atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda.
A definição de trade marketing pode ser resumida pelas práticas planejadas e executadas pela indústria com o objetivo aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.
Marketing Promocional
O marketing promocional é das umas estratégias de marketing direto mais tradicionais. Ela consiste em promoções de produtos ou serviços que agreguem valor imediato à marca e gerem vendas, fidelização ou uma nova experiência com a marca.
Essa estratégia de marketing pode ser executada com distribuição de produtos, ofertas monetárias como descontos ou não monetárias como compre 2 e leve 3, eventos promocionais, dentre outros.
Marketing de guerrilha ou Marketing de Criatividade
Trata-se de ser genial, gastando pouco. É uma das estratégias de marketing mais queridas entre profissionais de marketing e publicitários que não lideram os seus mercados. Consiste basicamente em trazer o máximo de impacto possível com pouca verba.
Marketing de Ativação
Como o nome diz, é executar ações que ativem a marca para o público-alvo como eventos, peças de propaganda criativas, etc. A palavra mais forte do Marketing de Ativação é a Experiência.
Tudo deve ser planejado para gerar uma experiência excelente e assim, uma lembrança positiva na mente do consumidor em relação à marca.
Marketing Viral
O marketing viral é a propaganda feita para colar e contagiar as pessoas. A criatividade é essencial nessa estratégia de marketing. O marketing viral pode ser utilizado em conjunto com diversas estratégias de marketing direta ou indireta, online ou off-line.
Growth Hacking Marketing de Crescimento Acelerado
Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos. As táticas de Growth Hacking nasceram no meio digital e por isso são altamente dinâmicas. O grande balizador desses experimentos de marketing é a Taxa de Conversão.
Marketing de Nicho
O marketing de nicho é uma estratégia de posicionamento de negócio ou produto. Ele é bem simples. Consiste em identificar oportunidades de mercado orientadas para um público médio ou pequeno. Por ser algo mais segmentado, a concorrência é menor e o custo para executar outras estratégias de marketing é relativamente menor.
Marketing de Resposta
Esse modelo de marketing depende de uma resposta do cliente, com isso você pode medir o que funciona melhor e assim investir mais no que dá certo.
Para exemplificar: imagine dois anúncios no Facebook: um com uma peça de roupa e outro pedindo inscrição em uma newsletter. Você pode medir como cada anúncio se comportou, qual obteve mais conversões ou compras e investir mais nele.
Endomarketing
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.
Marketing de Exclusividade
Entre os tipos de marketing, o marketing de exclusividade procura se comunicar com um público restrito, como exemplo o mercado de luxo, onde a exclusividade e a escassez são essenciais para caracterizá-lo.
Para essa estratégia, gerar desejo em seus consumidores é fundamental para conquistar o mercado e manter a identidade da marca.
Marketing de Fidelização
Assim como trazer novos clientes para dentro da empresa, uma das estratégias do marketing é conseguir reter os clientes que a empresa já possui e ir além, fidelizar os clientes.
A fidelização de clientes já está a muito tempo no radar das empresas, já que o custo de adquirir um novo cliente chega a ser duas ou até três vezes maior que retê-los. Pode ser incluído custos com marketing, visitas, trabalho da equipe para atraí-lo e outro custos embutidos.
Devido a isso, o marketing de fidelização ganha espaço nas estratégias da empresa na busca por conquistá-lo e torná-lo propagador da marca nos diversos canais de comunicação, inclusive nas redes sociais.
Marketing em Relações Públicas ou Digital PR Marketing
É uma das estratégias de marketing que mais agrega valor e credibilidade à marca. O resumo dessa tática é alocar esforços para que os principais acontecimentos da empresa sejam publicados por grandes veículos de mídia como jornais ou blogs.
A credibilidade vem de forma associativa pela união de marcas confiáveis de informação e também porque um jornalista averiguou e atestou a veracidade do seu negócio. Por isso, é comum divulgar essas notícias em suas páginas de fechamento e redes sociais. Com certeza, o usuário terá maior estima e respeito pelo seu negócio.
Para conseguir essas publicações é bom ter:
- Boas histórias que rendam notícias interessantes;
- Uma boa assessoria de imprensa competente.
