Você conhece o calendário do varejo? Todos os anos, lojistas se programam para atender ao mercado consumidor.
Por isso, existe o Calendário do Varejo ou calendário do comércio. Esse calendário pontua as datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro. Dessa forma, empresas e lojas podem se organizar para terem estoque suficiente e adequado durante os dias de maior venda.
Quem atua em setores comerciais, já costuma saber que é preciso prever os períodos mais importantes do comércio. Assim, é possível ampliar o estoque e reforçar e comunicação com o público para vender mais.
A alta demanda dos consumidores em algumas épocas do ano, como mães, namorados e Natal é uma boa oportunidade para estimular as vendas. Assim, é possível fortalecer a sua marca perante o mercado.
Se você já possui comércio ou está abrindo a sua loja, este artigo é para você. Com ele, você pode estabelecer um cronograma para alinhar a sua estratégia comercial com as datas que tem mais possibilidades de vendas.
Vejamos a seguir, como usar o cronograma a favor do seu empreendimento:
Como usar o calendário do varejo:
1. Análise do cenário geral
Avalie quais datas comerciais fazem sentido para o seu negócio. Para isso, analise o seu público e abrace as oportunidades que o pico do varejo oferece para você e sua empresa.
2. Planeje sua promoção
Monte planejamentos antecipados que contemplem tudo o que será oferecido aos clientes. Assim, você pode ofertar melhores formas de pagamento, descontos, brindes e promoções.
3. Cuide do seu estoque
Certifique-se de organizar o estoque com antecedência para que não falte itens em sua loja. Afinal, essas datas podem ter alto fluxo de consumidores.
4. Prepare sua equipe de vendas
Com o calendário do varejo é possível treinar os vendedores com relação ao atendimento, agilidade e cordialidade. Inegavelmente, boa experiência de compras é um dos grandes diferenciais competitivos no mercado varejista.
5. Fortaleça a sua comunicação
Programe a sua divulgação em redes sociais, fisicamente ou através dos dois meios. Assim sendo, o cliente saberá que você terá algo interessante a oferecer.
6. Avaliação ao final de cada período
Após cada data, reveja todos os investimentos, faturamentos, estoque e fluxo de clientes. Assim, será possível pensar em melhorias, adequações e entender mais sobre o seu público. Por exemplo, é possível avaliar o que ele mais consumiu em sua loja, o que ele mais procurou e não encontrou e a média de compras por cliente. Saber o valor do seu ticket médio, ou seja, a média de compras, pode ser esclarecedor para que você defina os preços e tipos de produtos que serão ofertados em outras oportunidades.
Por que é importante programar suas vendas usando o calendário do varejo?
A organização da sua loja pode impactar diretamente o seu cliente final e, portanto, nas suas vendas.
Estar atento às tendências de mercado, manter-se visível através da comunicação direta ou indireta e aproveitar períodos comerciais favoráveis mantém o seu negócio ativo. Sendo assim, o cliente percebe que algo novo sempre acontece e que a loja está preocupada com o que ele deseja.
Vamos a algumas datas importantes que possuem maior potencial de vendas ao longo do ano:
Natal
Natal é a maior e mais esperada data do varejo em todo o ano. Possui grande potencial de vendas que são estimuladas tanto pelo período de festas quanto pelo 13º salário.
Black Friday
Apesar de relativamente recente, está entre os períodos mais importantes para o comércio virtual e para as lojas físicas. Para o e-commerce, A Black Friday é o segundo maior, ficando atrás somente do Natal.
Mães
O Dia das Mães carrega grande expectativa de lucros, pois conta com alto potencial de oferta e demanda. Dessa forma, o Dia das Mães pode gerar a maior rentabilidade no primeiro semestre do ano.
Namorados
Apostar no amor sempre dá certo. A terceira maior comemoração do ano abraça, além de presentes tradicionais, setores como hotelaria, floricultura e chocolates.
Pais
O Dia dos Pais vem trazendo cada vez mais o apelo sentimental. A data, que antes era menos visada pelos comerciantes, vem se tornando cada vez mais importante.
Agora que você já sabe da importância dos períodos sazonais e como utilizá-los para alavancar as vendas da sua empresa, baixe o nosso calendário do varejo com as datas que consideramos mais importantes e coloque em prática tudo o que você aprendeu aqui.
Quer saber mais sobre como aumentar as suas vendas nas datas mais importantes do comércio? Confira aqui mais algumas dicas da Feira Shop.