O lucro é o objetivo de qualquer negócio. É ele que sustenta o funcionamento da loja e que permite que você possa viver dele. O problema é que muitos comerciantes se encontram em uma situação em que os lucros não sobem, mesmo quando as vendas estão crescendo.
Lucros baixos não significam que o seu comércio vai mal. Com algumas medidas é possível aumentar a sua margem de lucro e se manter competitivo no mercado.
O primeiro conceito que você precisa entender é a diferença entre Preço e Valor. Quando você entender o motivo pelo qual as pessoas compram produtos bem mais caros do que os concorrentes ofertam e, mesmo assim, ficam super satisfeitas, você poderá aplicar isso para o seu negócio.
A seguir, confira nossas dicas para resolver o problema de lucros baixo no comércio.
Para resolver o problema de lucro baixo, reavalie o custo de produção
Quando o preço do seu produto já está no mínimo possível para ser competitivo sem ficar no prejuízo, é hora de repensar o custo de produção. Até porque, neste cenário, o preço dos seus materiais ou dos seus fornecedores podem aumentar a qualquer momento e tornar a sua mercadoria inviável para a sua clientela.
A solução para resolver o problema de lucros baixos então é tentar reduzir o seu custo. Isso pode ser feito buscando materiais alternativos mais baratos, mas que não afetam a qualidade desejada. Ou ainda pode optar por procurar por novos fornecedores, ou negociar com os parceiros atuais.
Se seu custo inicial for menor, você poderá manter o seu preço inicial enquanto aumenta a possibilidade de ganhar mais.
Agregue valor ao seu produto para sair do lucro baixo
De forma bastante reduzida a diferença entre valor e preço é:
- Preço é o que se paga por um produto ou serviço.
- Valor é o benefício que o produto ou serviço traz para aquele que o adquire.
Você já entendeu a diferença entre preço e valor e sabe que vender barato ajuda nas vendas, mas a decisão de compra dos consumidores vai além disso. Se você agregar mais valor a sua mercadoria, conseguirá vendê-la mesmo com um preço mais elevado. Para fazer isso, é importante ressaltar as qualidades e os diferenciais do seu produto. Mostre como ele é vantajoso e como o seu cliente só tem a ganhar comprando-o.
Outra estratégia para agregar valor é um bom atendimento. Uma pesquisa da plataforma Neoassist sobre “O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil” revelou que 68% dos consumidores estão dispostos a pagar 20% a mais em um produto quando são bem atendidos. Assim, você pode ter margem de lucro maior e continuar vendendo o mesmo de sempre (ou até mais!).
Use uma margem de lucro específica para cada produto
Um erro comum no comércio é colocar uma única margem de lucro para toda os produtos de sua loja. Você pode calcular, por exemplo, 20% de lucro sobre todas as suas peças e esperar pelo melhor. O problema é que isso poderá fazer com que parte sua mercadoria não se adéque ao mercado em função do preço final. Assim você pode acabar com uma prateleira cheia de um produto que não sai nunca e só gera prejuízo.
Em vez disso, você pode estabelecer preços dinâmicos conforme o índice de vendas de cada item do seu catálogo. Você pode colocar margem de lucro menor em produtos que giram em menor velocidade e margem maior de lucro em um produto muito popular, com maior giro, compensando a margem menor que colocou nos demais produtos (mas cuidado para não perder sua vantagem competitiva).
Se ainda tem alguma dúvida sobre como calcular o preço de venda de seus produtos, esse artigo da Contabilizei será bastante útil.
Aposte na venda cruzada
Por fim outra ideia para solucionar o problema de lucros baixos é apostar na venda cruzada. Ou seja, quando um cliente se mostrar interessado em levar um produto, ofereça-lhe outro com tema similar ou complementar.
Um bom exemplo é recomendar um cinto que tem a mesma cor da bolsa que a cliente escolheu ou um short para usar com a blusa. Essa estratégia de vendas cai bem com a anterior, já que você pode usar um produto que sai muito para tentar vender outro que é menos popular. Mas cuidado para não ser desagradável e insistente.
Gostou das dicas? Confira o blog da Feira Shop para ler mais conteúdos feitos para você ter sucesso no seu comércio e vender mais.