Se você é um lojista e está tentando estabelecer uma presença online, vender pelo Instagram sem ter loja virtual é primordial! Ter uma conta nas redes sociais e, acima de tudo, movimentá-la em prol do seu negócio irá beneficiar muito as suas vendas.
Para isso, o Instagram aparece como uma peça-chave desta empreitada, contando com mais de 82 milhões de brasileiros na plataforma, conforme aponta o relatório da Statista.
Nesse cenário, as possibilidades de alcançar um bom retorno no universo digital são enormes e você, naturalmente, pode investir nesta categoria para angariar clientes e aumentar seus lucros.
Quer saber como? Confira agora quatro passos para vender pelo Instagram sem ter loja virtual e aproveite!
1. Transforme o seu perfil em uma conta business
Ao acessar o seu perfil, o cliente precisa reconhecer que a sua loja é séria e de credibilidade. Logo, é fundamental que a sua conta não seja comum como a de diferentes, mas que ela possa ser um reflexo de profissionalismo, organização e empenho.
Para isso, o primeiro passo é transformar o seu perfil em business, escolhendo a categoria que mais se adapte aos produtos e serviços que está prestando. Em seguida, pense em outros pormenores que também fazem a diferença, como uma biografia simples, direta e bem elaborada.
Além disso, invista em sua foto de perfil, considerando que esta será a primeira imagem que chamará a atenção. Pense em algo como o logotipo da sua loja ou algo que seja original e represente o que a sua marca representa. Isso dará um ar ainda mais caprichado!
2. Invista em postagens e conteúdos no Instagram
Se você quer utilizar o Instagram como uma ferramenta vendedora, o interessante é fazer das postagens uma verdadeira vitrine. Para isso, comece a fotografar suas peças e produtos, garantindo que as imagens tenham alta qualidade e consigam apresentar as mercadorias aos consumidores.
Além disso, comece a investir em legendas que realmente anunciem seu produto e não somente precifiquem. Indique os benefícios, os materiais utilizados e, mais do que isso, aponte como o seu bem ou serviço pode mudar a vida daquele comprador.
Com isso, você estará começando a investir em conteúdos e isso atrai muito mais os consumidores do que apenas colocar uma foto ruim e uma legenda como “bolsa vermelha – R$ 60,00”. Consegue perceber a diferença?
3. Use hashtags para atrair público e vender mais
Assim que as hashtags foram lançadas, pouco se sabia sobre o efeito que elas causariam e os benefícios que trariam para os proprietários de lojas e empresas no futuro. Agora, no entanto, muitos profissionais que atuam ativamente com marketing digital e mídias sociais não abandonam esta estratégia e o mesmo deve ser seguido pela sua loja.
Isso porque as hashtags incentivam as interações com o público no Instagram, atraem mais seguidores e ainda impulsionam o engajamento – o que é ótimo para angariar indivíduos para visitarem o seu negócio de maneira física.
Para se ter uma ideia, a Social Bakers já apontou que os posts que possuíam pelo menos uma hashtag obtinham um aumento de 12,6% na participação dos usuários, em comparação com as que não continham nenhuma. Assim, ainda mais pessoas teriam acesso aos seus conteúdos e produtos. Já imaginou?
4. Invista nos anúncios patrocinados mesmo sem loja virtual
A última etapa para utilizar o Instagram para vender é, claro, investir nos anúncios patrocinados que a própria plataforma oferece para seus usuários. Isso porque este sistema permite que você tenha acesso a milhares de usuários por mês, interessados em diferentes segmentos e conteúdos.
Além disso, você ainda pode selecionar qual público-alvo quer atingir, escolhendo a idade, o gênero e até mesmo onde moram, garantindo que as pessoas perto da sua loja física recebam a propaganda e tenham interesse em fazer uma visita. Não é incrível?
E se você tem dúvidas sobre a eficácia desta empreitada, o Retail Touchpoints comprovou que 72% dos usuários da plataforma compram um produto após vê-lo no Instagram, o que é uma estratégia ideal para gerar engajamento e, mais do que isso, converter em lucros.
Pense no off-line também!
Agora que você já sabe como vender online pelo Instagram, não esqueça de pensar na sua loja off-line e no melhor lugar para estabelecê-la. Na Feira Shop, você pode implementar o seu negócio em um centro de compras que atende a diferentes ramos, indo desde o comércio de celulares à moda pet.
Isso porque o nosso espaço se posiciona entre um shopping tradicional e
um shopping popular, se transformando em um verdadeiro ponto de encontro entre compradores e vendedores. Acesse o site para saber mais e confira!