Cross-selling (venda cruzada) ou bundle
É uma das estratégias de marketing mais clássicas de vendas. O cross-selling pode gerar aumento de rendimento imediato. Afinal, você é impactado por essa técnica todos os dias ao comprar pão ao lado do balcão de suprimentos para o café. Para começar a praticar o cross-selling, mapeie seus produtos e defina os que têm mais sinergia para serem oferecidos juntos, com um desconto se adquiridos juntos.
Up-selling
Semelhante ao cross-selling, essa estratégia de marketing funciona incentivando uma nova compra de clientes recorrentes com táticas de up-selling. Desconto para clientes, promoções, novas formas de pagamentos, qualquer facilitador deve ser considerado para que uma nova venda seja efetuada.
Cross Media
É união de estratégias e mídias para efetuar uma ação de marketing com sucesso. No cross media, não existem fronteiras de mídia. Uma ação pode começar com um comercial na televisão, se desdobrar num jogo para smartphone e acaba no seu PDV com alguma interação de trade marketing.
Marketing Sazonal
O mundo e o comportamento é orientado de acordo com as estações do ano e marcos culturais da sociedade. Não pautar as suas ações de acordo com a mudança comportamental da massa é um grande erro.
Vamos dar aqui dois exemplos:
Chocolates: o maior índice de compras de chocolates se dá durante o período da Páscoa, período em que a população em geral busca mais este produto. Por isso é comum que algumas empresas do setor elevem seus lucros por meio do Marketing Sazonal.
Copa do Mundo: nos anos que acontecem os jogos da copa do mundo é comum o aumento de lojas dedicadas ao tema.
Marketing Multinível
O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.
Marketing de Comunidade
Dinheiro vale mais que audiência e comunidade vale muito mais do que dinheiro. Lembra do marketing de fidelização? Aqui, a essência é parecida. No entanto, no marketing de comunidade é preciso dar um passo além. Imagine formas de criar uma sensação de pertencimento através das ações e soluções da sua marca. As pessoas que usam o seu produto devem se identificar com sua marca e perceber nela, quase, um estilo de vida.
O melhor exemplo dessa estratégia de marketing para aumentar as vendas acontece com a marca Harley Davidson e de forma mais moderada com a Apple.
Diferença entre marketing e propaganda
Uma das maiores confusões que ocorre com empreendedores iniciantes é achar que marketing é a mesma coisa que propaganda. Na verdade, apesar de estarem relacionadas, são áreas de conhecimento separadas.
O marketing pode ser definido como a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas. Já a propaganda é uma forma de estimular o cliente a fazer a compra.
O marketing é uma parte da estratégia
A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, etc.
Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de objetivos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso.
A propaganda é uma parte do marketing
Depois que você entendeu profundamente quais são as demandas do seu cliente e como você irá satisfazê-las, existe uma questão um pouco complicada: seu cliente ainda não sabe que você existe.
Para fazer boas vendas, a percepção da sua empresa na cabeça do cliente precisa passar de “Quem é você?” para “Gostei muito da compra que fiz e estou te recomendando para meus amigos!”. É aí que entra a propaganda.
A propaganda é, sem dúvida nenhuma, um dos braços mais poderosos do marketing, mas está abaixo do marketing. Até a melhor propaganda se torna vazia sem conteúdo prático do marketing. Ou seja, se a propaganda promete, a empresa deve entregar.
Por exemplo, não adianta uma montadora de carros fazer propaganda contra o aquecimento global enquanto continua produzindo carros sem consciência ambiental.
E você, já segue alguma das nossas dicas? Faz alguma estratégia de marketing para aumentar as vendas que funciona bem, mas não citamos? Comente com a gente já!
10 Comentários
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Obrigado pelas dicas de como aumentar as vendas usando estratégias de marketing. Eu conhecia algumas das estratégias, mas não todas. Foi uma mão na roda achar esse conteúdo.
Boa tarde Paulo César, ficamos felizes em poder ajudar. Ainda mais com um assunto tão importante no comércio: aumentar as vendas. Aplique uma boa estratégia de marketing na sua loja de modo aumentar sua vendas. Sucesso!
FALE SOBRE ENVIOS EM MASSA WHATSAPP MARKETING e Alcance Seu Publico Alvo.
Alavanquei as Vendas com esse texto de estratégias de marketing para aumentar suas vendas.
Já faz mais de 5 anos que trabalho com isso.
Para mim foi como assinar a carta de alforria.
Uma verdadeira libertação.